Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
F1: Preparação e mudanças PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 06 January 2010 15:55

 

 

Amigos, já escrevi aqui que comentaria sobre os carros da Fórmula 1 para 2010. Considero o assunto projetos novos de suma importância para o novo ano da categoria. Com a proibição de reabastecimento durante as corridas, as mudanças devem ser muito estudadas. Vejamos alguns aspectos.  

 

Os carros tinham projetos com tanques de combustível de 100 litros (aproximadamente). É claro que no momento da largada o peso dependia da quantidade de gasolina no tanque. Em 2010, todos vão largar com combustível suficiente para terminar a corrida (200 litros, mais ou menos). O peso mínimo passa de 605 kg para 620 kg. O aumento é para facilitar a distribuição do peso, já que o centro de gravidade do carro será importante para o equilíbrio geral. As mudanças serão em todo o projeto. Com mais peso na largada, os pneus terão maior desgaste, os freios serão mais solicitados, a economia em algumas fases da corrida será de fundamental importância para o resultado final. Além disso, veremos pilotos mais conservadores, sabendo que seus motores consomem mais do que outros (será o caso dos Ford Cosworth?).  

 

Outro ponto é a aerodinâmica. A variação de peso vai ocorrer de forma decrescente durante toda a prova. Não será mais possível acertar o carro para o peso da largada e, depois dos reabastecimentos, voltar a ter um comportamento parecido com o melhor acerto. A altura do carro terá a tendência a variar mais, já que o peso mudará a cada volta e sem a possibilidade de reposição do peso inicial. Enfim, o trabalho árduo deve estar se desenvolvendo em cada fábrica, das novatas as veteranas. Os pilotos terão mais do que nunca que cuidar de seu peso e forma física, na esperança de algum ganho extra em milésimos de segundo. 

 

Em tempo: Flavio Briatore teve a sentença de exclusão do esporte (caso Nelsinho Piquet) revogada. Briatore pode voltar a F1, mas disse que no momento não pensa nisso.Mais uma informação a ser analisada: a prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira o traçado do GP de F Indy, que será realizado nos dias 13 e 14 de março. Fica para depois a análise da Indy na capital paulista. 

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

Last Updated ( Wednesday, 06 January 2010 15:59 )