Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O 54° Campeonato Brasileiro de Kart PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 30 July 2019 20:57

No sábado, dia 14, foi realizada a primeira fase do 54° Brasileiro de Kart em Cascavel no Kartódromo Delci Damian. sábado que vem  será realizada a segunda fase do Brasileiro, As competições estão tendo a transmissão do canal Sportv e do portal  globoesporte.com, na primeira fase com a narração de Guto Nejain, narrador da Moto GP e comentários de Rafael Lopes, do blog Voando Baixo. É algo muito bom para o kartismo, vermos mais uma vez a transmissão pela televisão e pela internet da disputa do da categoria escola do automobilismo.

Como sempre faço, vamos falar sobre os resultados das categorias, mas antes vamos aos dados técnicos dessa primeira fase do Brasileiro de Kart. Entre as fábricas de chassis para karts, tivemos vários fabricantes na disputa, e vimos conquistarem títulos, sagrando-se campeãs e em que categorias elas conseguiram êxito: o chassi Bravar conquistou 4 títulos, que foram nas  categorias Cadete, Júnior, Mirim e Super F4). A CRG conquistou o título na categoria Codasur. O chassi Mini conquistou o título na Júnior Menor, o Techspeed foi o chassi vencedor na F4 Graduados e o Thunder venceu na F4 Sênior.

 

  

O chassi Mega não conquistou título nessa primeira fase, mas teve pilotos correndo com seu chassi nas categorias F4 Sênior e F4 Graduados. Uma da boas coisas que vimos nesse Brasileiro de Kart foi ver a empresa farmacêutica Pratti Donaduzzi patrocinando o evento todo e o presidente da empresa estando presente para a entrega de troféus a pilotos de várias categorias.

 

Vamos aos resultados das provas finais de cada uma das baterias e aos seus respectivos  campeões: na categoria Cadete tivemos um número excelente de  karts no grid. Foram 35 karts ao todo e o campeão foi Lucas Medeiros da Silva. Um detalhe da prova é que Lucas correu com um capacete igual a de Sebastian Vettel da F1. Ele é fã dele do piloto alemão e o homenageia correndo com suas cores e de macacão vermelho. Em segundo e vice campeão foi Gabriel Koenigkan e o terceiro colocado foi Lucas Moura de Castro.

 

 Lucas Staico dominou a categoria Junior, venendo todas as provas antes da final e liderando a corrida final com folga.

 

Na categoria Júnior 21 pilotos correram e o campeão e vencedor da prova foi Lucas Staico (que com apenas 13 anos já faz parte da academia Shell de pilotos do kart e dominou com folga a final). O segundo colocado e vice foi Gabriel Gomes e em terceiro ficou Samuel Cruz. Na categoria Júnior Menor correram 24 pilotos, o campeão foi Cadu Boninni, a vice campeã foi uma menina, a Catarinense Maria Eduarda Nienkotter e em terceiro terminou Vinicius Costa. Um fato muito emocionante foi que tivemos duas meninas subindo no pódio, ficando entre as 5 primeiras. Além de Maria Nienkotter, Antonela Bassani terminou em quinto lugar.

 

 A categoria Junior também ficou marcada pelo pódio com duas pilotas. Maria Niekotter doi a 2ª e Antonella Bassani a 5ª colocada.

 

Na categoria Codasur, 34 pilotos correram e o campeão foi o Carioca Olin Vieira Galli, que com o este título igualou-se a André Nicastro (que liderava a prova com tranquilidade quando teve um problema mecânico e abandonou) em número de títulos Brasileiros, 8 com esse. O segundo colocado e vice campeão foi Bruno Bertoncello e em terceiro terminou José Luiz Mugiatti Netto.

 

 Na Codasur, Ollin Galli conquistou seu 8° título brasileiro como kartista em uma vitória incontestável.

 

Na categoria Super F4 tivemos 13 karts correram e Marcus Borges, o Kinho, foi campeão, sagrando-se Pentacampeão Brasileiro de Kart. Em segundo chegou e foi vice campeão foi Matheus Colleta, que até ano passado corria de Stock Light e em  terceiro terminou Keka Teixeira. Na categoria Mirim tivemos 18 pilotos na disputa e o vencedor e campeão foi Filipe Vriesman. Em segundo terminou e foi vice campeão, Augusto Toniollo e em terceiro terminou Alexandre Leal Filho. Na categoria F4 Sênior o campeão e vencedor foi Alan Sisdelli. O segundo colocado e vice campeão foi Eduardo Guidi e em terceiro terminou Leonardo Torres. Esta categoria teve o resultado estava  sob júdice  até as 18 horas, mas depois desse  horário foi confirmado o resultado da prova e só então a cerimônia do pódio.

 

A última categoria do dia foi a F4 Graduados onde correram 14 pilotos e o campeão foi Rafael Smaniotto, o vice foi Bruno Grigatti que também corre de Shifter Kart e o terceiro colocado foi Giuliano Forcolin. Além da questão de decisão posterior dos comissários na F4 Sênior, uma coisa perigosa aconteceu na prova da categoria Codasur, um piloto bateu nos pneus e um dos pneus do seu kart saiu pulando pela pista. Felizmente não atingiu nenhum outro competidor. 

 

 Markus Borges - conhecido como Kinho - conquistou seu 5° título nacional. É o dominador das categorias F4.

 

Um domingo para tomar um fôlego e logo em seguida começa a segunda fase do campeonato, com as finais marcadas para o próximo fim de semana e alguns dos pilotos que correram nessa primeira fase também correram em outras categorias da segunda fase do Brasileiro.

 

No sábado seguinte, dia 21, foi realizada a final da segunda fase do Brasileiro de kart em Cascavel. Foram 11 categorias em disputa nos treinos, corridas classificatórias para se chegar ao grid para a final, numa competição de precisão de que dura toda a semana. Nesta segunda fase, foram 11 categorias disputando o título.

 

 Deixando os favoritos (Ollin Galli e André Nicastro) se "matarem" na pista, José Luiz Muggiati venceu a Graduados A.

 

A primeira corrida foi a da Graduados, que teve um bom número de karts, 24, e o campeão foi José Luis Muggiati. Em segundo, o vice campeão foi Murilo Barcelos e em terceiro ficou Enrico de lucca. Essa bateria teve uma disputa acirrada entre os pilotos Olin Galli e André Nicastro, que largaram na primeira fila, mas durante a prova eles se tocaram, se atrapalharam e ambos saíram perdendo: André Nicastro conseguiu terminar apenas em quinto lugar e Olin Galli foi desclassificado por conduta antidesportiva.

 

Na categoria Sênior A, a segunda categoria a correr na programação das finais, o campeão – na verdade Bi Campeão – Brasileiro, pois em 2018 ele foi campeão dessa categoria, foi Daniel Ramalho que pilotou muito e foi o vencedor com méritos. O vice campeão foi Denis Dirani (que além e piloto é coach de vários pilotos de kart)  e em terceiro ficou Francisco Ventre (o Gaúcho é irmão do ex piloto Marcelo Ventre).

 

 Gaetano di Mauro, que também corre na Stock Car, venceu uma dura disputa na categoria KZ.

 

A terceira categoria do dia foi a Codasur Jr, onde correram 25 pilotos, e o campeão foi Samuel Cruz. O vice foi Gabriel Gomez e em terceiro terminou Lucas Staico. Na categoria KZ Graduados correram poucos karts, 12, mas a corrida nem por isso foi desanimada. O campeão foi Gaetano di Mauro, Piloto da Stock Car, que conquistou seu quinto título no Brasileiro de kart e que esse ano correrá o Mundial de kart. O vice foi Danilo Dirani, um dos melhores pilotos de kart do Brasil e também coach de alguns pilotos. Em terceiro terminou Vinicius Ponce. Entre os nomes de peso desta categoria tivemos também Matheus Iório, que atualmente corre na Stock Light e Porsche Cup. Fazia tempo que ele não corria um brasileiro de kart.

 

 O Gaúcho Samuel Cruz dominou com categoria a categoria Codasur Jr, derrotando o favorito, Lucas Staico.

 

Na Categoria Super Sênior Master, também correram só 12 karts. O campeão foi Jedson João Vicente. O vice foi Osvaldo Drugovich Jr (ele foi um dos primeiros pilotos da antiga Fórmula Truck, estava parado há anos, sem correr, e voltou a correr de kart há pouco tempo). Em terceiro terminou Jorge Borelli. Na categoria Super Sênior correram 23 karts e o campeão foi Cristiano Mattheis que conseguiu o seu primeiro título nacional de kart. O vice foi Valdeno Brito (que foi “matar saudades” dos tempos de kartista no nordeste, disputando seu primeiro Brasileiro de kart). O terceiro colocado foi Alexandre Rigon, que correu de F.Ford com Rubens Barrichello em 1989 no Brasil.

 

 A Categoria OK Internacional teve mais antidesportividade entre Nicastro e Galli. Nicastro venceu, mas foi punido e não levou.

 

Na categoria PSKB correram 13 karts e o campeão foi Felipe Santo André. O vice foi Thiago Schweiger e em terceiro chegou Raphael Filizolla. Na categoria OK Internacional tivemos outro confronto entre Ollin Galli e André Nicastro. Quem ganhou na pista foi André Nicastro, mas ele foi punido por um toque que deu em Olin Galli na prova em 5 segundos. Com isso, caiu para 2° na classificação e o título ficou com Olin Galli, Nicastro, com a punição, foi Vice Campeão e em terceiro terminou  Bruno Bertoncello.

 

Na categoria Novatos correram 11 karts e o campeão foi Junior Flores. O vice foi João Oliveira e em terceiro terminou Gustavo Moura. As últimas provas do dia reuniu duas categorias que correram juntas: a F4 Super Sênior Master e a F4 Super Sênior, formando um grid conjunto com 26 karts, sendo 8 da Super Sênior  Masters os outros 18 na Super Sênior. O vencedor da prova foi Luciano da Silva, da categoria F4 Super Sênior, mas ele foi desclassificado por atitude antidesportiva e o título ficou com Cesar Santos. O vice foi Luciano que ainda punido subiu ao pódio e em terceiro ficou Marcio Pereira. Na categoria F4 Super Sênior Masters o campeão foi Ricardo Castro que chegou em 12° no geral. O vice foi Luciano Lavalle e em terceiro ficou José Gomes.

 

 Com 460 pilotos inscritos, indo para uma cidade no interior do Parana, o kartismo brasileiro mostra sua força.

 

Na segunda fase do Brasileiro de Kart o Chassi da Tony Kart foi o maior dos vencedores, conquistando o título em 6 categorias. os chassis que correram e foram vencedores, Tony Kart  terminou com 6 vitórias na distribuição dos títulos. Além dos 6 conquistados por eles, a Bravar e a Mini ficaram com 4, a Thunder com 3, a CRG e a Techspeed com 2 e a Mega com 1. No total foram 460 pilotos inscritos e mais uma vez tivemos a transmissão das provas pelo SportV e pela internet, ajudando a divulgar ainda mais o kartismo nacional.

 

Rodrigo Botana