Nos dias 30 e 31 de Março foi realizado no Kartódromo de Londrina mais uma edição do Campeonato Sul Brasileiro de KART. A 21ª edição teve 125 pilotos correndo em várias categorias, teve um grid cheio em algumas categorias e pequeno em outras. As categorias que correram foram a mirim, cadete, júnior menor, júnior, novatos, graduados, sênior B, sênior A, super sênior, F4 sênior, F4 graduados e F4 super sênior. Quem correu em forma de exibição foi a categoria Vintage. Vamos aos campeões e resultados de cada categoria e aos destaques. Na categoria mirim somente 7 pilotos correram, um número pequeno, e o campeão foi o paranaense de Carambeí, Filipe Vriesman, de apenas 6 anos de idade, completando 7 anos este ano. Ele conquistou o título com 27,5 pontos. O vice campeão foi o Paulista Rafael Diniz com 19,5 pontos. Rafael corre no Paulista de kart da Granja Viana. Em terceiro lugar ficou Yuri Morelli com 19 pontos e em 4º lugar chegou David Akmin com 17,5 pontos. Na categoria cadete, uma notícia excelente: 22 pilotos correram, um grid cheio (muito bom isso), e o campeão foi o Catarinense de Chapecó Gabriel Moura com 27,5 pontos. Em segundo ficou Heitor Dall’Agnol com 24,5 pontos, e em terceiro ficou Eduardo Araújo com 18 pontos. Um destaque dessa categoria foi o Catarinense Enzo Nienkotter, filho do ex piloto Leonardo Nienkotter, que correu de F3 Sul Americana, F3000 Européia e F3000, que seria algo como a atual Fórmula 2 na época. Leonardo atualmente corre o Catarinense de kart Categoria Sênior e corre todo ano o Brasileiro de kart nessa categoria, Enzo terminou em 17 lugar. Na categoria com mais pilotos inscritos, Gabriel Moura conquistou o título na pista molhada. Na categoria Júnior Menor correram apenas 9 pilotos, um grid pequeno. O campeão foi o Brasiliense Vinicius Tessaro com 27,5 pontos, e esse ano ele está correndo na Copa KGV de kart, onde já ganhou 3 provas seguidas esse ano. O vice campeão foi o Paranaense de Guarapuava Raphael Futshuki. E terceiro ficou com Samuel Cruz com 20 pontos e em 4º terminou Guilherme Kinteiro com 18 pontos. Na categoria Júnior 11 pilotos correram, e uma menina correu, o campeão foi João Pedro Maia com 27,5 pontos. O vice campeão foi Luis Fernando Berbel com 20,5 pontos e em terceiro terminou José Muggiati Neto com 20 pontos. A única menina correndo nessa categoria, Isabele Cruz, terminou em 8º lugar com 11,5 pontos. É, muito legal ver estas meninas correndo de kart em campeonatos grandes. Bia Figueiredo começou assim, “que mais meninas corram de kart.” A chuva não foi adversária para João Pedro Maia, campeão da categoria Junior. Na categoria novatos 12 pilotos correram, o campeão foi Enzo de Sá com 27,5 pontos. O vice campeão foi Arthur Rossafa com 20,5 pontos e em terceiro terminou Gustavo Moura com 19,5 pontos. Ele é irmão do campeão da cadete, Gabriel Moura. Em 4º lugar terminou Fernando Dias com 15 pontos. Na categoria Graduados, 10 pilotos correram, mas se faltou quantidade, tivemos kartistas de qualidade e conhecidos correndo. O campeão foi o paulista Olin Galli com 27,5 pontos, que derrotou uma lenda do kartismo nacional: o carioca radicado em São Paulo, André Nicastro. Ele é um exemplo de piloto que vive só do kart. Nicastro já correu de F3 Sul Americana no final dos anos 90, correu de Stock Light, correu de Fórmula Honda, no Japão, e hoje corre só de kart e trabalha com ele, como ‘coach’ e chefe da equipe que Nelsinho Piquet tem no Campeonato Norte Americano de Kart, o Skusa. No Brasil ele corre nos Campeonatos Paulista Light e da Granja Viana de kart, pelo chassi Thunder, uma marca nova no kartismo nacional. No Sul Brasileiro ele correu com o chassi Tony KART, não com o chassi que ele corre normalmente, vice campeão com 22,5 pontos. Em terceiro ficou João Renato Corbellini com 19 pontos, e em 4º lugar terminou Pedro Saderi com 18 pontos. Olin Galli mostrou que é mesmo um dos maiores kartistas do Brasil na atualidade. Na categoria Sênior A correram 10 pilotos. O campeão foi Alan Synthes com 27,5 pontos. O vice campeão foi Alessandro Xavier com 22,5 pontos. Em terceiro terminou Marcelo Vaz com 18 pontos e Carlos Saderi, pai de Pedro, que terminou em 4º lugar na Graduados, terminou em nono lugar e Leonardo Nienkotter, pai de Enzo que correu na cadete, terminou em último lugar. Na categoria Sênior B o grid foi pequeno, apenas 7 pilotos correram. O campeão foi Victor Hugo Carvalho com 25,5 pontos. O vice campeão foi Fernando Carrara com 24,5 pontos. Em terceiro terminou José Pontalti Júnior com 20 pontos, e em 4° lugar terminou Thiago Lopes com 18. Entre os experientes, Antônio Ferrerira Junior mostrou categoria para ser campeão. Na categoria Super Sênior o grid teve 8 pilotos e o campeão foi Antonio Oliveira Júnior com 24,5 pontos. O vice campeão foi Manuel Queiroz Neto, também com 24,5 pontos e o título teve que ser decidido pela soma de resultados no Sul Brasileiro. Quem tinha mais vitórias em todas as provas foi o campeão. Em terceiro terminou Doglas Pierosan com 20 pontos. Uma curiosidade: nessa categoria, Carlos Saderi, que correu na Sênior A correu também na Super Sênior e terminou em 7° com 11 pontos. Na categoria F4 Sênior, 11 pilotos correram. Renato Cavalcante foi o campeão com 24,5 pontos. O vice campeão foi Flaviano Ramos com 21,5 pontos. Jeferson Tierling foi o terceiro colocado com 20 pontos. Na categoria F4 Super Sênior, 9 pilotos correram. O campeão foi Leonil Reis com 27,5 pontos, o vice campeão foi Cesar Santos com 21,5 pontos. O terceiro colocado foi Osvaldo Otaguiri com 21 pontos. Na F4 graduados 8 pilotos correram. Lucas do Vale foi campeão com 22 pontos. O vice campeão Allan Ramos com 20,5 pontos. Em terceiro terminou Gabriel Sgarioni com 20,5 pontos. Os campeonatos de karts F4 estão crescendo no Brasil. São karts que usam motor Honda, com motores de 4 tempos como vemos nos Kart Rental. Entre os pilotos do "kartismo raiz", Marcelo Afornali mostra habilidade na exibição da categoria Vintage. A categoria Vintage fez uma corrida de demonstração só no último dia de competição do Sul Brasileiro, 6 karts Vintages correram e o vencedor foi o paranaense Marcelo Eduardo Afornali, com um kart mini Brasil riomar, chassi 1971. Vamos aos números dos chassis que correram o Sul Brasileiro, a Techspeed teve mais vitórias, 10 ao todo, seguido da Mini com 9 vitórias. A Birel Bravar teve 8 vitórias ao todo. A CRG com 3, a Mega kart com 3 e a Tony Kart com 3. A Techspeed vem crescendo muito no Kartismo nacional, tendo mais pilotos usando seu chassi que o da Tony Kart, que antigamente era predominante no Kartismo do nosso País. Ele é mais barato, pois é feito no Brasil, os da Tony kart são feitos na Itália e importados para o Brasil. Rodrigo Botana
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