Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Enfim sai o calendário da Stock. Ou quase... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 January 2018 21:02

Demorou, mas saiu. Pero no mucho. O esperado calendário da Stock Car, a mais tradicional e antiga categoria do automobilismo brasileiro, finalmente foi apresentado. Semana passada foram divulgadas as 12 datas desta que será a 40ª temporada da história que começou em 1979. E Tarumã, a pista da prova inicial, está garantida, com uma etapa marcada para o dia 21 de outubro.

 

O problema é que no calendário tem muita coisa no condicional ou dependendo de acertos. Demorou, demorou para sair e quando aparece deixa quatro grandes buracos no ano. O primeiro é logo na segunda etapa, quando está definida a incerteza sobre a corrida do dia 8 de abril (será mesmo???) em Curitiba. O curioso é que o autódromo da capital paranaense só tem essa data para a etapa. Nenhuma outra sequer é cogitada num dos melhores autódromos do Brasil. Será que existe alguma informação de bastidores sobre o decantado fim da pista?

 

A segunda indefinição está na esperada Corrida do Milhão, que terá sua décima edição neste ano. A data de 5 de agosto foi divulgada pelos organizadores como certa, mas o local permanece indefinido. Acredito que os responsáveis pela Stock Car estejam esperando reuniões para definir quem pagará o prêmio de R$ 1 milhão ao ganhador, algo que muitas vezes nestes anos anteriores foi transformado em parte de pneus e outros componentes. Normal, mas, apesar do caos que a economia brasileira ainda vive, poderia ter sido mais bem encaminhado antes disso.

 

E tem mais: no dia 19 de agosto a categoria quer fazer uma etapa em um dos autódromos brasileiros. Ou será que ainda pretendem voltar a correr na Argentina ou talvez no Uruguai? Quem sabe, pois o local ainda carece de confirmação.

 

 

A última indefinição, pelo menos no que está escrito no papel, ou na tela dos computadores, está em novembro, quando o dia 4 está confirmado, mas o local ainda será divulgado, como consta no press release da categoria. A decisão do título será em 9 de dezembro no Autódromo de Interlagos, isso se a Fórmula 1 não resolver mandar derrubar tudo o que eles mandaram (mandam mesmo!!!) fazer e Interlagos ficar interditado por mais uma temporada, como tem acontecido quase que constantemente prejudicando dezenas de famílias que vivem do automobilismo paulista e brasileiro.

 

Em resumo: a quarta parte da temporada da Stock Car possui indefinições, pelo menos oficialmente, de locais. Sinceramente, ainda acredito que teremos mudanças de datas, mas vamos esperar para ver. Com tanta gente boa aportando na categoria neste ano era de se esperar que os organizadores tivessem um pouco mais de cuidado na preparação do calendário e definissem tudo com a devida antecedência. Afinal, as 12 datas só foram divulgadas há poucos dias, em 2018. 

 

Já disse e repito que isso atrapalha o trabalho dos patrocinadores, das equipes e dos pilotos, que ficam sem fazer as devidas reservas de hotel, de voos e tudo o mais que envolve um planejamento e uma divulgação corretos. Alguns já devem ter visto, mas aí vai o que foi divulgado pela categoria.

 

Milton Alves

 

Calendário 2018 - Stock Car

1ª etapa: 10 de março - Interlagos

2ª etapa: 8 de abril – Curitiba / Alternativa

3ª etapa: 22 de abril - Velopark

4ª etapa: 6 de maio - Londrina

5ª etapa: 20 de maio - Santa Cruz do Sul

6ª etapa: 5 de agosto - Corrida do Milhão

7ª etapa: 19 de agosto – A ser divulgado

8ª etapa: 9 de setembro - Cascavel

9ª etapa: 23 de setembro - Velo Città

10ª etapa: 21 de outubro - Tarumã

11ª etapa: 4 de novembro – A ser divulgado

12ª etapa: 9 de dezembro - Interlagos