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Sim, é possível viver e ter prazer no kartismo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 31 May 2018 18:24

Muitas pessoas acham que um piloto ao chegar a idade adulta tem que sair do kart, tem que ir para os monopostos ou carros de Turismo e fazer carreira lá, que depois disso conquistado, acham que o piloto só treina as vezes de kart e não participa mais de suas competições... mas não é assim para alguns pilotos. Existem pilotos que correram em algumas categorias no automobilismo, depois do kart, mas não conseguiram atingir seus objetivos de carreira. Eles voltaram ao kartismo, participando de campeonatos e fizeram do kartismo um meio de vida, trabalhando, correndo e sendo felizes em estar no meio que os projetou.

 

Aos 50 anos, Renato Russo voltou há mais de 10 anos ao kartismo, onde corre e faz coach para jovens pilotos. Ele começou a carreira no kart em 1975, fazendo a  escolinha de pilotagem de kart do Maurizio Sala. Correu por anos no Paulista de  kart disputou vários Campeonatos Brasileiros. Foi campeão Brasileiro pela primeira vez em 1981 e ao todo ele tem 9 títulos de Campeão Brasileiro (1981, 1995, 1996, 2002, 2004, 2006, 2009, 2013 e 2017), além de outros 5 como Campeão da Copa Brasil (2002, 2003, 2004, 2009 e 2012). Como muitos kartistas, ele seguiu na carreira do automobilismo, correndo em 1987 e 1988  de F.Ford Brasileira. Em 1989 correu de F3 Sul Americana, por uma equipe Peruana do piloto Neto Jamamovich. Em 1990  ele  testou um Fórmula Opel pela equipe Dracco e correu na Stock Light nos anos de 2006 e 2007.

 

 

Não conseguiu chegar onde queria no automobilismo e voutou a se dedicar exclusivamente ao kart, correndo tanto na categoria Senior e depois na Super Senior, tanto em karts convencionais como nos Shifter. É facil encontrá-lo na Granja Viana e todos os anos ele corre as 500 Milhas da Granja Viana,  sendo proprietário de uma equipe de kart que corre em várias categorias no campeonato da Granja Viana.

 

O trabalho como Coach faz de Renato Russo um profissional muito requisitado. Ele foi coach de Rubens Barrichelo quando este corria de kart entre 1985 e 1988 e de Tony Kanaan nos anos 87, 88 e 89. Como competência faz escola, foi a Renato que Rubens Barrichello foi buscar para ser Coach de seus filhos. Fernando Barrichelo, que atualmente corre no Skusa, o Campeonato Norte Americano de Kart, foi seu pupilo no Brasil. Entre seus alunos também estava Giuliano Raucci, a quem acompanhou durante o europeu de kart em 2014.

 

 

Com toda a bagagem acumulada, Russo já foi piloto de testes da fábrica de chassis de kart Techspeed. Em mais de quatro décadas de macacão, é talvez o maior exemplo de piloto que ama correr de kart. Logicamente ele tem seu retorno financeiro sendo um profissional do kart, mas a relação de amor com o kart é algo que não podemos deixar de nos encantar.

 

Rodrigo Piquet (sobrinho  do Tricampeão mundial de  F1, Nelson  Piquet) ele é filho do irmão Geraldo e começou sua vida de piloto na Inglaterra, fazendo um  curso de pilotagem na tradicional escola de pilotagem de Jim Russell. Em 1992,  ele ia correr de monopostos na Europa, mas neste ano seu tio sofreu o grave  acidente nas 500  milhas de Indianápolis e ele abandonou por um tempo a  carreira de piloto. Apenas em 1998 ele voltou a correr e começou a correr de kart, onde ele nunca tinha corrido.

 

 

A paixão foi imediata e é onde Rodrigo onde corre até hoje, nesse mesmo ano ele foi campeão Brasiliense de Kart Senior, categoria para pilotos com mais de 25 anos. Ele continuou competindo de kart, mas em 1999 e 2000 voltou às pistas, correndo os 1.000 km de Brasília, duas Mil Milhas com um protótipo e o Brasiliense de Espron, (categoria criada por seu tio), que eram protótipos com motor BMW. A categoria infelizmente acabou, nos anos 2000 e desde então Rodrigo se dedicou exclusivamente ao kart.

 

Todos os anos ele corre as 500 milhas de Kart da Granja Viana, correu de  kart nos Estados Unidos, o Skusa. Ele  é coach de vários pilotos que correm de kart em Brasília. Nestes anos todos Rodrigo Piquet colecionou vários títulos. São dois campeonatos brasileiros (1999 e 2005) outros cinco campeonatos Goiano de kart (2006, 2007, 2008, 2009 e 2011) e o tricampeonato tocantinense de kart nos anos de  2008, 2009 e 2010.

 

 

Desde 2011 Rodrigo Piquet corre no Skusa (campeonato norte americano de kart) e nesse ano ele estará correndo também no Brasil participando dos campeonatos Brasiliense, Paulista e o Brasileiro correrá no meio do ano ,ou seja  ele  corre em diversos campeonatos, e faz do kartismo um meio de vida aos 44 anos de idade, competindo em alto nível na sua categoria.

 

André Nicastro, atualmente piloto oficial dos chassis Thunder, começou a correr no kart ainda criança e é um dos maiores colecionadores de títulos brasileiros, rivalizando-se em números com Renato Russo. Mantém-se em atividade até hoje nos campeonatos de kart em São Paulo, em competições nacionais e internacionas, sendo sempre um dos favoritos ao título.

 

 

Sem usar o capacete e o macacão, ele é chefe da equipe Piquet Sports no SKUSA, nos Estados Unidos, ou seja, André Nicastro respira e vive do kart praticamente em tempo integral e mesmo aos 37 anos de idade, já tendo tido experiências em diversas categorias do automobilismo, voltou a dedicar-se ao kartismo depois das suas passagens na Barber Dodge nos Estados Unidos em 2000, no europeu de Fórmula Renault em 2002 e no brasileiro desta categoria em 2003. Andou também na Fórmula Honda no Japão em 2004 e em 2005 correu de F3 Sul Americana. Em 2009 disputou a Stock Light e chegou a pilotar um caminhão na extinta Fórmula Truck. Contudo, suas raíses estavam mesmo no kartismo.

 

 

André Nicastro foi campeão Brasileiro sete vezes nos anos de 1991, 1992, 1997, 2007, 2011, 2013 e 2014. No ano passado foi campeão da Copa do Brasil de kart e do Sudamericano. Natural do Rio de Janeiro, quando começou no kart correu com Popó Bueno, com o saudoso Marcos Campos (irmão do piloto Júlio Campos da stock car, falecido em 1995 numa prova de F3000).

 

Mas casos como estes não são restritos ao Brasil. Bas Lammers, Filho do ex-piloto de F1 Jan Lammers também é um caso de piloto que teve oportunidades para correr de monopostos e fazer carreira, contando ainda com o apoio familiar, mas correu só 2 anos de automobilismo: em 2004 no Inglês  de Fórmula Renault 2.0 e 2005 no campeonato Holandês da mesma categoria.

 

 

Depois destes dois anos ele voltou para o kartismo e é onde ele corre até hoje. Proprietário de uma equipe que  disputa o campeonato Europeu, ele e vive disso e foi neles que sagrou-se três vezes campeão Europeu de kart. Ele também correu no Skusa e todos os anos participa do Mundial de Kart. Em 2018 irá correr o Europeu de Kart, o Italiano, e o Mundial.  Aos 32 anos, Bas Lammers quer correr muito tempo ainda na categoria e com sua equipe quer revelar novos pilotos.

 

 

Os quatro pilotos que citei nesse artigo são exemplos de pilotos que tentaram carreira no automobilismo, e mesmo não tendo conseguido alcançar os resultados que queriam, não desistiram do esporte e reencontraram no kart um caminho de vitórias, alegrias, realização profissional, tanto vencendo corridas e campeonatos como trabalhando na formação de novos pilotos. Que eles continuem fazendo isso por muito tempo.

 

Rodrigo  Botana