Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Thiago vence e lidera ou vence e é quarto? Cartolas têm a palavra PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 June 2019 21:55

A pontuação do campeonato da Stock Car está uma bagunça completa. Não por culpa dos pilotos que, como bem disse na tevê Thiago Camilo, fazem o espetáculo, e sim pela confusão provocada pelos cartolas da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA. E tudo motivado pela punição atrasada ao próprio Thiago por uma suposta queima de largada na primeira corrida disputada em Goiânia. De forma justa, a equipe apelou e agora a decisão sairá, provavelmente, nesta terça-feira, ou seja amanhã, pois estou escrevendo este texto na segunda, dia 10 de junho de 2019.

 

Até poderia esperar para fazer um texto com o resultado do julgamento do mérito, ou seja lá como se chama isso em termos jurídicos, mas daria aos cartolas exagerada notoriedade e isso é abominável, já que esses juízes da Tribunal de Justiça Desportiva só são falados (e adoram isso) nesses momentos. Então, se o resultado sair mesmo, seja ele favorável a Camilo ou pela manutenção da punição de vinte segundos no tempo final, o que lhe tirou a vitória e o jogou para o 13º lugar, vou simplesmente anunciar. Os cartolas da CBA decidiram...

 

Depois dessa explicação toda vamos ao que interessa de verdade: as corridas de domingo em Londrina, onde, como já se esperava, não tiveram bom público devido às duas semanas seguidas de Copa Truck e Stock Car. Ninguém está com dinheiro de sobra para gastar assim seguidamente. Thiago Camilo continua dando um show e fez sua quarta pole position em quatro provas (as outras três são conquistadas com o décimo lugar na primeira corrida) e ganhou mais uma. Até o finalzinho estava correndo com o braço para fora, economizando pneus e combustível para a segunda corrida.

 

Até aparecer Valdeno Brito. O Paraíba queria a vitória de qualquer jeito. Afinal, estava longe do pódio desde 2017 quando fez um segundo lugar no Velopark. Ele usou os botões do Push To Pass para tentar se aproximar e passar por Thiago, mas não conseguiu quebrar o jejum de primeiros lugares. A última das sete vitórias dele foi em Santa Cruz do Sul em 2015. Não conseguiu, pois Thiago estava com o carro na mão e venceu. Pelo menos até agora não houve qualquer impugnação atrasada da CBA e seus cartolas. Até agora, fique bem claro.

 

 Thiago Camilo ganhou mais uma em Londrina, mas sua situação no campeonato só será decidida nesta terça-feira, no STJD.

 

Na segunda corrida foi a vez de o bicampeão Ricardo Maurício quebrar o jejum de primeiros lugares, pois ele não subia no degrau mais alto do pódio desde a segunda prova em Interlagos em 2017. Ricardinho claramente entrou pensando na segunda corrida, pois demorou mais tempo colocando combustível na etapa de abertura e depois, no segundo pit stop obrigatório, foi bem rápido e se manteve na frente. Boa estratégia que o levou a um provável (pode isso?) terceiro lugar na classificação geral. Terceiro caso Camilo não recupere a vitória conquistada na pista. Aí passaria, ou passará, para quarto.

 

Um destaque negativo é a pista de Londrina, que precisa de cuidados no asfalto. Ficou claro nas imagens da tevê que o piso se esfarelou já na corrida da Truck, semana passada, e nada foi feito para, pelo menos, minimizar os problemas. A organização, que pagou pelo autódromo, deveria cobrar. Fez algo? Ninguém disse nada. Assim, eles deixaram como estava. Reclamações dos pilotos e equipes correram à boca pequena, mas nada oficial. E a Associação dos Pilotos? Não seria esta uma de suas funções? Fica no ar a pergunta.



Mesmo com esse lamentável asfalto, os pilotos tiraram coelhos de seus capacetes, já que na definição do grid de largada 25 carros ficaram no mesmo segundo. Na pista eram 29. Uma demonstração de equilíbrio que mereceria ter sido destacada.

 

No final, destaques positivos ficaram com o quarto lugar de Bia Figueiredo (seu melhor resultado na categoria), na segunda corrida, e o excepcional segundo lugar de Bruno Baptista, que fez uma belíssima prova e chegou a ameaçar Ricardinho Maurício. Curioso também foram a dobradinhas. Na abertura os três primeiros carros eram das duas equipes de Andreas Mattheis e na segunda os três de Rosinei Campos, o Meinha.

 

A próxima rodada dupla da Stock Car está marcada para dia 21 de julho na gloriosa Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul.

 

Milton Alves