Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Enfim, calendários completos da Stock e Truck PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 July 2019 19:08

Finalmente as duas maiores categorias do automobilismo brasileiro resolveram seus problemas de calendário. Escrevo finalmente por, desde o começo do ano, a Stock Car e a Copa Truck estarem com buracos em duas datas e que somente semana passada foram resolvidos. Eram o que se chama de pedras cantadas, de tão certos que estavam de não termos possibilidade de realizar corridas em Tarumã e em Curitiba.


A pista gaúcha, onde há 40 anos aconteceu a primeira prova da Stock Car, precisa de reformas para se enquadrar nas normas da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e que também devem ser seguidas pela sua representante no País, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). No entanto, falta dinheiro para ampliar áreas de escape, ajeitar vários pontos no autódromo e recapear toda a pista, cujo asfalto pode até ser usado por categorias de formação, mas consome demais os pneus especiais dos carros da Stock.


No caso de Curitiba o problema é mais embaixo. A pista continua boa, mas sem estrutura alguma para receber uma grande categoria, Faltam portas dos boxes, cercas foram perdidas, fios de iluminação elétrica foram furtados entre outros problemas estruturais que aquela que já foi a segunda melhor pista do Brasil apresenta.

 

A falta de conservação com a infraestrutura do autódromo localizado em Pinhais-PR tirou o evento da cidade.

 

Nem com isso tudo, que já acontece há alguns anos, as duas categorias - administradas pelo mesmo grupo empresarial - deixaram de colocar as pistas em seus calendários. Lamentável mesmo, pois qualquer pessoa minimamente informada saberia que pilotos e equipes não queriam correr em Tarumã devido aos problemas descritos e que Curitiba não pode receber mais, com segurança, nenhuma categoria, por mais que se goste do traçado e da capital paranaense.

 

Então, quase que simultaneamente, a Stock Car definiu que em setembro teremos a repetição do Velopark, no Rio Grande do Sul, e em novembro a dobradinha do Velo Città, no interior de São Paulo. A Copa Truck terá no dia 6 de outubro corrida em Cascavel em substituição a Tarumã e no dia 27 de outubro estará na pista gaúcha do Velopark no lugar de Curitiba.

 

Necessitando passar por obras de atualização de segurança, Tarumã, onde a Stock Car começou, tambem saiu do calendário.

 

Agora, quase oito meses passados, finalmente temos a definição dos calendários completos das duas categorias. Esses acertos, com certeza, poderiam ter sido feitos bem antes para facilitar a logística das equipes e de todos os que acompanham as duas categorias. No entanto, ficaram somente para o final de julho. Tudo bem que vivemos num país em que o jeitinho brasileiro ainda é elogiado, mas em categorias grandes e que envolvem muito dinheiro como Stock e Truck, isso não deveria acontecer. Meu receio é que no ano que vem, ou ainda no final de 2019, mesmo sem qualquer modificação nos autódromos e pistas, tenhamos novamente Curitiba e Tarumã citados nos calendários de ambas. É esperar para ver.


Milton Alves