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Viva os Pilotos do Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 27 June 2019 21:04

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Vocês que tem lido minha coluna há pouco mais de um ano se acostumaram a me ver escrevendo sobre a molecada que vai pra fora do Brasil para tentar construir uma carreira e chegar nas categorias top.

 

Infelizmente não dá pra escrever sobre todos os brasileiros que correm em todas as categorias, terá que fazer uma coluna semanal e não tenho como fazer isso, mas neste mês tenho que levantar e bater palmas para a galera que foi correr em Le Mans.

 

A brazucada deu show nos gringos. André Negrão venceu na categoria LMP2 e terminou a temporada como campeão. Daniel Serra deu show na GTEPro, vencendo pelo segundo ano seguido na categoria, desta vez de Ferrari e Na GTEAm, Felipe Fraga e Rodrigo Baptista mostraram que de “prata” não tem nada, andando forte e arrancando elogios das suas equipes e das adversárias.

 

Deixo aqui meus parabéns e agradecimento. Vocês mostraram que piloto brasileiro é sinistro mesmo e que se derem chance, não tem pra ninguém.

 

Do outro lado do mundo, na distante China, o piloto mais guerreiro do Brasil, Bruno Carneiro disputou a segunda rodada dupla da Fórmula Renault Ásia, que teve como palco o mesmo circuito da primeira etapa, na cidade de Zhuhai. Desta vez, ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, Bruno já conhecia o carro, a pista e seus adversários.

 

 Bruno Carneiro Brilhou na segunda etapa do campeonato da Fórmula Renault na Ásia em Zhuhai, na China.

 

Na classificação para a corrida 1, o piloto brasileiro mostrou que estava rápido e com o carro bem acertado e conquistou a segunda posição. Na corrida, Bruno caiu para a terceira posição após a largada, mas manteve o ritmo e a proximidade dos ponteiros e conseguiu seu segundo pódio na temporada, mostrando que poderia sonhar mais alto naquele final de semana.

 

 Na rodada dupla foram dois pódios, com um terceiro lugar na primeira corrida e a tão esperada vitória no domingo.

 

A classificação para a corrida 2 foi disputada em seguida a classificação da corrida 1 e mais uma vez Bruno Carneiro conseguiu a segunda posição, para largar na primeira fila. Desta vez, na corrida, a história foi diferente. Bruno logo superou o pole position, o holandês Joey Alders, e tomou a ponta na terceira volta para se consagrar como vencedor da corrida do domingo.

 

 Nosso piloto guerreiro comemorou muito sua primeira conquista nas pistas nesta temporada.

 

Chegando ao alto do pódio pela primeira vez na temporada e conquistando o terceiro pódio em quatro corridas, Bruno Carneiro se apresenta como um forte candidato ao título asiático da categoria francesa, que tem o pior site de automobilismo que já vi na vida. Não mostra nada, não informa nada. Uma vergonha. 

 

Aqui do lado, no Sulamericano Cosadur de F3, tivemos a segunda rodada dupla do campeonato continental de fórmula, que conta com a participação do paraibano Leo Barbosa, que foi novamente para o Autódromo Internacional de Codegua, no Chile, país que vai concentrar a quase totalidade de etapas da temporada. Esse é outro guerreiro pra encher a gente de orgulho. Ele é nosso único representante da categoria.

 

 Pouco antes da largada para a primeira corrida, Leo Barbora recebe o carinho de seu pai.

 

Na corrida do sábado, diante de um autódromo lotado, Leo Barbosa largou na quarta posição e nela se manteve até o final da corrida. Contudo, um problema no sensor do carro do segundo colocado parou de computar suas voltas no final da corrida e, na cronometragem, o brasileiro aparecia na terceira posição, o que só foi corrigido depois de encerrada a corrida.

 

A prova do domingo teria o brasileiro largando novamente na segunda fila, uma vez que a corrida do sábado é classificatória para o domingo. Mas alguma coisa errada aconteceu e na saída para a pista, ainda nos boxes, o carro de Leo Barbosa não funcionou. O carro foi até o pit lane mas nada fazia o motor funcionar. O brasileiro só conseguiu que seu motor funcionasse depois de serem dadas duas voltas. Ele fez o que podia, deu dias voltas muito rápidas, mas na sua terceira passagem o carro “apagou” e ele teve que abandonar.

 

A classificação do campeonato tem Vicente Bas com 62 pontos, seguido por Javier Scuncio com 41, Maria José com 33, Leo é o quarto com 32 e Diego Portell fecha o top 5 com 31 pontos. A próxima rodada dupla será novamente em Codega, em julho.

 

Na Fórmula Renault Europeia, os pilotos da categoria escola da montadora francesa tiveram poucos dias para recuperar o fôlego e, após correrem nas apertadas ruas de Mônaco, a categoria seguiu para as largas curvas, retas e coloridas áreas de escape do circuito de Paul Ricard.

 

 Caio Collet continua sendo o melhor entre os novatos na Fórmula Renault Europeia.

 

O final de semana foi ensolarado e de temperatura agradável. Nos treinos para a corrida do sábado, Caio Collet conseguiu uma boa 5ª colocação enquanto João Vieira enfrentou alguns problemas e conseguiu apenas o 9° posto. Na corrida, Caio Collet foi otimista demais na largada quando, depois de ganhar a 4ª posição, tentou, por fora, superar o companheiro de equipe na primeira curva. Acabou indo passear na área de escape e voltando ao 5° posto. João Vieira, que quase engasopou no apagar das luzes, recuperou-se rápido e no meio da primeira volta já estava em 7° lugar, antes do acionamento da bandeira amarela e entrada do safety car por um acidente no final do pelotão. Depois da relargada, foram poucas as ultrapassagens e Collet terminou em 5°, com Vieira em 8°.

 

Para a segunda corrida, tivemos uma performance pior do que na primeira qualificação, com Caio Collet largando apenas na oitava posição e João Vieira na sexta fila, em 12°. Na corrida, realizada no domingo, Aproveitando que um piloto não largou na terceira fila, Caio Collet, numa largada espetacular pulou de 8° para a quarta posição na tomada da primeira curva (e dessa vez, não foi para a área de escape). João Vieira largou bem, atacou forte, chegou a estar em 9° na metade da primeira volta, mas passou pela primeira vez em frente aos boxes em 11°. Collet atacou forte nas primeiras voltas, tentando o pódio, mas terminou em 4°. Vieira ganhou uma posição e terminou em 10°.

 

 Na rodada dupla de Paul Ricard o tocantinense João Vieira não conseguiu repetir os bons resultados de etapas anteriores.

 

O Campeonato tem Victor Martins liderando com 119 pontos, seguido de Alexander Smolyar com 116, Oscar Piastri 110, Lorenzo Colombo 97 e Caio Collet fechando o top-5 com 77. João vieira é o sexto, com 55, junto com Ugo de Wilde. A próxima etapa do campeonato será em Spa-Francorchamps, no final de julho.

 

No DTM, Pietro Fittipaldi não iria participar da etapa de Misano do DTM. Ele deveria estar no Canadá, para o GP de F1 como piloto reserva da Haas. Mas na quarta-feira, o piloto da equipe Rosberg, da Audi, Jamie Green teve uma crise de apendicite e precisou ser operado de emergência. A Audi, tem 4 times na categoria e Pietro corre no time WTR e, mesmo com carros “iguais”, as equipes tem engenheiros diferentes, recursos diferentes e isso faz a diferença.

 

 Com um carro de outra equipe, Pietro Fittipaldi mostrou mais potencial na etapa do DTM em Misano.

 

A equipe WTR tinha como piloto convidado o piloto da Moto GP, Andrea Dovisioso (que andou muito bem, arrasou). Com o problema de Jamie Green, a equipe Rosberg pediu que Pietro o substituisse. Como não dá para estar em dois lugares ao mesmo tempo, foi negociada a ida de Pietro para a Itália e assim, lá estava ele para a rodada dupla.

 

Na classificação para a corrida 1, Pietro manteve uma performance similar a que vinha fazendo na sua equipe original, ficando com a 11ª posição. Na corrida, talvez por uma questão de adaptação, de diferença de eletrônica ou por erro mesmo, Pietro largou mal, caindo para o 14° lugar, mas ainda na primeira volta recuperou duas posições. Depois dos pits, voltou em 13° e nas voltas finais, ultrapassou dois adversários para terminar em 11°.

 

Na classificação da segunda corrida, do domingo, a Audi dominou. Fez as 5 primeiras posições e Pietro, mais adaptado, conseguiu sua melhor posição de largada, o 5° posto. O problema foi que, na largada, Pietro largou mal novamente e caiu para 9°! Recuperou uma posição ainda na primeira volta passou em 8°. Sem conseguir progredir, ultrapassando os carros à sua frente, a equipe antecipou o pit stop e depois que todos pararam, Pietro chegou a estar na 2ª posição. O problema é que, tendo parado na 5ª volta, no final da corrida seus pneus estavam mais desgastados do que o de outros pilotos que pararam na 17/18ª volta. Não deu pra segurar. Mesmo assim, Pietro fez sua melhor corrida e cruzou a bandeirada em 5° lugar, colado no carro à sua frente.

 

 Na corrida do domingo, Pietro Fittipaldi conseguiu seu melhor resultado na temporada com o 5° lugar.

 

O campeonato tem a liderança de René Rast com 93 ponto, seguido de Philipp Eng 83, Nico Müller 76, Marco Wittmann 68 e Marco Rockenfeller fecha o top-5 com 51. Pietro ganhou posições e agora é o 13° com 13 pontos. A próxima etapa será em Norisring no início de julho.

 

A Euroformula vem se mostrando uma categoria com mais prestígio que a F3 regional, com mais participantes, e que teve a sua quarta rodada dupla disputada em Spa-Francorchamps.

 

 Christian Hahn vem conseguindo manter um desempenho consistente no campeonato da Eurofórmula.

 

Na classificação para a corrida do sábado, Christian Hahn conseguiu um dos seus melhores resultados na categoria, conquistando a 5ª posição. Guilherme Samaia, que no ano passado conseguiu alguns pódios, vem passando por uma draga danada e ficou apenas em 13°. Na corrida, Christian Hahn terminou em 6° lugar e Guilherme Samaia, mesmo com muito esforço, não conseguiu ir além da 11° posição.

 

Na classificação da corrida do domingo, Christian Hahn conseguiu o 8° melhor tempo enquanto Guilherme Samaia foi ao fundo do poço, ficando com a 19ª posição, logo atrás do companheiro de time, o italiano Aldo Festante, 18°. O que é sinistro é que o austríaco Lukas Dunner, da mesma Teo Martin Motorsport, vem largando entre os 5 primeiros e está nas cabeças do campeonato. Na corrida, Christian Hahn conseguiu repetir sua melhor colocação no campeonato, chegando em 5° lugar. Guilherme Samaia foi apenas o 17°, uma volta atrás do líder.

 

 Por outro lado, Guilherme Samaia vem sofrendo nas últimas etapas com maus desempenhos e resultados.

 

A classificação traz Marino Sato com 158 pontos, seguido de Liam Lawson com 104, Yuki Tsunoda 98, Lukas Dunner 92 e Julian Hanses fechando o top-5 com 74. Christian Hahn é o 8° com 38 e Guilherme Samaia o 12° com 26 pontos. Samaia não pontua há 4 corridas. A próxima etapa será em Hungaroring no início de julho.

 

Os jovens pilotos da F4 alemã cruzaram a fronteira e foram para mais uma rodada tripla, desta vez, no Red Bull Ring, na Áustria. Lá, o nosso representante, Gianluca Petecof, vem tendo mais dificuldades do que no campeonato italiano. A rodada tripla foi um show de superação do piloto brasileiro.

 

  Gianluca Petecof tem feito corridas cinematográficas na Fórmula 4 Alemã, mas tem sofrido com problemas.

 

Na primeira classificação Petecof teve sua melhor volta cancelada. Ele e outros 9 competidores perderam seus melhores tempos. Com isso, o brasileiro teve que largar na 22ª posição. Na corrida, numa recuperação sensacional, Petecof atropelou o pelotão e com a ajuda da entrada de um safety car, chegou ao 5° lugar na corrida 1.

 

O mesmo problema aconteceu para a corrida 2 e foi depois de muita discussão com os comissários, Petecef, que nem iria poder largar, acabou saindo na 25ª posição. Mais uma vez, dando um show de pilotagem, Gianluca Petecof escalou o pelotão para terminar a corrida numa fantástica 4ª colocação, numa performance assombrosa.

 

 As performances do piloto brasileiro são espetaculares e ele poderia estar liderando o campeonato como faz na Itália.

 

Com a regra do grid invertido para os 8 primeiros, Gianluca Pettecof iria largar na 5ª posição na corrida 3 e, sem ter que escalar o pelotão, caso mantivesse a performance o brasileiro seria o grande favorito para a corrida. Apagada as luzes vermelhas, Petecof partiu pra cima, avançando posições, mas um toque quando avançava sobre o segundo colocado, Giorgio Carrara, tirou o brasileiro e o italiano da prova na 8ª volta.

 

Encerrada a 2ª rodada tripla, Théo Pourchaire lideta o campeonato com 69 pontos, empatado, mas com vantagem, sobre Niklas Krütten. Arthur Leclerc é o terceiro com 62, Roman Stanek e Paul Aron fecham o top-5 com 59 pontos. Gianluca Petecof é o 7° com 47. A próxima etapa será apenas no final de julho, em Hockenheim.

 

 Na rodada dupla na França, Pedro Piquet fez duas excelentes corridas, mostrando talento e maturidade.

 

A Fórmula 3 veio para sua segunda etapa na França e para duas etapas em sequência. Em Paul Ricard, Pedro Piquet mostrou um excelente desempenho nos treinos, conseguindo o quarto tempo para largar na segunda fila. Em uma categoria tão equilibrada, cada décimo faz diferença e Felipe Drugovich sentiu isso na pele, ficando apenas com a 18ª posição.

 

Na corrida 1, Pedro largou bem e nas disputas pela primeiras posições, chegou a fazer algumas voltas na segunda posição, mas perdeu terreno, chegando a cair para quinto. Na segunda metade da corrida, avançou e subiu para terceiro, onde recebeu a bandeirada e conquistou seu primeiro pódio.

 

 Na corrida do sábado, o terceiro lugar não fez juz ao seu trabalho. Ele merecia uma colocação melhor.

 

Felipe Drugovich não conseguiu tirar o melhor de seu carro e não conseguiu avançar posições, mesmo com o alto número de abandonos (nove) que a prova teve. O brasileiro da equipe Carlin terminou na 19ª posição, o último entre os carros que permaneceram na pista e, com a corrida 1 fazendo o grid da corrida 2, esta seria sua posição de largada no domingo.

 

No domingo, com os oito primeiros largando em posições invertidas, enquanto Pedro Piquet teria o desafio de tentar superar os pilotos que terminaram atrás dele no sábado e superar os carros da equipe Prema, que vem dominando treinos e corridas, enquanto Felipe Drugovich precisaria fazer a corrida de recuperação que não conseguiu fazer no sábado.

 

 Na corrida do domingo, largando da terceira fila, na sexta posição, Pedro foi segundo e chegou colado no vencedor.

 

Pedro fez uma excelente largada e logo passou a brigar pelo pódio. Enquanto isso, Felipe Drugovich veio fazendo uma verdadeira escalada de pelotão. Antes da metade da corrida Pedro Piquet já ocupava a segunda posição e tentava alcançar o líder, enquanto Drugovich deixava um adversário após o outro para trás. Ao fim das 20 voltas, Piquet conquistou seu segundo pódio do final de semana. Felipe Drugovich fez uma grande corrida e chegou em 10° lugar.

 

 Com problemas na primeira corrida, Felipe Drugovich fez uma grande corrida no domingo, escalando o pelotão.

 

Uma semana depois o circo da Fórmula 1 e suas categorias de acesso (entre elas a F3) e os brasileiros Pedro Piquet e Felipe Drugovich foram para a Áustria, para o Red Bull Ring, para mais uma rodada dupla do campeonato. Uma pista custa, rápida e com potencial para grandes corridas.

 

 Na Áustria Pedro Piquet foi um dos mais rápidos nos treinos livres, mas não conseguiiu uma classificação tão boa. 

 

No treino para a corrida do sábado, a mais longa e com pit stop obrigatório, Pedro Piquet conseguiu a 7ª melhor marca, em parte auxiliado pelas punições aos pilotos da ART Grand Prix, David Beckmann e Christian Lundgaard, além de Keyvan Andres e Alessio Deledda. Felipe Drugovich ficou com o 16° tempo. Ambos ficaram longe dos resultados do treino livre.

 

Na corrida, Pedro Piquet foi sexto após uma corrida marcada por disputas com Jake Hughes e Lirin Zendeli até as últimas voltas, ambos superados por Piquet com o britânico acabou em sétimo. Lirim Zendeli ficou em oitavo. Felipe Drugovich conseguiu fazer uma boa corrida de recuperação. Largando em 16º, o piloto da Carlin terminou em 12º, uma posição que não pontua, mas melhora a posição para largar na corrida 2. Com o 6° lugar Pedro Piquet largaria na 3ª posição no domingo.

 

 Felipe Drugovich continua lutando para sair do meio do pelotão em uma equipe média num grupo de 30 carros.

 

Na corrida de domingo, antes que a temperatura estourasse os bulbos dos termômetros, tivemos a corrida da Fórmula 3. Pedro Piquet largando em terceiro fez uma boa largada, mantendo a posição, mas na sua briga para buscar a liderança, rodou logo no início da prova e perdeu muitas posições. O resultado foi terrível e mesmo com muito esforço, o piloto da Trident não passou de um 15º lugar, logo atrás do outro brasileiro, Felipe Drugovich.

 

 Depois do 6° lugar no sábado, Piquet largou em terceiro no domingo, mais uma rodada tirou-o da luta pela vitória.

 

Com o final desta rodada dupla, Robert Shwartzman lidera com 90 pontos, seguido por Jehan Daruvala com 82, Jüri Vips 63, Marcus Armstrong 54 e Max Fewtrell com 37 fecha o top 5. Pedro Piquet caiu para 6°, com 35 pontos. Felipe Drugovich continua sem pontos. A próxima rodada dupla será em Silverstone. 

 

A Fórmula 2 também fez duas rodadas duplas em dois finais de semana consecutivos, correndo na França e na Áustria. Apesar de ter feito a pole position em Paul Ricard, sendo o mais rápido também nos treinos livres, uma preocupação certamente perturbava Sergio Sette Câmara: ele continuava enfrentando dificuldades com o software de largada da DAMS e, exceção a primeira corrida de Mônaco, vinha perdendo posições na largada regularmente.

 

 Sérgio Sette Câmara fez uma grande corrida no sábado, recuperando-se da má largada para terminar em segundo lugar.

 

Infelizmente, não foi diferente na largada da corrida do sábado e o nosso mineirinho foi superado pelos pilotos que largaram na segunda fila. Na sequência de curvas aos a reta, ele conseguiu recuperar uma posição e assumiu o terceiro lugar. Nick De Vries assumiu a ponta e lá ficaria. A bandeira vermelha logo após a largada não mudou o cenário estabelecido, mas mostrou que muitos iriam antecipar a parada obrigatória, como o fizeram, trocando para os pneus duros. No final da prova, Sergio superou Jack Aitken e subiu para o segundo lugar.

 

A imagem séria no pódio mostra a imagem do piloto focado. Sérgio está na busca dos pontos que faltam para a super licença.

 

A corrida de domingo, com o grid invertido, Sete Câmara largaria da quarta fila e o risco de perder posições ali é muito maior, mas felizmente o brasileiro teve uma largada, se não espetacular, ao menos foi boa e, ainda na primeira volta, ganhou uma posição, subindo para o sexto lugar em uma corrida que as ultrapassagens não eram simples e sua luta com o companheiro de equipe foi muito dura, mas Sette Câmara avançou para a 5ª posição, onde terminou a corrida. Um final de semana onde ele, no agregado das duas corridas, foi o maior pontuador.

 

Passada uma semana a F2 foi para a Áustria e Sérgio Sette Câmara teria mais uma rodada dupla para correr em busca dos pontos para a super licença, seu principal objetivo na temporada deste ano além do título (que está um pouco complicado). Complicada também foi a classificação, onde as equipes enfrentaram uma condição de clima muito diferente do ano passado, com o asfalto quase 30°C mais quente e os termômetros 15°C mais altos.

 

 Depois de uma boa rodada dupla na França, Sérgio Sette Câmara partiu para uma desafiadora rodada na Áustria.

 

A DAMS não conseguiu um bom acerto e seus pilotos, Nicholas Latifi e Sérgio Sette Câmara só conseguiram a sexta e a nona posição, respectivamente. Com o calor e os pneus macios, o desgaste seria grande e uma corrida cerebral seria fundamental. Nisso o mineirinho é bom e foi o que ele mostrou durante a corrida.

 

Apesar de não ter feito uma grande largada, não perdeu posições. Com isso e com o problema de Mick Schumacher em sair para a volta de apresentação, o nosso mineirinho manteve a 8ª posição. Contudo, na 5ª volta ele acabou tocando seu companheiro de equipe e sofreu uma punição de 5s, que não conseguiu cumprir no pit stop obrigatório, tendo este tempo somado ao seu tempo total de prova. Após todos pararem e mostrando ter feito um bom planejamento de corrida, nas 10 voltas finais Sette Câmara escalou o pelotão até cruzar a linha de chegada em 3º lugar. Com a punição, ficou em 5º, mas conseguiu marcar a melhor volta e ganhar dois pontos extras.

 

No domingo, mesmo largando em 4º (do lado ‘sujo’ da pista), Sérgio Sette Câmara fez – felizmente – uma boa largada, andou disputando a 4ª/5ª posição até se estabelecer em quarto. Contou com a infelicidade de Nick De Vries, que entrou com o carro em velocidade de pitlane logo que assumiu a liderança. Caiu para 5°! Com isso, animou a briga pela ponta, na qual o mineirinho estava.

 

 

 Depois de um 5° lugar (devido a punição na corrida do sábado), o brasileiro conquistou sua primeira vitória no domingo.

 

Diferente do que fez na corrida do sábado, Sette Câmara foi pra cima e buscou a ponta, mostrando que o carro estava bom. Teria que fazer 28 voltas com o pneu mais duro do final de semana, mas foi abrindo vantagem até a entrada do safety car. Deopis da bandeira verde, voltou a abrir para conquistar sua primeira vitória na temporada. 

 

O campeonato sai da Áustria com Nick De Vries na liderança com 151 pontos, seguido por Nicholas Latifi com 115, Sérgio Sette Câmara 107, Luca Ghiotto 97 e Jack Aitken fechando o top 5 com 85. A próxima rodada dupla será em Silverstone, em duas semanas.

 

 A virada nas duas últimas rodadas reacendem as chances de Sérgio Sette Câmara no campeonato.

 

Nos Estados Unidos, tivemos muita atividade na pista, com as corridas do “Road to Indy” e também da Fórmula 4. No total, seis pilotos brasileiros nas pistas buscando um lugar nas categorias top: Kiko Porto, Arthur Leist, Guilherme Peixoto, Bruna Tomaselli, Eduardo Barrichello e Lucas Kohl.

 

Na USF2000 os jovens iniciantes na estrada do sucesso até a Fórmula Indy no desafiante e longo circuito de Road América em Elkhart Lake. Desafio que começou nos treinos para os 18 participantes e onde Eduardo Barrichello conseguiu o 9° melhor tempo na classificação para a corrida 1, enquanto Bruna Tomaselli ficou com a 11ª posição.

 

Na corrida de 12 voltas no longo circuito vimos a piloto catarinense dar um show de habilidade e escalar o pelotão até chegar à sexta colocação, mas sem ter chances de ir mais adiante. Já Eduardo Barrichello fez uma corrida discreta, terminando na mesma nona posição onde largou.

 

 Bruna Tomaselli fez uma grande prova na primeira corrida da rodada dupla em Road América.

 

A classificação para a corrida 2 é logo em seguida a classificação da primeira corrida e o desempenho dos brasileiros foi pior do que na primeira classificação. Bruna Tomaselli conseguiu manter a mesma classificação da primeira corrida, mas Eduardo Barrichello ficou apenas com a 13ª posição.

 

Na corrida, foi a vez de Barrichello se superar e escalar o pelotão para conquistar um sétimo lugar, enquanto Bruna Tomaselli não conseguiu avançar de sua posição de largada, terminando em 11°. Após esta rodada dupla o campeonato tem Braden Eves com 204 pontos na liderança, seguido de Hunter McElrea com 163, Corin Kaminski 131, Darren Kaene 121 e Cameron Shields fechando o top 5 com 118 pontos. Bruna Tomaselli é a 10ª com 79 pontos e Eduardo Barrichello o 14° com 66. A próxima etapa será em Toronto, no segundo final de semana de julho.

 

 Na segunda corrida, foi a vez de Eduardo Barrichello mostrar serviço e andar bem.

 

A esvaziada Indy Lights com apenas nove participantes também teve uma roçada dupla em Road América. Na classificação para a corrida 1 o brasileiro Lucas Kohl ficou com a sétima posição, logo em seguida ao seu companheiro de equipe na Belardi Auto Racing. Na corrida, Lucas abandonou na terceira volta.

 

Se as coisas foram difíceis na primeira parte, foram tão ou mais complicadas na segunda, com o gaúcho de Santa Cruz do Sul ficando com a última das nove posições no grid , na corrida, não conseguindo superar nenhum dos seus adversários, terminando as 20 voltas da corrida 2 na última colocação.

 

 Sofrendo com um carro visivelmente inferior aos da equipe Andretti, Lucas Kohl teve um desempenho sofrível em Road América.

 

O campeonato segue para a próxima etapa em Toronto, no Canadá com Oviver Askew ainda líder, com 229 pontos, seguido de Rinus Veekay com 226, Robert Megennis 186, Ryan Norman 184 e Toby Sowery fechando o top 5 com 171. Lucas Kohl é o 9° entre os 13 que pontuaram até o momento com 122 pontos.

 

Se no Road to Indy as coisas andam complicadas para os brasileiros, na Fórmula 4 nosso trio de pilotos estão tirando o sono dos outros competidores. Arthur Leist, Francisco ‘Kiko’ Porto e Guilherme Peixoto mostraram logo de cara na rodada tripla de Pittsburg que seriam carne de pescoço. Arthur e Kiko dominaram a primeira fila da primeira corrida da rodada tripla e Guilherme ficou com a 6ª posição.

 

Na corrida, Arthur Leist manteve a ponta na largada e seguiu para a vitória, mostrando a performance que o fez ganhar o prêmio de piloto que mais evoluiu na temporada passada. Kiko Porto não conseguiu manter a boa posição de largada, mas o quarto lugar no final das 15 voltas não pode ser considerado um mal resultado, assim como o 7° lugar de Guilherme Peixoto.

 

 Arthur Leist mostrou que é candidato ao campeonato nas etapas da rodada tripla em Pittsburg na F4 Americana.

 

A qualificação da corrida 2 é feita com a apuração das melhores voltas obtidas por cada piloto na corrida 1 (estranho, não?) e com isso Arthur Leist ficou novamente com a pole position para a segunda corrida Kiko Porto ficou com a mesma quarta posição que terminou a corrida 1, mas Guilherme Peixoto teve que largar apenas em 11°.

 

 O gaúcho voltou ao pódio que sempre o recebeu no ano passado.

 

Na corrida o piloto pernambucano recuperou-se da corrida que o deixou contrariado, superando seus adversários e vencendo a prova com autoridade. Arthur Leist não conseguiu repetir o bom desempenho da primeira corrida e foi apenas o 5° colocado, mas não podemos considerar um 5° lugar um resultado ruim, muito menos o 7° posto de Guilherme Peixoto.

 

 Kiko Porto continua mostrando ao que veio nos Estados Unidos e venceu a seunda corrida da rodada tripla.

 

Com o mesmo critério da classificação para a corrida 3, com as melhores voltas da corrida 2, Kiko Porto e Arthur Leist ficaram dividindo a terceira fila para a última prova da rodada tripla, enquanto Guilherme Peixoto largaria na 9ª posição. A corrida desta vez não teve vitória brasileira. Kiko Porto manteve sua 5ª posição enquanto Guilherme Peixoto teve que lutar muito para ficar na 10ª posição. Arthur Leist teve problemas após um toque de corrida e foi apenas o 12º colocado.

 

 O pernanbucano conquistou sua segunda vitória na temporada e está colado no líder da pontuação.

 

Com os três pódios conquistados em Pittsburg, Joshua Car assumiu a liderança do campeonato com 113 pontos, seguido por Kiko Porto com 105, José Blanco 65, Arthur Leist 63 e Ted Wilson fecha o top 5 com 57. Guilherme Peixoto é o 8º com 20 pontos. A próxima etapa será na Virginia, no final de julho.

 

 Guilherme Peixoto, que está fazendo sua estreia este ano, vem mostrando que tem um grande potencial.

 

É isso aí, galera. Vamos acelerar molecada e mostrar que o brasileiro é fera mesmo.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos 
Last Updated ( Sunday, 30 June 2019 18:07 )