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F1 chata, F. Indy ótima, F-E chata, Turismo corrida raiz PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 June 2019 22:30

Olá leitores,

 

Como vocês podem ver pela foto aqui do lado, o cara feio das colunas das segundas-feiras está sendo substituído por outro cara feio que também escreve no site dos Nobres do Grid. Só espero não ter que escrever a coluna do Milton Alves amanhã. Aí é muita feiura numa semana só... ainda mais em sequência.

 

Mas vamos conversar sobre o final de semana de velocidade que teve a volta da F1 pra Europa e tivemos mais do mesmo na pista. As Mercedes largaram na primeira fila, Neguin Hamilton largou na ponta... e acabou a corrida! Volta a volta o futuro hexa campeão do mundo foi deixando para trás seus adversários num circuito que deixa a gente tonto com aquele monte de listras coloridas. A tal da chicane no meio da reta do Mistral transforma a retona em duas retinhas. Como a reta dos boxes também é pequena, não adianta ter asa móvel. Ou o carro de trás tem 150 cavalos a mais ou não tem ultrapassagem. Foi assim que Darth Vettel conseguiu passar as duas McLarens, que apesar dos avanços do motor Renault, ainda fica devendo na hora de entregar potência. Por conta do problema no Q3 (que nem ele nem ninguém na equipe soube explicar), o alemão largou em 7°, andou a maior parte do tempo em 5°, mas nem conseguiu ameaçar o ex-morador da Fundação Casa, Max Verstappen.

 

As coisas parecem ter “voltado ao normal” na Mercedes, com o Anakin Bottas levando o seu Pod de competição ao seu devido lugar de segundão, apesar de que, nessa corrida o princepezinho de Mônaco conseguiu dar um calor no finlandês, chegando em terceiro colado no carro prateado. Depois dos 5 primeiros (porque o açoitado Pierre Gasly vai ouvir mais um monte de cavalices do Helmut Marko não consegue colocar a segunda Red Bull no Top 6), o Filho do Homem, Carlos Sais Jr. vem mostrando que pode liderar a equipe rumo ao objetivo de terminar como “a melhor da outras” no final do campeonato, terminou em 6°. Na pista, o 7° colocado foi o Ricardão do sorriso amarelo, que ficou ainda mais amarelo depois da punição de 10 segundos em seu tempo de corrida. O incidente teve duas partes e foram, na verdade, duas punições: Ricardão disputava posição com Menino Norris e Kimi ‘Pai de Família’ quando, tentando passar o inglês, saiu da pista e voltou quase em cima de Norris, que saiu da pista do outro lado para evitar batida. Segundo os comissários, Daniel foi responsável por forçar Norris para fora da pista. Assim, recebeu 5s e dois pontos na carteira. Com a confusão, Kimi passou ambos, mas Ricardão seguiu na cola dele e, mais na frente usou a parte de fora da pista para efetuar a ultrapassagem, algo que Kimi não fez. Mais 5s e um ponto na carteira. Em seu Twitter, Ricardão comentou brevemente a punição: “Não me arrependo, estava tentando. Prefiro tentar a ficar esperando”. Com isso Kimi foi para 7°, O não tão incrível Hulk para 8°, Menino Norris para 9° e caiu um ponto no colo para o pobre Gasly. Na última volta, a Ferrari chamou Darth Vettel ao Box, colocou pneus macios e o alemão fez a volta mais rápida... um cabelo de sapo mais rápida que a do Neguin Hamilton, com pneu duro e gasto.

 

Corrida chata e narrador ainda mais chato. Pô, porque não deixam apenas o Burti e o Matusaleme sozinhos? A gente ia gostar. Hoje eu coloquei meu computador no site pra ver a transmissão antes da corrida. Que M&%#@! Os caras abrem a imagem e não falam nada, não tem uma entrevista, um comentário... só não é um filme mudo porque tem o som ambiente.

 

Mas em termos de narrador chato, é difícil superar o ‘senhorzinho’ que trabalha com o Celso Miranda. Além de não ter o menor cacoete de narrador de corrida, o cara ainda atrapalha o apresentador com Band Motor. Pelo menos a corrida não foi chata, apesar do domínio absurdo de Alexander Rossi, que terminou as 55 voltas no ótimo Road América (em uma corrida sem bandeiras amarelas), com meio minuto de vantagem sobre o segundo colocado, Will Power. Além disso, foi uma corrida “raiz”, onde teve toque na traseira, carros batendo rodas e indo parar na grama e ninguém foi punido como na mimizenta F1. Josef Newgarden foi o terceiro e a diferença entre eles na pontuação é de apenas 9 pontos, que na F. Indy é praticamente nada.

 

Chatice também a gente viu no sábado, na corrida da F-E, na Suiça. Que maldita primeira curva era aquela depois do ponto de largada? O projetista da pista tem M&%#@ na cabeça? O promotor da categoria, Alejandro Agag, usando a pérola daquela repórter imbecil, Agag é Gagá ao contrário! Os circuitos não permitem ultrapassagens. Se o carro da frente ficar no meio da pista, acabou! Em 90% do traçado não tem como por outro carro do lado. Por isso que as melhores corridas são das do México (no autódromo Hermanos Rodrigues) e da Alemanha (em um aeroporto. Neste sábado Jean Eric Vergne colocou a mão no título com mais uma vitória. Ele está com 36 pontos de vantagem sobre Lucas Di Grassi antes de irem para a rodada dupla em New York. Impossível não é, mas tá complicado. A outra chatice vai novamente para o narrador de corrida americana, Teo José, que “surta” toda vez que vê a indicação de bandeira amarela na transmissão. Ele quer parar a corrida toda, como é nos EUA. Haja paciência. E o calendário da próxima temporada foi divulgada... mais uma vez sem o Brasil (parabéns prefeitos).

 

Saindo dos monopostos, a NASCAR foi ali tomar um vinho em Sonoma e a nossa editora chefe estava lá, para acompanhar de perto uma corrida que, no mundo da NASCAR é pouco usual, com os carros no circuito misto. Com as divisão dos três estágios da prova sendo colocado nas voltas 20, 40 e 90, dava para o piloto fazer os dois primeiros trechos sem parada para reabastecimento e troca de pneus, ficando esta para os intervalos entre os seguimentos 1 e 2, assim como 2 e 3, mas no último seguimento, essa troca seria feita com a corrida em andamento, com grande chances de ser em bandeira verde, como aconteceu. No primeiro seguimento os três primeiros foram Byron, Hamlin e Logano. No segundo, Hamilin, Kaselowski e Byron. No seguimento final, tovemos uma disputa direta entre os companheiros de equipe, Martin Truex Jr e Kyle Busch. Buschinho tirou 8 segundos de desvantagem, mas não conseguiu tomar a ponta. Fechando os 5 primeiros vieram Ryan Blaney, Di Benedetto e Hamlin.

 

E na Europa, um dos campeonatos mais legais do mundo. O WTCR, com 27 carros de turismo padrão hacth top tomaram os mais de 22 km de Nurburgring para três corridas com 3 voltas cada uma, muita disputa, muita emoção e com brasileiro no pódio. Depois de uma excelente primeira corrida, Augusto Farfus Jr conseguiu  um terceiro lugar depois de uma grande disputa nas curvas finais. Na terceira corrida, logo na largada, ele tomou um daqueles “toques de corrida”, quebrou a suspensão e abandonou. Esse campeonato é quente e também não tem mimimi.

 

É isso aí, galera. Semana que vem o feioso titular volta por aqui.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar 
Last Updated ( Monday, 24 June 2019 11:26 )