Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Serra reassume liderança com Ricardinho no vácuo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 July 2019 21:47

O final de semana em Santa Cruz do Sul foi bem movimentado. como deveriam ser todos os da Stock Car. Duas boas corridas, a segunda bem melhor do que a primeira, e vitoriosos que mexeram bastante na tabela. Thiago Camilo, que liderava o campeonato, teve o motor estourado logo na prova de abertura e não marcou pontos. Com isso, Daniel Serra, que caminha para o tricampeonato, mesmo sem vencer, manteve a excelente regularidade e reassumiu a ponta da classificação geral.

 

Na primeira corrida Julio Campos não deu chance aos adversários. No sábado garantiu a pole position - quebrou a série de quatro seguidas de Thiago - com uma volta excelente e domingo se manteve na frente durante quase todas as 27 voltas. As exceções ficaram, claro, para a parada obrigatória para o pit stop. Julinho não ganhava uma prova desde Tarumã, dia 26 de junho de 2016, portanto há mais de três anos. Certo que bateu na trave algumas vezes com quatro segundos lugares e quatro terceiros antes de voltar ao degrau mais alto do pódio. Merecida vitória. Daniel, e sempre ele, ficou em segundo lugar seguido por Átila Abreu, que fez seu segundo pódio na temporada.

 

Na prova final do dia uma bateção enorme nas primeiras voltas. Parece que o que os pilotos economizaram seus carros na abertura, estragaram no final. Nem todos, claro, pois a liderança esteve em várias mãos: Lucas Foresti, que largou na pole por ter feito o décimo lugar na corrida de abertura, Galid Osman, Denis Navarro, Nelsinho Piquet e, finalmente, o experiente e competente bicampeão Ricardo Maurício, que conquistou sua 20ª vitória na categoria.

 

Se a torcida gaúcha saiu contente por ver bons pegas em Santa Cruz, Thiago Camilo deixou a cidade desanimado. Quebra e problemas fazem parte da vida dos pilotos e eles sabem disso. Não gostam, claro, mas sabem que coisas desse tipo acontecem. Além de ter perdido a liderança, sem marcar pontos, ele ainda caiu para a quinta colocação, 30 pontos atrás de Serrinha, em tese, seu principal adversário, pois eles brigavam diretamente pela ponta do campeonato da Stock Car. Ricardo Maurício é o segundo colocado no campeonato, seguido por Rubens Barrichello e Julio Campos. Como mostram as colocações, foram vitórias importantes de Julinho e Ricardinho.

 

 Mesmo sem vencer em Santa Cruz do Sul, Daniel Serra assumiu a liderança do campeonato em busca do tri.

 

Pior de tudo para Thiago foi ter sido informado pelo repórter da tevê que Felipe Fraga o havia criticado por ter espalhado óleo na pista quando o motor estourou. Com certeza Fraguinha estava de cabeça quente por ter rodado no líquido, que ficou esparramado na pista, batido e abandonado. Só pode ser isso, pois reclamar que alguém tenha demorado para tirar o carro da pista na entrada de uma curva e jogado óleo de propósito é demais. Aliás, a tevê mostrou na câmera on board o momento exato da explosão do motor de Thiago, que se assustou com o barulho. Coisas de corrida. Reclamação de corrida.

 

No final, duas notícias. Uma boa e outra ruim. A ruim é que a tevê não mostrou o classificatório da Stock. Com certeza muita gente gosta de acompanhar. Num dos três canais do SporTV eles mostraram o Campeonato Brasileiro de Kart, o que foi bom, mas os outros dois tinham eventos velhos e sem graça. Pena, pois a organização poderia ter acertado esses detalhes. O treino estava ao vivo no site G1.

 

A boa notícia, que nem é tão nova assim, é que provavelmente teremos duas novas fábricas de carros na temporada de 2020. A Toyota, ao que tudo indica, está definida e a segunda, que na prática será a terceira, junto com a Chevrolet, ainda continua mantida em segredo. Esse segredo deve ser motivado pela falta de contrato assinado. Isso explicaria o motivo de não se divulgar. Ou seria uma estratégia de marketing, pois a Stock pretenderia fazer um evento anunciando as duas novas empresas na categoria que colocariam seus carros nas pistas. Acho difícil, mas será que também teremos motores novos? É esperar para ver.

 

Milton Alves