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WRC Finlândia: Tänak nadou de braçadas nos 1000 lagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 04 August 2019 17:59

Chegamos!

 

Estávamos angustiados com as férias, mas a espera valeu a pena, pois o campeonato mundial de rally volta as atividades em um palco mítico, que é a região dos 1000 lagos na Finlândia.

 

Como estamos no verão, não temos gelo ou neve nos trechos selecionados para as especiais deste final de semana, mas não pensem que os pilotos e navegadores terão vida fácil nas estradas de cascalho em meio a paisagens fantásticas.

 

Ott Tänak é o homem a ser caçado e batido neste retorno do WRC. Será que o estoniano vai conseguir manter suas performances ante aos dois outros candidatos ao título, Sébastien Ogier e Thierry Neuville?

 

Visão global

• Estradas de cascalho lisas e incrivelmente rápidas, enterradas entre florestas e lagos, são caracterizadas por enormes saltos de virar o estômago. O rally mais rápido do campeonato é aquele que todo piloto quer vencer. A coragem e o comprometimento são essenciais aqui, mais do que em qualquer outro lugar.

 

 

 

Estágios

• O rally começa na noite de quinta-feira com o excitante palco de Harju de superfície mista na frente de grandes multidões no centro de Jyväskylä.

• Os pilotos vão para o oeste na sexta-feira para uma perna mostrando poucas mudanças. Moksi, Urria e Ässämäki estão todos inalterados e dirigidos duas vezes. Apenas Äänekoski tem pequenas revisões. O dia termina com uma repetição de Harju.

• Sábado compreende quase 133 km de ação implacável, abrangendo mais de 14 horas nas estradas ao redor de Jämsa. Pihlajakoski, Päijälä, Kakaristo, com estradas do lendário Ouninpohja, e o retorno de Leustu são conduzidas duas vezes.

• O final de domingo segue para o leste para duas corridas em dois estágios clássicos - Laukaa e os grandes saltos de Ruuhimäki.

 

Estágio icônico

• Domingo, ao vivo, na TV Wolf Power Stage, em Ruuhimäki. Impulsionada inalterada a partir de 2018, as estradas são rápidas e largas, com a famosa montanha-russa saltando perto do final, levando a uma seção do estádio e um salto monstruoso no final.

 

 

 

Desafio

• Uma mistura de estradas largas e duras com seções mais estreitas e técnicas.

• Flat out do início ao fim. É carinhosamente conhecido como “o Grande Prêmio da Finlândia” e 12 dos 13 rallies mais rápidos do WRC estiveram aqui.

• As notas de ritmo dos navegadores devem ser perfeitas. As cristas cegas costumam esconder curvas e é vital posicionar o carro corretamente antes da decolagem para garantir a máxima velocidade durante a curva.

• As velocidades são tão altas que as diferenças de tempo são pequenas e há pouca oportunidade de recuperar segundos vitais após um erro.

• Um dos maiores desafios para os navegadores em altas velocidades exige uma entrega constante e precisa das notas de ritmo.

• Dominar os saltos. Se a velocidade for muito alta, a aerodinâmica do carro forçará a desaceleração e a frente aumentará. A tática é frear antes da decolagem e apertar o acelerador ao longo do salto.

 

Configuração do carro

• suspensão de cascalho.

• Estradas compactas de cascalho significam que pneus compostos médios serão a opção de modelo, mas a borracha macia composta também está disponível.

• Estágios “super-suaves” significam que os carros podem ser preparados sabendo que problemas mecânicos são raros.

 

 

 

História do Evento

• Data de 1951, quando foi lançada como meio de decidir as entradas finlandesas para o Rally Monte-Carlo.

• Assumiu o nome de “Rally dos 1000 Lagos e foi incluído no calendário para o WRC em seu primeiro ano em 1973.

• Foi dominada por pilotos finlandeses que venceram 55 das 68 edições. Top of the roll de honra são Hannu Mikkola e Marcus Grönholm com sete vitórias.

• A edição de 2016 foi o rally mais rápido na história do WRC. Kris Meeke venceu com uma velocidade média de 126,62 km/h.

 

O que há de novo para 2019

• A única nova etapa é o estágio Leustu de sábado, que retorna em um formato virtualmente idêntico ao da última vez em 2014.

• Um punhado de outras etapas mostra pequenas alterações a partir de 2018, mas nada como as mudanças radicais de 12 meses atrás, quando mais de 65% das estradas eram novas.

 

 

 

Principais destaques

• Visite Kakaristo hairpin no sábado para desfrutar de uma grande ação e uma atmosfera brilhante. Por muitos anos parte do lendário Ouninpohja, a junção é o ponto focal do novo estágio de Kakaristo.

• A Finlândia é toda sobre saltos e eles não são muito maiores que o Urria.

• Ou talvez eles façam… Ruuhimäki é o lugar para ir no domingo. É famosa por sua sequência de grandes saltos longos, perto do final, mas o estágio e encerra com um salto monstruoso. Isso dá um novo significado ao termo “acabamento voador”!

• A atmosfera da festa. Jyväskylä é a última cidade de rally e nenhuma visita seria completa sem uma noite fora em um dos muitos bares na rua principal. Bebidas não são baratas embora isso não os deixem vazios...

 

Ott Tänak fez jus ao seu prestígio de chegar como favorito ao vencer o Neste Rally da Finlândia, quando foi o mais rápido no teste de shakedown da manhã de quinta-feira. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA tem a vantagem de competir no quintal de sua equipe Toyota Gazoo Racing e estabeleceu um marcador para o evento de quatro dias, superando os tempos no estágio especial de 4,26 km Vesala.

 

   Mostrando que está dominando as superfícies de cascalho, Ott Tänak foi o mais rápido no Shakedown.

 

Tänak abriu sua conta com o tempo mais rápido em seu Yaris na primeira corrida e tirou mais de um segundo na próxima passagem pelas estradas de cascalho. Ele marcou o tempo de referência do dia em sua terceira e última corrida.

 

Thierry Neuville completou uma corrida adicional ao longo dos três tempos e estabeleceu o segundo melhor tempo naquele passe extra, 0.3s atrás de Tänak e à frente de uma forte exibição da Hyundai. Craig Breen, fazendo sua estreia no WRC com a fabricante coreana, mas que ficou mais um meio segundo atrás. Andreas Mikkelsen levou o terceiro i20 para o quarto lugar, um décimo atrás do irlandês.

 

Teemu Suninen, da M-Sport Ford, foi o quinto em um Fiesta com o hexacampeão, Sébastien Ogier, em um Citroën C3 atualizado, e os companheiros de equipe Yaris Kris Meeke e Jari-Matti Latvala empatados em sexto lugar.

 

   Segundo mais rápido no Shakedown, Thierry Nauville foi dormir na quinta-feira como líder do Rally da Finlândia.

 

Thierry Neuville mostrou força no estágio de abertura do FIA WRC na Finlândia, impondo-se sobre Ott Tänak, para liderar o Neste Rally da Finlândia, depois de vencer o espetacular estágio de velocidade de abertura da noite de quinta-feira no centro da cidade de Jyväskyla.

 

O belga, armado com melhorias aerodinâmicas ao seu Hyundai i20 para o fim de semana, foi o mais rápido no estágio especial de 2,31km de superfície mista Harju, impondo 0.7s ao estoniano, Tänak, que tem sete pontos de vantagem sobre Neuville no campeonato e é o favorito para vencer aqui, mas seria obrigado a abrir as escorregadias estradas de cascalho na sexta-feira. Ele terminou 0.5s à frente do seu companheiro de equipe, Kris Meeke. O hexacampeão, Sébastien Ogier, ficou um décimo atrás no quarto lugar com seu Citröen C3, com Andreas Mikkelsen quase um segundo atrás, no outro i20. Craig Breen, Teemu Suninen e Jari-Matti Latvala empataram em 6º, 2.4s do tempo de referência de Neuville.

 

A ação mudaria para as florestas na manhã de sexta-feira, quando os pilotos enfrentam cinco etapas, das quais quatro são repetidas à tarde. Uma reprise de Harju completa o dia depois de 126,47 km de competição.

 

Jari-Matti Latvala foi dormir na sexta-feira com uma pequena vantagem no Neste Rally Finland depois de um dia de muita velocidade entre os 1000 lagos e os encantos deste país depois de uma notável curva de abertura, que terminou com os quatro primeiros pilotos separados por apenas 2.6s.

 

   Com as trilhas repletas de torcedores, um piloto da casa - Latvala - fez a festa e terminou a sexta-feira na liderança.

 

O herói da casa, Latvala, venceu seis dos 10 estágios de velocidade nas florestas ao redor de Jyväskylä, mas essa foi a marca da velocidade na rápida e furiosa sexta-feira da Finlândia, onde o piloto da Toyota nunca se livrou do bando perseguidor.

 

O companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Kris Meeke, terminou 1.2s atrás do finlandês. Esapekka Lappi, pilotando seu Citroën C3, mostrou um retorno bem-vindo de forma a ficar em terceiro, com uma margem semelhante atrás e dois décimos à frente do líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Ott Tänak, o quarto colocado.

 

   Para completar a festa, outro finlandês - Esappeka Lappi - era o segundo no final do dia.

 

Apesar de ter começado em primeiro lugar nas pistas escorregadias de cascalho, Tänak superou a falta de aderência ao longo da manhã, embora a vantagem do estoniano nunca tenha subido acima de 5.4s. Sua causa foi auxiliada por furos de pneu do lado esquerdo para Latvala e Meeke.

 

Como as pistas se tornaram esburacadas e ainda mais desafiantes esta tarde, Tänak perdeu a sua vantagem paraa Latvala, que teve a melhor posição inicial do quarteto. A batalha foi tão próxima que em um ponto Latvala liderou por apenas seis décimos, com os três caçadores empatados em segundo!

 

   Kris Meeke mostrou velocidade e habilidade para se colocar como um dos mais rápidos na sexta-feira.

 

Os presságios são bons para Latvala. Em 15 dos últimos 16 anos, o líder da noite de sexta-feira ganhou. O “melhor do resto” foi Craig Breen, o irlandês imensamente impressionante em sua primeira aparição em um Hyundai i20 no WRC, fez uma sequência de segundos tempos mais rápidos, mas perdeu segundos valiosos esta tarde, quando o capô de seu carro se soltou e obscureceu sua visibilidade.

 

Ele terminou 14.2s da liderança e 0.4s à frente do companheiro de equipe Andreas Mikkelsen, que também venceu um estágio. O líder do campeonato, Sébastien Ogier, foi o sétimo colocado em seu C3, mas o francês ficou apenas 0.7s atrás, mas admitiu que não poderia igualar o ritmo do rival Tänak.

 

Thierry Neuville, o terceiro do trio de luta pelo título, foi o oitavo. O teste de pré-evento da Bélgica foi realizado na chuva e sua configuração original de rally mostrou-se muito suave. Ele fez alterações no meio da corrida, mas acabou a mais de meio minuto da liderança.

 

   Apesar de ter que "varrer as trilhas", Ott Tänak conseguiu minimizar o prejuízo e não ficou muito longe do líder.

 

Teemu Suninen foi um nono desanimado, o finlandês nunca se recuperou depois de quebrar o difisor dianteiro do Ford Fiesta no início e perdendo até 0.3s por quilômetro devido à falta de eficiência aerodinâmica. O companheiro de equipe da M-Sport, Gus Greensmith, foi o 10º.

 

Sábado compreenderia quase 133 quilômetros de ação implacável, abrangendo mais de 14 horas nas estradas ao redor de Jämsa. Um ciclo de quatro estágios sendo realizado de manhã e à tarde, apresentaria algumas das ações mais rápidas e espetaculares do rally.

 

Bastou deixar de ser o homem a abrir as trilhas que as coisas “voltaram a normalidade” e Ott Tänak fodormir na liderança do Neste Rally da Finlândia no final dos trabalhos no sábado, depois que seus principais adversários caíram pelo caminho nessa incrível luta tripla pela supremacia na rodada mais rápida da FIA WRC.

 

   Sem ter que abrir as trilhas no sábado, Ott Tänak voou e assumiu a liderança do rally da Finlândia.

 

O líder da do campeonato completou a penúltima etapa do evento de quatro dias com uma vantagem de 16.4s em seu Toyota Yaris sobre Esapekka Lappi. O companheiro de equipe de Tänak, Jari-Matti Latvala, ficou em terceiro, atrás do piloto do Citroën C3 por 12.4s.

 

A rápida e furiosa sexta-feira da Finlândia se transformou em uma prova de super velocidade no sábado, com apenas seis décimos de segundo separando o líder Latvala, Tänak e o terceiro Yaris de Kris Meeke, pela manhã, enquanto a Toyota Gazoo Racing controlava a nona rodada da temporada.

 

   Vencedor deste rally em 2017, Esappeka Lappi continuou forte na disputa e manteve o segundo lugar.

 

Tudo deu errado no estágio especial Kakaristo, onde Latvala perfurou seu pneu traseiro esquerdo e Meeke se retirou com a suspensão traseira quebrada depois que ambos atingiram a mesma rocha pouco antes do ponto meio dos trabalhos.

 

O finlandês, Latvala, que havia perdido e depois recuperou a liderança durante a noite de Tänak nos dois testes anteriores, perdeu mais de 14s. A vantagem do estoniano foi suficiente para ele moderar seu ritmo nas seções mais estripadas da tarde.

 

   Jari-Matti Latvala e Kris Meeke acertaram a mesma pedra e tiveram o pneu traseiro esquerdo furado. Meeke, contudo, bateu mais forte.

 

Lappi, que parecia estar se afastando da luta principal pela manhã, aumentou sua velocidade esta tarde. Ele venceu dois estágios para tomar de Latvala o segundo lugar, ciente de que ele não poderia se dar ao luxo de mais erros na busca da Toyota pelo título dos fabricantes.

 

Enquanto uma batalha terminou, a luta pelo quarto se intensificou. Andreas Mikkelsen, o companheiro de equipe da Hyundai i20 Craig Breen e o campeão Sébastien Ogier, que ficou acordado a noite toda com um mal estar, trocaram de lugar em praticamente todas as etapas.

 

   Entre os carros da Hyundai, talvez pela latitude, Andreas Mikkelsen foi que mostrou mais competência.

 

Cada um desfrutou de um momento de controle, mas quando o rally retornou a Jyväskylä depois de quase 133 km de ação implacável, Mikkelsen liderou Ogier por 2.6s, com Breen 6.0s atrás. O desafiante ao título Thierry Neuville não conseguiu recuperar terreno após o começo decepcionante de ontem. Terminou em sétimo, à frente da dupla da M-Sport, Teemu Suninen, Gus Greensmith e do líder da WRC 2 Pro, Kalle Rovanperä.

 

Duas corridas de Laukaa (11,75 km) e os grandes saltos de Ruuhimäki (11,12 km) decidem o rally no domingo, com mais de 45,74 km. A segunda passagem de Ruuhimäki forma o Wolf Power Stage, com pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos.

 

O domingo amanheceu sorridente para o estoniano, líder do campeonato que não costuma levar a sério o conselho de correr com o regulamento no porta luvas para os estágios finais de um Rally.

 

   Com o regulamento no porta luvas, Ott Tänak saiu para a sua quarta vitória no WRC desta temporada.

 

Certamente ele não esquecerá fácil – caso esqueça algum dia – do desapontamento da última vez na Itália, quando a direção quebrada de seu Toyota Yaris o privou da vitória a poucos quilômetros da chegada. A Finlândia é o evento mais rápido no calendário do WRC. Estradas suaves de cascalho que serpenteiam ao redor de florestas e lagos próximos a Jyväskylä, saltos altos e cantos cegos sobre as cristas exigem a máxima bravura - e o encontro deste ano não decepcionou.

 

Assistido por milhares de torcedores estonianos que cruzaram o Mar Báltico para apoiá-lo, Tänak minimizou a desvantagem de abrir as ruas escorregadias de sexta-feira para lutar com unhas e dentes com os colegas Jari-Matti Latvala e Kris Meeke e o piloto da Citroën C3, Lappi.

 

   Esappeka Lapi fez o que pode, mas não conseguiu fazer frente ao estoniano, mas terminou emeum belo 2° lugar.

 

Frações de segundo cobriram o quarteto até que Latvala e Meeke atingiram a mesma rocha pelo caminho e acabaram deixando o caminho livre, enquanto Lappi não conseguiu igualar o ritmo de Tänak. Ott Tänak garantiu vitórias consecutivas no Neste Rally Finland no domingo para criar uma grande vantagem entre ele e seus rivais à frente da FIA WRC.

 

Sua terceira vitória nos últimos quatro ralies, por 25.6s do herói em casa Esapekka Lappi, abriu uma vantagem de 22 pontos sobre o campeão reinante Sébastien Ogier em sua busca pelo título de solteira. Tänak seguiu firme na perna final deste a partida no domingo e ainda garantiu a pontuação máxima ao vencer o Wolf Power Stage para ganhar cinco pontos de bônus.

 

   Depois do furo de pneu no sábado, Jari-Matti Latvalla pilotou muito para recuperar o atraso e subir no pódio em casa.

 

Em segundo lugar, o vencedor do rally de 2017, Esappeka Lappi, representou um retorno bem-vindo à sua forma após uma temporada magra. Ele terminou 7.6s à frente de Latvala, que recuperou boa parte do tempo perdido depois de sua escapada que perfurou um pneu traseiro.

 

Andreas Mikkelsen foi outro para redescobrir seu ritmo. Dirigindo seu Hyundai i20, ele segurou Ogier por 2.7s para terminar em quarto. Ogier lutou contra a doença nos últimos dois dias, e superou Craig Breen em sua luta de três vias que envolveu também Thierry Neuville.

 

   Thierry Neuville e Sébastien Ogier foram os grandes derrotados do final de semana. Foram relegados a coadjuvantes.

 

Breen impressionou em seu primeiro carro no WRC em um i20 e o irlandês emprestou uma ajuda ao companheiro de equipe Thierry Neuville na disputa pelo título belga. Ele, deliberadamente, sofreu uma penalidade de 20 segundos, permitindo a Neuville ultrapassá-lo e terminar em sexto para marcar pontos extras. Teemu Suninen, o vencedor da WRC 2 Pro Kalle Rovanperä e o vencedor da WRC 2, Nikolay Gryazin, completaram a tabela de classificação dos 10 primeiros.

 

Gus Greensmith abandonou quando estava em nono lugar depois de colidir com seu Fiesta em uma árvore, enquanto Meeke parou novamente quando bateu em uma pedra e danificou a suspensão de seu Yaris.

 

   Com 22 pontos de vantagem e 4 vitórias no campeonato, Ott Tänak pode ser apontado com o favorito ao título deste ano.

 

O campeonato retorna ao asfalto na Alemanha no final deste mês pela primeira vez desde março. O ADAC Rallye Deutschland está sediado em Bostalsee de 22 a 25 de agosto. O campeonato tem Ott Tänak com 180 pontos, Sébastien Ogier com 158, Thierry Neuville com 155, os três na luta pelo título. Elfyn Evans com 78 pontos e Andreas Mikkelsen com 71 completam o top 5.

 

Arrivederci,

 

Redação do Rally.it 
Last Updated ( Friday, 27 September 2019 21:11 )