Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Brasileiros definindo a temporada 2019 (Parte1) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 28 January 2019 20:02

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Depois de umas férias que eu nem esperava que teria, estou de volta para falarmos de futuro.

 

Tudo bem que eu não tenho bola de cristal, mas também não preciso disso. Meu negócio não é adivinhação e nem especulação. Vamos falar sobre o que nossos pilotos vão fazer na temporada de 2019 e em quais categorias.

 

Já falei sobre o destino de alguns deles na última coluna, em novembro. Nem todos estão com seus planos para 2019 definidos e a gente vai por aqui, levantando informações junto aos pilotos e seus assessores de imprensa para ficar sabendo como e onde eles irão correr.

 

Alguns dos pilotos já estão com o passaporte carimbado para seus próximos passos e agora vamos mostrar para onde eles vão.

 

Campeâo da F4 francesa, Caio Collet, de apenas 16 anos, foi convidado para fazer parte da Renault Sport Academy em 2019, programa que busca desenvolver jovens pilotos talentosos por meio de campeonatos de acesso, com o objetivo de colocar Pilotos na F1, preparando-o para ser um campeão. Iniciado em 2016, entra na segunda fase em 2019, onde os pilotos do programa terão mais contato com os titulares da equipe na F1.

 

Um dos pilotos de corrida mais talentosos e promissores do Brasil atualmente. Ele começou sua carreira com 9 anos de idade, tendo vencido inúmeros campeonatos de kart no Brasil entre 2010 e 2015, participando também, regularmente, de campeonatos de kart na Europa desde 2015, onde foi eleito o Novato do Ano pela Federação Internacional de Automobilismo (CIK-FIA Rookie of the Year).

 

 

 

Caio participará da Fórmula Renault Eurocup em 2019, devendo competir em 9 circuitos de Grandes Prêmios de F1, como em Mônaco, em maio, e no circuito Yas Marina de Abu Dhabi, que já é bem conhecido de Caio, onde ele venceu sua primeira corrida em monoposto em fevereiro do ano passado. Performance que garantiu a ele o convite para a F4 francesa onde veio a conquistar o título.

 

Uma outra academia de pilotos que já traçou suas metas para os brasileiros que fazem parte do seu programa foi a academia da Ferrari. Enzo Fittipaldi, campeão da F4 italiana e terceiro na F4 alemã deverá correr novamente dois campeonatos em paralelo, só que, em confirmada a programação, as viagens serão um pouco mais longas.

 

 

 

O neto de Emerson Fittipaldi irá participar da F3 regional europeia (lembrando que a GP3 passará a se chamar F3 em 2019 e seria como a “categoria mundial”, com a existência de outras categorias pelos continentes). Foi nessa categoria que seu novo “colega de classe”, Mick Schumacher, sagrou-se campeão em 2018. Em termos de título, Enzo foi o único piloto da academia da Ferrari a conquistar algum no ano passado.

 

O outro campeonato que o brasileiro (apesar de nascido nos Estados Unidos) deverá disputar é a F3 asiática, que não conta pontos para a superlicença da FIA, mas que tem se mostrado um campeonato muito disputado. Em ambos os campeonatos Enzo continuará sendo piloto da equipe Prema, uma das mais estruturadas e conceituadas entre as equipes das categorias de acesso.

 

A preparação já começou e morando atualmente em Maranello Enzo vem cumprindo o programa diário de treinamentos juntamente com os outros pilotos da academia. O treinamento é completo, e inclui tanto o lado do piloto nas pistas, como fora delas. Apesar do convívio, a disputa ali dentro é diária e o sol brilha para poucos, todos eles sabem disso.

 

O outro brasileiro que faz parte da academia da Ferrari, Gianluca Petecof, que foi o “Rookie of the Year” no campeonato italiano da F4 e saiu-se muito bem no campeonato alemão da categoria vai repetir a dose em 2019, fazendo os dois campeonatos pela equipe Prema, assim como foi no ano anterior.

 

 

 

Extremamente promissor, o piloto brasileiro vai ter a chance – e a obrigação – de fazer uma temporada tão boa – de preferência até melhor – do que foi a performance de Enzo Fittipaldi, que fez o mesmo caminho, disputando duas temporadas nas respectivas categorias. Dado o bom resultado do seu colega de academia, Gianluca terá uma cobrança extra sobre seus ombros.

 

Gianluca fez uma sólida carreira no kart, vencendo diversos campeonatos no Brasil e teve destaque em disputas no exterior é uma das apostas também da equipe Prema, pela qual correu na temporada passada. Trata-se de uma das mais estruturadas equipes das categorias de acesso sediada na Europa.

 

Quem esteve na Europa neste final do mês foi a catarinense Bruna Tomaselli, que foi uma das 54 competidoras inicialmente selecionadas para a categoria formada apenas por mulheres, a W-Series. Ela passou três dias de testes dentro e fora das pistas, que incluíram condicionamento físico, perfil psicométrico e habilidades de pilotagem na Áustria e com a supervisão e avaliação de David Coulthard, Alex Würz, Lun St James e Dave Ryan.

 

 

 

Na segunda-feira, 28, foi divulgada a lista com as 28 foram aprovadas para a próxima fase da seleção, que consiste em quatro dias de testes com o carro da categoria, um Fórmula 3 no padrão da categoria europeia de 2018, no final de março. Bruna Tomaselli, contudo, não estava entre as selecionadas e, com isso, é possível que ela volte aos monopostos nos Estados Unidos.

 

Quem está garantido para acelerar na terra do Tio Sam é o pernambucano Francisco Porto, o Kiko. Ele que fez apenas as parte final do campeonato da Fórmula 4 no ano passado, marcando pontos em 6 das 8 corridas que disputou, não podendo fazer o campeonato completo devido a não ter idade suficiente, para 2019 tudo deve seguir sem problemas.

 

 

 

Com a experiência que acumulou no final da temporada passada e correndo com uma equipe bem estruturada, Kiko Porto pode ser um dos destaques do campeonato, que no ano passado teve outro brasileiro sendo premiado como o piloto que mais evoluiu ao longo da temporada (Arthur Leist).

 

O trabalho de descobrir para onde vão nossos pilotos em 2019 continua no mês que vem. Vamos para os títulos e vitórias juntos!

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos