Sinceramente digo a vocês que gostaria de elogiar bastante os organizadores das duas mais importantes categorias nacionais. a Copa Truck e a Stock Car, mas, para ser 100% sincero, não dá. Fosse eu um relações públicas daqueles que vê virtude até em morto, faria isso, mas sou um pouco diferente e gosto das coisas certas. E lá vou eu novamente falar de calendários. Se em grandes categorias do mundo as coisas são divulgadas com boa antecedência, nas duas desse lado do Equador, nada disso acontece. A Stock até que soltou um calendário. Meio capenga, mas soltou e deu a pilotos e equipes, pelo menos datas a serem programadas. Digo datas por entender que algumas praças dificilmente farão parte do calendário. O primeiro exemplo é a corrida de Tarumã, que no final do ano passado foi substituída por Londrina, que recebeu duas da Stock na temporada. Muita coisa mesmo para a Capital do Café. O que mudou em Tarumã do ano passado para este? Segundo meus amigos que sempre passam pela pista, nada foi feito e nada parece estar nos planos, como me confidenciou um deles. Temos de esperar para ver pois são muitas obras e o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, o proprietário da pista, não parece ter dinheiro nem tempo suficiente para resolver todos os problemas da tradicionalíssima Tarumã. A segunda data sem local definido, a exemplo do ano passado, é a Corrida do Milhão, mascada para 25 de agosto. Em 2018, aos 49 minutos do segundo tempo, definiram Goiânia, algo mais do que esperado. Neste ano se voltarem a fazer o Milhão na capital de Goiás, será a terceira etapa - um quarto do ano - na cidade. Será que o receptivo povo goiano tem dinheiro suficiente para isso? É o que veremos. Outra possibilidade seria Interlagos, que receberia uma em agosto e a final em dezembro. Pela quantidade de pessoas e de empresas, acredito que a Pauliceia Desvairada comportaria duas, sem grandes problemas. Mas é preciso ver qual será o acerto com os patrocinadores, que continuam a ser buscados para bancar o R$ 1 milhão dado ao vencedor. O ano de 2019 começou e o o calendário não está definido, algo impensável em qualquer lugar do mundo. E tem também outra grande esperança dos dirigentes da Stock Car, que marcaram para 15 de setembro a etapa em, acreditem se quiser, Curitiba. Muita gente já descreveu os inúmeros problemas naquele que já foi um dos melhores autódromos do Brasil. No entanto, e sei lá se existiu alguma esperançosa conversa com os proprietários da pista (algo que não acredito) que prometeu fazer tudo para voltar a ter um local com portas nos boxes, cercas de proteção, energia elétrica e todos os itens básicos para se realizar uma prova da categoria que completa 40 anos em 2019. Mais complicada ainda está a Copa Truck. Até agora nada de calendário. Nadinha. Triste ver uma categoria em sua terceira temporada iniciar o ano sem sequer divulgar uma prévia, assim como fez a Stock Car. Mesmo que o tal do calendário vá se modificar em relação aos locais. É terrível, como sempre critiquei aqui neste espaço, mas pelo menos as datas seriam apresentadas para os patrocinadores e daria uma ideia de organização, de programação e tal. O que nos resta é mais um ano esperando. Esperando a Stock definir os locais e esperando a Truck divulgar o calendário. Tomara que as coisas comecem desse jeito e terminem bem. Muito bem. Esse é o meu desejo e o de todos os que gostam do automobilismo. Milton Alves |