Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC México: Ogier dá a volta por cima PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 March 2018 19:46

Chegamos!

 

O Rally do México contrasta totalmente com a etapa anterior, onde saímos de um cenário branco e gelado na península escandinava para o deserto e as montanhas da América do Norte.

 

Impressionante em ambos os sentidos da palavra como o WRC sobe as montanhas para o ar fino e cenário deslumbrante da Sierra de Lobos e Serra de Guanajuato, com sede na quinta maior cidade de León do país, a 400 km a noroeste da Cidade do México.

 

O desafio começa na noite de quinta-feira com uma cerimônia de início colorida e o estágio de abertura no pitoresco Guanajuato.

 

A sexta-feira abrange estradas familiares ao norte da cidade, bem como visitas a um palco de rua ao lado do parque de serviço de León e do circuito de automobilismo da cidade.

 

Os dois últimos dias compreendem estádios igualmente desafiadores e assados ​​no sol nas montanhas, incluindo re-runs da rua e testes de pista de corrida.

 

El Chocolate. Embora menor do que no ano passado, o teste de 31,44 km da sexta-feira é o mais longo do rally e marca o ponto alto da temporada em mais de 2700 metros. Tudo tem tudo - subidas, descidas, grampos, secções rápidas, estradas estreitas e muitos curvas atraentes.

 

Desafio.

O momento da verdade para a nova geração World Rally Cars! A confiabilidade seria testada ao máximo durante a primeira vez em competição em cascalho.

 

 

Temperaturas próximas a 30°C colocam o esforço sobre os motores e as transmissões.

 

A rota subirá para o ponto mais alto da estação em 2737m. Os motores lutam para respirar no ar e perdem 20 por cento de poder.

 

Menos poder significa que os erros são punidos de forma mais severa, pois acelerar a velocidade máxima leva mais tempo.

 

Os muros de concreto ao longo das estradas podem causar grandes danos.

 

Configuração do carro.

Suspensão de cascalho normal - as estradas não são inusitadamente ásperas, mas tornam-se fortemente arruinadas durante a segunda passagem.

 

Espere ver os pneus compostos suaves e duros, o último mais provável nas tardes quando os motoristas enfrentam temperaturas mais altas.

 

O que há de novo para 2018.

O retorno do estágio inicial através do cartão postal da cidade de Guanajuato.

 

O familiar Las Minas forma o Rally-closing Live TV Power Stage no almoço de domingo, com uma corrida inicial no teste de 11.07km

 

 

Principais Destaques.

A noite de quinta-feira em Guanajuato é imperdível. A cor, as vistas e os sons da cerimônia de abertura são uma experiência para saborear e o palco através de túneis de mineração são únicos. O estágio prolongado possui mais pontos de referência da cidade e é realizado antes da cerimônia fora do museu Alhóndiga de Granaditas.

 

O estágio do Autódromo de León no circuito de automobilismo da cidade é uma das melhores super-especiais do ano. Ele mistura asfalto e cascalho, com grande salto e respingo de água. Realizada nas noites de sexta-feira e sábado.

 

Ação de alto vôo no famoso salto El Brinco no sábado. Localizado pouco antes do final do palco, que é conduzido duas vezes. Mas agora, vamos acelerar e comentar o que aconteceu na terceira etapa do WRC este ano.

 

Na quinta-feira, Thierry Neuville saiu na frente dos concorrentes, defendendo sua liderança no campeonato.

 

Thierry Neuville venceu com seu Hyundai i20 o estágio inicial do Rally do México, superando Ott Tanak, da Toyota e deixando o campeão mundial Sebastian Ogier, da Ford, em terceiro.

 

No curto estágio de 2,53 km, o então líder do campeonato, Neuville, impôs 1.9s sobre Tanak, com Ogier apenas um décimo atrás de seu ex-companheiro de equipe M-Sport em terceiro lugar na classificação inicial. Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi viram todos os três Toyota da fábrica nos cinco primeiros com Andreas Mikkelsen no sexto lugar para a Hyundai.

 

O Rally mexicano ganhou vida. Depois do aperitivo noturno (pelo menos para nós) da quinta-feira, a sexta-feira amanheceu com os pilotos ocupados para as primeiras seções cronometradas desta difícil etapa centro-americana, o segundo de 22 estágios (nove naquele dia). Foi uma manhã quente para os pilotos e mecânicos.

 

Surpreendendo os nomes tidos como favoritos, Dani Sordo tomou a ponta do rally mexicano logo na manhã da sexta-feira.

 

Um protagonista que você leitor e ninguém esperava, o espanhol Dani Sordo com Carlos Del Barrio (Hyundai I20 Coupe WRC), comandou no geral o início dos trabalhos, enquanto atrás dele estavam o Citroen de Kris Meeke e o Campeão do Mundo 9 vezes Sebastien Loeb, fechando a manhã com vantagem sobre aqueles de quem todos esperavam muito. Na parte da tarde, o fenomenal Sebastien Loeb mostrou não apenas porque venceu nove vezes a competição, mas porque é um piloto fora se série.

 

Na parte da tarde, com a volta das passagens de Duarte, El Chocolate e Ortega, Loeb venceu o segundo e com os resustados nas outras especiais, assumiu a segunda posição no geral, atrás apenas de Dani Sordo, com 7,9s de desvantagem. Que ele ainda viria a diminuir nas duas especiais curtas no estádio. Ott Tanak vinha em terceiro, 11s atrás do líder, mas com uma boa diferença para o quarto colocado, Kris Meeke, de 14 segundos. O penta campeão do mundo, Sebastien Ogier, vinha apenas em 5º, apertado por Andreas Mikkelsen, o 6º. A partir daí, todos tem grande desvantagem, de mais de 1m30s para os seis primeiros.

 

Longe do campeonato desde 2012 (com uma participação em 2015), o enea campeão Sebastien Loeb volta ao WRC.

 

No sábado pela manhã Sebastien Loeb lançou um ataque decisivo na especial 11 (Guanajuatito", de 31 km). O ex-campeão mundial venceu a especial e saltou ao comando da classificação geral. Uma surpresa que poucas pessoas esperavam antes do início da disputa.

 

Felicidade para uns, tristeza para outros, Ott Tanak retirou-se com problemas com o Toyota Yaris WRC. O carro japonês nunca esteve à vontade nestes dias em terras mexicanas. Uma corrida para esquecer para Tommy Makinen e suas equipes. Problemas também para Neuville com seu próprio Hyundai que parou pouco depois do início, graças a uma poça de água que deu problemas ao carro, perdendo um minuto.

 

Sempre questionado e pressionado, Kris Meeke mostrou serviõ e andou forte, mostrando como é bom o C3.

 

Kris Meeke (Citroen) e Sebastien Ogier (Ford), respectivamente, primeiro e segundo da especial seguinte, buscavam continuar perto dos líderes, fazendo por onde manter um desempenho para continuar nos trilhos e recuperando preciosos segundos ante o líder Loeb (Citroën) e o seguidor imediato Sordo (Hyundai).

 

O estágio de "El Brinco" era a mais curta das três propostas pela manhã. Na primeira volta, apesar de apenas 10 km, Ogier e Sordo conseguiram fazer a diferença e reaplicar o ranking após a primeira matinal.  Mas o dia era longo e mudanças viriam alterar o cenário com o passar das especiais.

 

Para surpresa de alguns e alegria de muitos, Sebastien Loeb tomou a ponta dos tempos no sábado, mostrando boa forma.

 

O líder, Sébastien Loeb, e o segundo colocado, Dani Sordo, deixaram o tempo com furos nos seus pneus dianteiros esquerdos, permitindo que Ogier subisse de terceiro para primeiro depois de vencer o teste de velocidade Guanajuatito de 30,97km em seu Ford Fiesta.

 

As esperanças de uma vitória de regresso de conto de fadas para o nove vezes campeão Loeb foram por água abaixo quando precisou trocar um pneu do seu Citroën C3 após 21,5 km. O francês perdeu 2m23s para a seu compatriota e mergulhou para o quinto.

 

Infelizmente um furo de pneu fez o francês perder muito tempo e tirou dele as chances de uma consegradora vitória.

 

Sordo ficou melhor. Ele perdeu “apenas” 30s para Ogier e caiu de segundo a terceiro. Por conta de uma pequena pedra no início do palco. Infelizmente, o pneu furou e deslaminou perto do fim e nós fizemos quase todo o estagio desta maneira.

 

Kris Meeke admitiu que não conseguiu acompanhar o ritmo de Ogier, mas o segundo mais rápido colocou o driver C3 apenas 3.8 segundos atrás de Ogier no segundo lugar.

 

Sempre atento e sempre próximo dos líderes, Sebastien Ogier aproveitou para tomar a ponta após os azares de Loeb e Sordo.

 

Andreas Mikkelsen subiu para o quarto em seu i20, quase um minuto atrás do Sordo e uma margem semelhante à frente de Loeb. O companheiro de equipe, Thierry Neuville, teve uma escapada de sorte quando ele deslizou de tocou um banco lateral à pista de forma suave logo após o início. O belga permanecia em sexto lugar.

 

No domingo, o “gran finale” consagrou o pentacampeão e sua soberba atuação. O campeão defensor deixou o centro das atenções para seus adversários diretos durante o primeiro dia, mas, enquanto todos estavam focados nas performances surpreendentes de Dani Sordo e Sebastien Loeb (por diferentes motivos), era o francês que fazia a obra-prima, permanecendo sempre em contato com os primeiros.

 

Com toda sua capacidade e experiência de pentacampeão, Sebastien Ogier garantiu a vitória no México.

 

O infortúnio de Sordo e Loeb (furo de pneu de ambos) e de Kris Meeke (que por pouco não rolou abismo abaixo) fizeram o resto, dando as únicas alegrias para a equipe do M-Sport, obrigada a sair sem Elfyn Evans, ainda na sexta-feira , e um Teemu Suninen na versão de “peixes fora da água”. 25 pontos mais quatro para o segundo lugar no Power Stage. Retomando a liderança so campeonato mundial.

 

Em Alzenau, eles podem – em parte – estarem felizes. Dani Sordo terminou em segundo lugar, aproveitando o erro de Meeke e apesar de um um furo do pneu traseiro direito que desacelerou o espanhol durante o Power Stage, a aposta em Sordo parece estar dando seus frutos, especialmente no nível motivacional, também ajudado por uma posição de partida mais do que excelente. O mais aguardado, no entanto, o candidato ao título, Thierry Neuville, sentiu na pele o papel “para o Ogier”, que tanto esquivou nas entrevistas.

 

Tentando de tudo, Dani Sordo quase colocou a perder sua segunda posição, e terminou salvando a honra da Hyundai.

 

Para os belgas, a viagem mexicana transformou-se em um drama real, feito de problemas no motor, manipulação e condução que não ajudaram. Neuville fechou sexto em geral, levando dois pontos no Power-Stage, também neste caso, copiando a “tática de espera” do piloto da Ford, sofrendo 4'10 "de penalidade, mas começando com uma estrada mais limpa. Sem competição e sem elogios, a corrida de Andreas Mikkelsen, quarto na linha de chegada. O norueguês parecia incapaz de encontrar o passo certo, o consolo de um resultado importante numa perspectiva construtiva para os homens de Nandan.

 

Apesar de tudo, o pessoal da Citroen pode sorrir por sua excelente atuação no México. O C3 WRC provou ser um dos melhores carros para lidar com as altitudes mexicanas, permitindo que os dois de seus protagonistas, Meeke (terceiro na linha de chegada) e Loeb (quinto), fossem extremamente competitivos. Mas havia uma sensação de perda no final. O segundo lugar dos britânicos Meeke e Nagle foi jogado praticamente (sem insatisfação escondida por Kris) e para o manuseio do piloto de Haguenau durante o estágio14.

 

Sebastien Loeb levantou o público e deixou todos com um sabor de saudades na alma e mostrou ser um fora de série.

 

No caso de Loeb, um furo de pneu foi mais tarde mal administrado tacticamente (como admitiu pelo próprio Loeb), tornando-se deslocável para a quinta posição. Quanto o que se pode esperar no Tour de Corse, outra corrida que se apresenta a favor do C3 WRC e onde o “aposentado” Loeb começará com o favor da previsão do topo de um livro de ouro e Meeke tentará igualar a conta pendente com a ilha após o abandono do ano passado quando ele estava firmemente na liderança.

 

Pelos lados da Toyota, Marco Giordo – durante os shows ao vivo – mostrou como a equipe liderada por Makinen nunca testou o carro nessas altitudes quando ele teve a oportunidade. Um grande erro que, há dois anos, está criando muitos problemas para o japonês-finlandês. No geral, além do ranking que vê Jari-Matti Latvala, o melhor classificado com o oitavo lugar (não sem controvérsia para a posição inicial no último especial, o que obrigou os organizadores a rever tudo), Ott Tanak é que era melhor do que os três pilotos. O piloto estoniano foi o mínimo que ele pagou os problemas do carro pelo menos nos estágios iniciais, provando que ele pode acompanhar o primeiro, mas depois ser forçado a se aposentar no dia seguinte. A vitória do Power Stage final (também, como Ogier na Suécia, atrasando o início) dá-lhe cinco pontos úteis para a classificação, mas isso não satisfaz completamente o estoniano e as ambições do "Gazoo Racing". Esapekka Lappi termina o décimo primeiro absoluto, protagonista de uma corrida a ser esquecida.

 

 

O campeonato deixa as altitudes mexicanas com Sebastien Ogier de volta à liderança do campeonato, com 56 pontos, seguido de perto Thierry Neuville, com 52. Andreas Mikkelsen vem em terceiro com 35, tendo colados nele Kris Meeke com 32 e Jari-Matti Latvala com 31 fechando o Top 5.

 

Em quatro semanas o WRC estará de volta à Europa com o Rally da Córsega, a etapa francesa do campeonato e nós estaremos lá!

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 
Last Updated ( Monday, 12 March 2018 20:40 )