Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O conceito de excelência PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 11 April 2018 21:31

Caros Amigos, o contexto social, ambiental e econômico mundial muda continuamente, de forma imprevista e incontrolável. Para se manterem ativas, cooperativas, competitivas e sustentáveis, as organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, de micro, pequeno, médio ou grande portes, dos segmentos da indústria, comércio ou serviços, precisam interagir e adaptar-se ao complexo cenário de transformações globais.

 

Conceitos do que vem a ser Pensamento sistêmico, Aprendi-zado organizacional e inovação, Liderança transformadora, Compromisso com as partes interessadas, Adaptabilidade, Desenvolvimento sustentável, Orientação por processos e Geração de valor são princípios de gestão moderna que se aplicam a todos os seguimentos... inclusive a gestão de autódromos.

 

Definir Gestão Empresarial de forma curta é um desafio, afinal esta é uma ciência bem ampla, que envolve várias disciplinas trabalhando em conjunto e buscando a implementação e melhoria continua dos processos operacionais e gerenciais de uma empresa, utilizando para isto inúmeros métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial. Entre outros, os processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos exigem dos profissionais envolvidos com a Gestão Empresarial o desenvolvimento de habilidades para lidar com pessoas, a capacidade de realizar uma comunicação efetiva, trabalhar em equipe, liderar, negociar, buscar de informações e tomar decisões em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.

 

Em novembro último houve uma grande – e negativa – mudança na gestão do Autódromo Internacional de Curitiba. O então administrador, o Sr. Itaciano Marcondes Ribas Neto, que saneou as finanças do autódromo e vinha fazendo o mesmo “operar no azul” nos últimos anos como foi demonstrado em matéria do Site dos Nobres do Grid no final de 2015, foi exonerado, assumindo em seu lugar o Sr. Manuel de Oms Neto, filho do Presidente do AIC, Jauneval de Oms.

 

Desde que foi implementada esta mudança, o novo administrador do autódromo demitiu toda a equipe de trabalhadores que faziam a manutenção do complexo, equipamentos, espaço físico, sistemas elétricos e hidráulicos, poda e jardinagem da vegetação. O vasto relatório fotográfico que recebi esta semana mostrou que as árvores e arbustos ou foram violentamente cortados a um mínimo de vegetação quando não eliminados, ficando apenas a raiz, enquanto a vegetação que margeia o traçado crescia sem controle.

 

Quando foi confirmada a etapa do evento da VICAR para o final de semana de 06 a 08 de abril, que demorou a ser confirmada em razão de questões comerciais com a nova administração distintas dos que eram praticadas anteriormente, solicitei o credenciamento dos integrantes da Sucursal Paraná do Site dos Nobres do Grid e entre os trabalhos a serem realizados estava a observação das condições para a realização do evento que, por contrato, o locatário deve entregar ao locador um local onde o mesmo possa desenvolver o que se define no objeto do contrato. No caso, um evento de automobilismo.

 

Quero crer que, no seu contrato, o AIC (que em novembro de 2017 passou a ser apresentado como Centro de Excelência de Automobilismo) eles tinham a obrigação de entregar o autódromo em condições seguras para a realização de corridas, o que evidentemente não aconteceu. A grama alta e o corte apenas no contorno do limite da pista, numa faixa de 2 a 3 metros, onde evidentemente a grama cortada ficou ali depositada ao invés de ser recolhida colocou em risco pilotos e equipamentos, uma vez que as tomadas de ar dos carros poderiam ser obstruídas.

 

A sequência de imagens do sábado e domingo, com os carros mostrando as tomadas de ar bloqueadas por grama seca (cortada) e o volume da mesma na faixa de rolagem dos boxes evidenciava o que o material que me foi encaminhado na sexta-feira era um prenúncio do que poderia acontecer e que, lamentavelmente, aconteceu nos dias seguintes: diversos carros tiveram problemas de superaquecimento que geraram incêndios nos mesmos, com os pilotos deixando os seus carros em chamas como foi o caso de Gabriel Robe e Vinícius Margiota, além das intervenções dos bombeiros em outros carros.

 

Evidentemente a VICAR tem sua parcela de culpa, quando ao constatar o risco potencial com a grama alta e o corte apenas em torno do limite da pista, deveria ter exigido do proprietário do autódromo o corte baixo de toda a área gramada do circuito, com a remoção da vegetação cortada, como sempre foi visto antes dos eventos de automobilismo e motociclismo no autódromo de Pinhais, algo que era feito regularmente quando havia uma verdadeira gestão na praça esportiva.

 

A “não-excelência” não se limitou ao que vimos pela TV e internet no último final de semana. A relação com os clientes do espaço esportivo tem sido ponteada de emails com linguagem ofensiva aos parceiros comerciais de anos. Houve inclusive  o desrespeito de um contrato firmado que implicou no cancelamento de um dos maiores eventos de Arrancada do país.

 

Caso a VICAR tenha em contrato o compromisso do autódromo de entregar uma instalação em plenas condições para a realização do evento, em virtude do que se viu caberia uma ação judicial e indenizatória à VICAR e às equipes que tiveram seus equipamentos danificados. Talvez mesmo uma ação por parte dos pilotos que tiveram que deixar seus carros em meio às chamas.

 

Automobilismo é algo muito sério para que pessoas não preparadas fiquem à frente da gestão de praças esportivas e prejudiquem àqueles que trabalham de forma séria e responsável pelo automobilismo nacional. No caso do autódromo localizado na cidade de Pinhais, fica evidenciado a intenção de não se dar seguimento às atividades esportivas.

 

Então, que os proprietários tomem uma atitude profissional: fechem as portas e informem a CBA, a FPRA, a CBM e FPRM que as atividades esportivas não terão mais lugar naquele espaço.

 

Mas talvez isso implicasse em um ato com excelência de gestão, algo que, evidentemente, deixou de existir no início de novembro passado.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva


Last Updated ( Wednesday, 09 May 2018 21:19 )