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Punições e Penalizações: Será que os regulamentos podem ser mudados no dia da corrida? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 10 April 2018 16:34

Na etapa da “Formula E” em Punta del Este no último dia 17 de março de 2018, Lucas Di Grassi foi penalizado, perdendo a pole position, por ter cortado uma chicana e tocado em uma barreira. Em 2013, no GP Brasil de “Fórmula 1”, o Felipe Massa foi punido por ter “cortado” a linha branca da entrada de box durante a prova. Tanto Di Grassi quanto Massa reclamaram muito das punições e criticaram os Comissários dizendo quase a mesma coisa: “essa punição é muito injusta, pois vários pilotos passaram pelo mesmo lugar e não foram punidos”.

 

Vamos tentar entender um pouco sobre as regras que podem gerar punições e até qual momento elas podem ser modificadas antes do início de uma corrida?

 

Todas as competições possuem 3 REGULAMENTOS que tem como objetivo equalizar os veículos, dar as mesmas condições desportiva aos competidores e ainda regulamentar alguma características que é especifica da prova. São eles: Regulamento Técnico, Regulamento Desportivo e Regulamento Particular da Prova ou RPP.

 

- O Regulamento Técnico, tem como característica regulamentar todas as possibilidades de preparação mecânica que uma categoria pode ter, afim de que todos os veículos participantes tenham as mesmas condições em uma corrida;

 

- O Regulamento Desportivo, determina as regras e o formato da corrida afim de que todos os pilotos participantes tenham as mesmas condições e consequentemente as mesmas chances em uma prova;

 

- O Regulamento Particular da Prova ou apenas RPP, tem como objetivo, regulamentar detalhes da corrida por conta das características do circuito em que ocorrerá a prova, exemplo: nas corridas de Londrina no Paraná, quando as largadas são lançadas, elas ocorrem na reta oposta e não na reta principal, pois a primeira curva da reta principal é muito próxima da linha de largada e a  possibilidade de acidentes ali é eminente, então fazemos a largada na reta oposta, porém o registro de voltas e término da prova acontece na reta principal. Tudo isso deve estar escrito no RPP. Também fazíamos dessa forma em Jacarepaguá no Rio de Janeiro.

 

Agora que conhecemos os regulamentos, será que estes regulamentos podem ser alterados depois de iniciado os campeonatos, ou ainda depois de iniciada alguma etapa?  Sim, podem ser modificados através de adendos, porém para isso existem algumas regras. No caso do Regulamento Técnico e Desportivo as mudanças só podem entrar em vigor 30 dias após a publicação do adendo, a menos que a mudança tenha sido feita por conta de SEGURANÇA, neste caso ela entra em vigor imediatamente após sua publicação e é de responsabilidade dos Comissários fazer com que todas as equipes e pilotos sejam informados. Esta comunicação pode ser feita no briefing ou por comunicado oficial escrito. (às vezes a mudança é tão próxima do momento da largada que os Comissários passam de box em box entregando o adendo aos pilotos ou chefes de equipes e estes são obrigados a assinar um protocolo de recebimento, ou seja nenhum piloto sairá para a pista sem que tenha sido informado sobre o adendo).

 

Na primeira parte do treino, a passagem junto ao "pino" permitia o toque lateral no mesmo e isso foi explicado no briefing aos pilotos.

 

Já o RPP, tem mais maleabilidade, pois ele deve ser divulgado apenas 5 dias antes da prova, mas se for necessária alguma alteração ou mudança, esta deverá ter o mesmo procedimento dos outros regulamentos.

 

Como podemos observar, as mudanças podem acontecer a qualquer momento, mas existem critérios para isso.

 

Além destes regulamentos, ainda temos mais uma forma de comunicação com os pilotos, o briefing. O briefing é uma reunião do Diretor de Provas com os Pilotos e além de ser obrigatório em qualquer corrida, tem como objetivo explicar as características daquela prova e daquele circuito e tirar todas as dúvidas dos pilotos, caso haja. Os briefings tem força de regulamento, portanto se alguma coisa for “combinada” ou imposta no briefing, os pilotos deverão cumprir e jamais poderão alegar que não sabiam.

 

Um bom exemplo de comunicados em briefing é aquilo que eu já expliquei em outra publicação: “em Interlagos, a linha de cronometragem oficial, a chamada linha de largada ou chegada, não fica à frente da posição 1 do grid, fica entre as posições 4 e 5 do grid, é lá que as voltas são registradas pela cronometragem e que a corrida se encerra”, então sempre que tem prova em Interlagos o Diretor de Prova deve avisar isso no briefing e assim, se na última volta  acontecer uma ultrapassagem após a marcação da posição 4 no grid e antes do PSDP (local onde a bandeira quadriculada é apresentada),  essa ultrapassagem não será considerada e nenhum piloto poderá reclamar, já que tudo foi avisado no briefing.

 

 Foto/documento incluso no RPP ou no briefing e entregue a todas as equipes, demonstrando a faixa vermelha onde era proibida a passagem.

 

Sabendo de tudo isso, vamos voltar às punições do Lucas Di Grassi e do Felipe Massa. Será que os Comissários realmente estavam errados nessas punições? Acredito que não.

 

No caso do Di Grassi eu não consegui achar nas matérias publicadas  nenhuma explicação mais aprofundada da penalização, então não posso comentar sobre os detalhes, mas acredito que os Comissários tenham percorrido todos os caminhos citados acima, pois caso contrário a penalização não resistiria a um recurso desportivo. Já no caso do Massa, se acompanharmos as explicações dadas pelos comissários daquela prova o Massa falhou em uma das voltas, já que aquela proibição de se passar sobre a faixa branca (onde parte foi pintada de vermelho), havia sido apresentada ou no RPP ou no briefing, inclusive havia uma comunicação oficial com foto, afixada em todos os boxes explicando sobre esta nova regra, vejam abaixo:

 

Na segunda parte do treino, na superpole, a passagem junto ao "pino" foi alterada e Lucas foi punido por um toque lateral. Isso foi explicado no briefing?


Mas porque fazer uma modificação dessas, tão próximo do momento da corrida? Em Interlagos, a entrada de box sempre foi um ponto  crítico, pois existe um muro muito perigoso, e em 2013, quando o Massa foi penalizado, o Diretor de Provas, pensando exclusivamente em segurança determinou que os pilotos não poderiam passar por aquele trecho e para garantir a visualização, pintou de vermelho uma parte da faixa branca. Já em 2014, modificaram a entrada de box conforme pode ser observado nas fotos abaixo.

 

O Massa não mentiu quando disse que desde 2011 sempre cortou aquela faixa, na verdade todos os pilotos de todas as categorias sempre cortaram a faixa, porém naquele ano o Diretor de Prova da F1, Charlie Whiting, fazendo sua vistoria de pista optou por dar mais segurança a aquele trecho e decidiu proibir que os pilotos passassem tão próximo ao muro. Em 2014, a entrada de box foi modificada como pode ser vista nas fotos abaixo.

 

Um caso "clássico" sobre as regras específicas sobre limites foi a punição aplicada à felipe Massa no GP Brasil de Fórmula 1em 2011.

 

É algo muito comum por parte dos pilotos reclamarem da Direção de Prova e dos Comissários, nem sempre eles estão muito atentos aos adendos, que atualmente fica mais a cargo dos chefes de equipes,  mas tenham a certeza que os oficiais de competição que trabalham em qualquer corrida, não fazem nenhuma modificação em regulamentos a não ser que seja por conta de segurança ou de melhoria na desportividade e mesmo assim, antes de qualquer mudança existe uma grande discussão sobre o tema que sempre são decididos de forma colegiada.

 

É isso!

 

Abraços.

 

Sérgio Berti