A abertura da Stock Car, realizada no último sábado no ameaçado Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi uma festa para os olhos de quem gosta de corrida de carro. Dez pilotos com passagem pela Fórmula 1 estiveram na pista e o reduzido público no templo do automobilismo brasileiro viu um grande espetáculo que teve a participação até mesmo (como quase sempre) do clima daquele ponto da Zona Sul da capital paulista, que fica bem perto da Represa de Guarapiranga. Carros alinhados para a largada e pimba! A chuva, que inesperadamente ataca Interlagos, deu as caras, mudou e atrasou tudo. Mas na largada, que foi chata por ser em fila indiana, João Paulo de Oliveira, que tinha chegado na quarta-feira do Japão, onde corre, superou a natural dificuldade com o fuso horário de cerca de 12 horas, manteve a ponta enquanto a briga pelos outros postos comia solta. E entre pilotos experientes de várias partes do mundo. Gente do primeiro escalão mundial. Já no classificatório, realizado na sexta-feira, a disputa foi bem interessante, com Serrinha e João Paulo tendo de esperar até o finalzinho para comemorar. foi a primeira (prova e pole) de João Paulo e a décima vez que Daniel largou na frente na categoria. O segundo lugar ficou com Lucas di Grassi, campeão da Fórmula E, e que vai disputar toda a temporada da Stock, e Augusto Farfus, seguidos por Rubens Barrichello e Filipe Albuquerque. Repito os três primeiros somente para mostrar um pouco a qualidade das duplas. No final prevaleceu a maior força do conjunto de Daniel e João Paulo, que foram seguidos por Barrichello e Filipe e por Ricardo Maurício e Felipe Nasr. Difícil dizer que essa vitória credencia Serrinha a chegar ao bicampeonato. Nestes anos do Século 21 tivemos alguns pilotos que repetiram a conquista duas vezes seguidas: o tricampeão Chico Serra, pai de Daniel, em 2000 e 2001 (já tinha levado em 1999), Giuliano Losacco em 2004 e 2005, o pentacampeão Cacá Bueno em 2006 e 2007, e o mesmo Cacá em 2011 e 2012, quando teve a série quebrada por Max Wilson em 2010, já que Cacá também levou o campeonato de 2009. Será agora a vez de Serrinha ser bi? Ops, bicampeão, claro! Outra coisa boa foi que, depois de muito diz-que-diz em Interlagos, finalmente a organização da Stock Car confirmou a segunda corrida no Autódromo de Curitiba, dia 8 de abril. Apesar disso, no site oficial ainda na manhã desta segunda-feira (dia 12) constava a capital paranaense como Alternativa. Espero que eles acertem isso o mais rápido possível para que o público possa comprar os ingressos e encher as arquibancadas. Corrida sem público não tem graça ou tem pouca graça. Milton Alves
|