Antigamente um piloto corria de kart até seus 18 ou 19 anos indo depois para o automobilismo. Hoje em dia muitos correm até os 16 anos (ou menos) e já seguem diretamente para outras categorias, mas todos agradecem ao kart por estarem se dando bem em monopostos. Vou citar caso de pilotos que iniciaram cedo correndo de kart e no momento estão correndo no automobilismo tendo carreiras vitoriosas, em direção a F1, e foram também ótimos pilotos no kart neste texto citarei alguns deles. Arthur Leclerc (irmão do piloto de F1 Charles Leclerc) tem apenas 17 anos, até ano passado com 16 anos corria de kart, esse ano estreou em monopostos na F4 Francesa, e está disputando o título da categoria com o Brasileiro Caio Collet (também falarei dele). Arthur foi campeão Francês de kart aos 13 anos em 2014 na categoria KRA. De 2015 a 2017 continuou correndo no Francês de Kart e Europeu, conquistando várias vitórias. Um nome forte no Kartismo Francês antes de, neste ano, estrear nos monopostos. Caio Collet (Brasileiro de apenas 16 anos) estreou neste ano no automobilismo na F4 Francesa, e está disputando o título, ele teve uma carreira vitoriosa no kart, iniciando no kart em 2009, aos 7 anos de idade, teve 4 títulos no Brasileiro de Kart. Em 2015 terminou em 3° lugar no Mundial de kart na categoria KK Júnior e em 2016 e 2017 ele disputou o Europeu de kart na equipe Art Grand Prix, de Nicolas Todt, filho do presidente da FIA, Jean Todt. Conquistou várias vitórias e foi o único piloto sul americano a fazer parte dessa equipe, sendo que todos os outros pilotos eram Europeus. Seus resultados no kart chamaram a atenção de chefes de equipe da F4. Ele teve convites para correr na F4 Italiana também, mas optou pela francesa por ter ganho a temporada (sem custos) como campeão de um torneio que premiava o vencedor com a temporada na categoria. Caio Collet está liderando a Fórmula 4 francesa e com boas chances de sagrar-se campeão ainda como estreante. Jack Doohan (australiano filho do multicampeão de motovelocidade Michael Doohan), também de apenas 16 anos, estreou neste ano nos monopostos. Ele está correndo dois campeonatos ao mesmo tempo: o Inglês e o Alemão de F4. Até ano passado corria de kart, onde andou muito bem e teve conquistas, sendo bi campeão Australiano de kart em 2015 e 2016. Em 2013 terminou em quarto lugar no Skusa (Campeonato norte Americano de kart). No ano passado ele foi terceiro colocado no Europeu de kart na categoria Ok Júnior e foi sexto colocado no campeonato Super Master series de kart. Os resultados dele no kart, chamaram a atenção da Academia da Red Bull de jovens pilotos e a partir desse ano fez parte desse processo. Lirim Zendelin, alemão de apenas 18 anos, está no seu segundo ano no automobilismo, e conquistou por antecipação o campeonato Alemão de F4. Saiu cedo do kart para os monopostos, correu na categoria base até os 16 anos e no kart conquistou em 2014 o Alemão de kart. Nesse mesmo ano foi sexto colocado no italiano. Em 2013 foi terceiro colocado no mesmo campeonato e em 2012 foi quinto colocado no Europeu de kart na categoria KF3. Seus resultados no kart o credenciaram a ir cedo aos carros de fórmula, ele é o exemplo de mais um piloto que por se dar bem no kart conseguiu subir logo a outras categorias. Leonardo lorandi, piloto italiano de apenas 18 anos, está liderando o Campeonato Italiano de F4. No ano passado ele correu o alemão de F4, e no kart teve uma trajetória vitoriosa, saindo cedo para os monopostos. Foi três vezes campeão Europeu de Kart, nos anos de 2012, 2015 e 2016 e em 2012 foi também campeão italiano de kart, e é considerado uma grande promessa pela mídia italiana no automobilismo. Esse piloto dinamarquês de apenas 17 anos é atualmente segundo colocado no Europeu de Fórmula Renault 2.0. Ano passado foi campeão Espanhol de F4, e no kart teve uma carreira vitoriosa, em 2015 foi campeão Europeu de Kart na categoria OK. No ano seguinte foi vice campeão na mesma categoria e em 2015 também foi campeão Espanhol de Kart. Foi também bicampeão dinamarquês de kart e hoje faz parte da academia de novos pilotos da Renault, saiu cedo do kart onde teve conquistas e se adaptou rápido ao automobilismo onde está se dando bem. Leo Lamelas, Paulista de apenas 20 anos, estreou este ano no automobilismo, saindo do kart não em monopostos, em protótipos. Está correndo na IMSA na categoria Protótipo Challenge, sendo que já conquistou 2 vitórias este ano. Até 2017 ele corria de kart no Brasil, onde começou a correr na categoria cadete em 2007, mas onde mais competiu e teve vitórias foi a categoria Shifter (kart com marchas), classificando-se em 2016 como quinto colocado no Brasileiro nessa categoria e tendo várias vitórias no campeonato da Granja Viana. Mesmo sem títulos no kart, conseguiu seguir para uma carreira internacional onde está mostrando competência e conquistando reconhecimento. Léo Lamelas, de kartista a piloto de protótipos nos Estados Unidos, venceu por lá ja no ano de estreia na categoria. Gaetano di Mauro está no seu segundo ano no automobilismo, ano passado correu na StocK Light e neste ano está correndo na Porsche Cup. Foi e continua sendo um piloto vitorioso no kart, onde teve muitos títulos, sendo Tetra campeão brasileiro de Kart na categoria Shifter, nos anos de 2012, 2013, 2015 e 2017. No ano passado, mesmo correndo de Turismo, ele participou do Brasileiro de kart e foi campeão, também tendo disputado o brasileiro este ano. Seus resultados no kart lhe renderam frutos, foi aceito na Academia Shell no Brasil de pilotos. Victor Martins é um francês de apenas 17 anos que está no seu segundo ano correndo de monopostos, disputando o Europeu de Fórmula Renault 2.0 e está em terceiro no campeonato. No ano passado foi vice campeão francês de F4; No kart teve uma ótima carreira, sendo campeão Europeu de Kart em 2016 na categoria OK júnior. Em 2015 foi terceiro no francês de kart e foi segundo colocado no Europeu de Kart. Marcel coletta e seu irmão, Murilo Colletta, ambos estão no segundo ano correndo com todos os carros possíveis. O kart deu a eles a base para se darem bem como pilotos. No ano passado correram de monopostos, na F3, e esse ano estão correndo em 2 campeonatos: a Stock Light e a Porsche Cup. Ambos tem 18 anos, correram de kart até os 16 anos, Marcel no kart foi campeão Brasileiro na categoria Sudam Jr em 2015 e em 2016 ele foi o vencedor da seletiva Petrobrás de Kart, organizada pelos irmãos Binho e Paulo Carcasci e foi novamente campeão na categoria Sudam. Murillo foi campeão Brasileiro de kart na categoria Graduados em 2015, e nesse mesmo ano ele foi um dos finalistas da seletiva Petrobrás de kart. Os irmão Marcel e Murilo Coletta tem sido presença frequente no pódio de categorias de turismo aqui no Brasil. João Rosatte, atualmente correndo na Stock Light, com 17 anos já teve vitórias na categoria esse ano. Está em seu segundo ano com carros de turismo, tendo no ano passado corrido na Sprint Race. Ele também saiu cedo do kart, onde começou a correr aos 8 anos de idade. Em 2014 foi campeão Brasileiro da categoria Júnior e nesse mesmo ano correu o mundial de kart em Portugal em 2015 e tendo sagrando-se campeão Sul Americano de kart na categoria Max Sênior. No ano passado foi campeão da seletiva de kart Petrobrás. Todos esses pilotos que citei acima são exemplos da importância da formação no kart para que os jovens consigam amadurecer e se formar como pilotos e desenvolver suas carreiras em outras categorias, com competência e capacidade para continuar vencendo. Que o kart seja cada vez mais competitivo, pois esses pilotos são a prova de que o kartismo é a verdadeira escola do automobilismo, no Brasil e no mundo. Rodrigo Botana |