Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O desafio de recuperar Romain Grosjean PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 30 July 2019 14:35

Olá fãs do esporte a motor,

 

Estudos sobre o processo terapêutico são de suma importância para a clínica psicológica, pois possibilitam a compreensão dos elementos envolvidos nas diferentes intervenções psicoterápicas, bem como o desenvolvimento e validação de estratégias, visando a aprimorar o atendimento à saúde mental dos indivíduos. Dessa forma, são essenciais pesquisas que apontem caminhos para o avanço e melhor qualidade dos atendimentos psicológicos oferecidos.

 

A compreensão dos processos terapêuticos envolvidos na eficácia dos atendimentos psicológicos tornou-se um aspecto central ao trabalho clínico e de pesquisa. Diversos estudos têm investigado esta questão em diferentes modelos psicoterápicos e abordagens teóricas. Uma situação frequentemente associada às dificuldades no desenvolvimento da aliança terapêutica é o abandono precoce do tratamento.

 

Logo após o GP da Inglaterra (não escrevi errado, já faz algum tempo), fui procurada pela assessoria do piloto Romain Grosjean, que foi meu paciente por alguns anos e que, no ano passado, decidiu deixar de fazer um acompanhamento psicoterapêutico comigo. É claro que o livre arbítrio de cada um deve ser considerado em suas próprias tomadas de decisões e – logicamente – assumir as consequências de suas decisões.

 

 Depois de pouco mais de um ano longe da terapia, Romain Grosjean volta a buscar ajuda para se reencontrar.

 

Romain vinha fazendo progressos ao longo dos anos em que estivemos trabalhando juntos. Ele teve uma nova oportunidade de se estabelecer na categoria e liderar um projeto quando foi convidado para integrar a equipe Haas. Na opinião de seu chefe, o diretor da equipe, Guenther Steiner , de que em “um bom dia”, Romain é um dos melhores pilotos do grid. O problema é que estes bons dias não são muito constantes.

 

Não posso me colocar na posição de um profissional infalível. A interrupção do tratamento ocasiona diversas consequências tanto para o paciente como para o terapeuta e a instituição de atendimento. O abandono psicoterápico traz para todas as partes envolvidas sentimentos de fracasso e ineficácia. Mas até onde o paciente pode “sentir-se pronto para deixar a terapia”? As vezes isso acontece e as consequências não são as melhores.

 

 Na opinião do diretor da Haas, Guenther Steiner, Romain quando está focado é um dos melhores pilotos do grid. 

 

As psicoterapias são métodos de tratamento para problemas de natureza emocional, nos quais uma pessoa treinada, mediante a utilização de meios psicológicos, estabelece uma relação profissional com a pessoa que busca ajuda, visando assim, remover ou modificar sintomas existentes e promover o crescimento e desenvolvimento da personalidade. As psicoterapias variam em relação às técnicas que utilizam, as teorias nas quais se baseiam, aos objetivos, a frequência das sessões e ao tempo de duração. Entretanto existem alguns elementos que são comuns a todas as psicoterapias que são a relação paciente-terapeuta, a qual estão inerentes a aceitação e o apoio do paciente por parte do terapeuta, proporcionando-lhe oportunidade para expor emoções perturbadoras. Esta é uma das teorias na qual a técnica específica se fundamenta.

 

Há anos todos que acompanha o esporte a motor ouvem – e sabem – que o primeiro adversário a ser superado é aquele que está dividindo o Box com você. Em um meio competitivo ao extremo e em um nível tão alto quanto a F1, esta competição interna certamente vai aumentar. Só não pode chegar ao ponto de prejudicar a equipe como um todo e é isso que está acontecendo na Haas.

 

 No GP da Espanha Romain e Kevin foram além do bom sendo na disputa por posição e acabaram prejudicando a equipe.

 

No GP da Espanha os companheiros de equipe, Romain e Kevin, entraram em confronto na curva 1 enquanto brigavam por posição no reinício da corrida depois de um Safety Car. Os dois saíram perdendo, mas o prejuízo maior foi para Romain Grosjean, sendo empurrado para longe enquanto Kevin Magnussen forçava a passagem.

 

Após uma tentativa fracassada de ultrapassar Magnussen na volta 52, Romain foi logo ultrapassado por Carlos Sainz, da McLaren, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, ao cair para 10º, três posições atrás de Magnussen, em sétimo. A disputa levou os dois para uma conversa dura com Guenther Steiner que considerou inaceitável que eles prejudicassem a equipe com a forma como se atacaram.

 

 Em Silverstone, eles fizeram pior. Ainda na primeira volta bateram rodas, danificaram os carros e abandonaram no início da prova.

 

Passadas algumas corridas e com a equipe tendo problemas na pista e fora dela, com o seu patrocinador principal, em Silverstone, onde a equipe estava fazendo uma nova abordagem aerodinâmica, Romain e Kevin tiraram um ao outro da corrida em uma disputa sem sentido ainda na primeira volta. Isso azedou o clima na equipe e fez Guenther Steiner dar um ultimato nos dois, colocando em risco seus respectivos futuros na equipe... até mesmo para 2019!

 

Em termos clínicos, os transtornos de personalidade em geral, os estados psicóticos e a ocorrência de “ideação paranóide” são os quadros com maior dificuldade de engajamento no processo terapêutico e os que apresentam mais risco de abandono. Com relação ao diagnóstico, algumas investigações procuraram compreender as características de aderência, considerando quadros clínicos mais específicos com objetivo de desenvolver intervenções dirigidas. A satisfação do cliente está direcionada mais à oportunidade de expressão de sua queixa do que à possibilidade de sentir-se melhor, sendo mais importante para o terapeuta atentar para esta atitude inicial antes de qualquer outra intervenção.

 

 Existem caminhos. Existem opcções. Existem meios... e existe sim a possibilidade de Romain poder voltar a sorrir.

 

Estamos, eu e Romain, diante de um grande desafio: preciso recuperar a confiança dele em mim e dele nele mesmo. Nossa primeira sessão pode ser considerada produtiva, mas muitas das portas que estavam abertas no ano passado apresentam-se bem trancadas agora e o trabalho de reabertura destas portas muitas vezes requer tempo além de vontade e tempo é algo que – talvez – Romain não tenha para trabalhar com suas ambições de continuar como piloto na F1.

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares 
Last Updated ( Tuesday, 30 July 2019 17:01 )