Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A Fórmula 1-B PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 25 March 2010 13:06

 

No ano passado, quando entre as propostas de redução de custos para a fórmula 1 levaram os “sábios dirigentes” da FIA e da FOM a quase criar uma “divisão” na categoria, com carros “economicamente corretos” tendo motores com mais giros e permissão para testes extras correndo contra os “poderosos vilões gastadores”, que teriam motores limitados e testes restritos caso não se adequassem ao risível teto de orçamento proposto – e quase imposto – por Max Mosley, muito mais ainda haveria por vir. 

 

O plano de se fazer “uma nova Fórmula 1” em 2010 passou por um “vestibular” para promover a elevação do número de equipes para 13 e de carros para 26 no grid. O que se viu foi um processo suspeito, com critérios não escritos no edital onde candidatos com estrutura melhor ou suportes mais fortes do que oe candidatos eleitos foram preteridos em função da escolha do motor que usariam. As eleitas – todas – apontaram como seu motor os ingleses Cosworth, ingleses assim como Max Mosley. 

 

Das quatro eleitas 1 “morreu sem sequer ter nascido”, outra – que já estava recebendo a extrema unção – foi salva na “bacia das almas” e assim, o crescimento da categoria não passou de um inchaço.  

 

O resultado disto pode ser visto nos testes pré temporada – de quem treinou, pois teve gente que só conseguiu ir para pista no Bahrein – onde os carros das equipes novatas foram muito mais lentos que os das equipes já estabelecidas na categoria. Na corrida de abertura da temporada, estes carros foram 6; 8; 10 segundos mais lentos que o último das outras equipes. 

 

O longo traçado do circuito barenita,  adiou por algumas voltas que os lentos retardatários fossem alcançados pelos líderes, algo que não ocorrerá neste final de semana em Melbourne. Assim teremos 6 chicanes móveis pela pista... os carros da Fórmula 1-B!  

 

Quem sabe até não acabe dando alguma emoção na prova que acontece no meio da madrugada – no Brasil – e mantenha os heróicos espectadores acordados... 

 

Toni, espero que a viagem de férias esteja sendo boa. 

 

Até a próxima, na coluna Grand Prix Legends,

 

Willy Möller 

 

Last Updated ( Thursday, 25 March 2010 13:19 )