Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Uma boa ideia e uma conta que não fecha PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 06 August 2019 22:12

Nesta última semana eu me livrei de uns 90% dos meus grupos de whatsapp por cansar de ler e ouvir gente “relinchando e zurrando” aquilo que elas acham ser sabedoria. Perdi a paciência (que no meu caso, nunca foi muita) e não pretendo perder meu senso de humor.

 

Entre as minhas leituras recentes, uma me fez dar enormes gargalhadas, mas também me fez ficar furioso apenas pela possibilidade de expor ao ridículo um dos meus ídolos, um dos Nobres do Grid e uma pessoa que já foi vítima da estupidez e da boçalidade de muita gente nesse país.

 

Como corretor de imóveis, se tem uma coisa que eu preciso saber é matemática, e preciso saber fazer contas rapidamente – com a calculadora para mostrar aos clientes que meus imóveis são (e são) os melhores do mercado e com a cabeça para calcular minha comissão – e contas simples, como as operações básicas, eu domino.

 

Lá em São Paulo, terra de um dos automobilismos mais fortes do país, temos há alguns anos uma categoria chamada Fórmula Vee. É uma categoria de monopostos de baixo custo. Carros sem aerofólios, mecânica simples, manutenção relativamente barata, pneus de carro de rua... poderia ser uma categoria interessante para um piloto sair do kart e dar um passo neste mundo, mas com a precocidade com que os pilotos estão tentando chegar na Fórmula 1, os pilotos que pensam neste mundo das rodas descobertas já estão com os olhos voltados para o exterior. Alguns ainda como kartistas, como foi com Caio Collet e Gianluca Petecof. Pelo que apurei a categoria tem o grid com muitos pilotos Sênior, Super Sênior e Munrá.

 

    A Fórmula Vee surgiu há alguns anos em São Paulo. Uma categoria de baixo custo, que poderia ser o primeiro passo pós-kart.

 

O problema para os pilotos brasileiros é que correr fora do país é caro (e com o câmbio do dólar sempre de prosa com os 4 reais, fica mais caro ainda). Por conta dessa limitação financeira e vendo o nível de profissionalismo que a Stock Car tem e com ele a possibilidade de ser piloto e ganhar dinheiro aqui no Brasil, os garotos estão olhando mais pra dentro do que pra fora. Some-se a isso o fortalecimento e uma talvez mudança gradual no perfil da Porsche, queimar uma fortuna e com a possibilidade de retorno pequena, sair do Brasil pra quê?

 

A gente tem que tirar o chapéu e aplaudir todo empresário, ex-piloto, dirigente ou mesmo um investidor em busca de retorno financeiro que decide apostar no automobilismo como meio, como negócio, como forma de ganhar dinheiro (licitamente, por favor) e quando eu comecei a ler a ideia dos diretores da Fórmula Vee em São Paulo em trazer para o Brasil a Fórmula 4, categoria homologada pela FIA e que dá pontos na corrida pela superlicença cheguei a me animar... antes de começar a rir e depois me irritar.

 

    Da dir. para Esq: Andrei Valerio, Flavio Menezes, Wilson Fittipaldi Jr. e Adriano Santos.

 

Como iniciativa, sensacional. A Confederação Brasileira de Automobilismo manifestou-se dizendo que “dá todo o apoio” (pelo que consegui de informações, não seria cobrada a “taxa” de categoria nacional que toda categoria tem que pagar), mas aí vem aquela conversa de que, “de boas intenções o inferno está cheio” e mesmo com a lacuna deixada pelo fim das atividades da Fórmula 3, com seus carros defasados e donos de equipe teimosos em insistir em espremer uma laranja que já deu todo suco que tinha, os promotores da Fórmula Vee pegaram um trem surreal.

 

O planejamento inicial dos promotores Andrey Valério e Flavio Menezes prevê a importação de 12 chassis (atualmente Tatuus, Dome, Mygale e Ligier/OnRoak são as fabricantes homologados pela FIA), com a motorização dependendo de acordos com montadoras. Os motores homologados são o Abarth, Ford, Geely, Honda, Renault e Toyota e há possibilidades de compatibilidades com todos os chassis.

 

    A Fórmula 4 italiana tem um grid de quase 30 carros, sendo a mais forte da Europa e atrai pilotos de todo o mundo

 

O custo de uma temporada da Fórmula 4 nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e Itália é de meio milhão de dólares (isso se o piloto passar ileso pela temporada inteira, sem estourar motor, bater e quebrar o carro, algo raríssimo em categorias de acesso) e os brasileiros estão dizendo que farão a temporada ao custo de menos de meio milhão de reais. Aí eu não preciso nem de calculadora para ajudar a fazer a conta.

 

Se for para fazer uma temporada de Fórmula 4 aqui no Brasil por esse valor, de quase ¼ do valor que um piloto paga para fazer na Europa ou nos Estados Unidos, não tem que trazer somente 12 carros... tem que trazer uns 40! Sim, porque com esse valor por temporada todos os pilotos do mundo entre 15 e 18 anos vão largar os campeonatos europeus para correr aqui no Brasil. Vai ser o melhor investimento da vida deles!

 

   Matémática é uma coisa maravilhosa. Mesmos para os conceitos mais básicos, aprender a fazer as contas certas é fundamental.

 

Nos anos 60, antes de eu nascer, existia um “programa educacional” chamado MOBRAL. Criado e mantido pelo regime militar, durante anos, jovens e adultos frequentaram as aulas do Mobral, cujo objetivo era proporcionar alfabetização e letramento a pessoas acima da idade escolar convencional, com uma metodologia utilizada pelo programa de alfabetização funcional baseava-se em vários objetivos, como: desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, escrita e matemática básica (as quatro operações que eu aprendi bem).

 

Acho que esse pessoal da Fórmula Vee tá precisando voltar pra escola para reaprender matemática, porque essa conta que eles estão fazendo é totalmente impossível de fechar. Por mais boa vontade que esses promotores tenham, isso não é suficiente para tirar esse projeto do papel e nesses horas, meu medo é outro...

 

    Wilson Fittipaldi Jr. é um tesouro do nosso automobilismo e empresta todo seu conhecimento à Fórmula Vee.

 

Esses empresários tem como consultor e nome de peso para dar credibilidade atualmente para a Fórmula Vee (que andou muito abalada com os conflitos do “criador” da categoria, hoje uma espécie de “arroz de festa” nos boxes) um dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro e um dos Nobres do Grid: Wilson Fittipaldi Jr. É bom que eles ponham os dois pés no chão e não as mãos junto com eles.

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva 
Last Updated ( Wednesday, 25 September 2019 02:20 )