Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Stock e Truck juntas 2020 inteiro é a solução? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 06 April 2020 17:59

As duas maiores categorias do Brasil, Stock Car e Copa Truck, já tinha anunciado que fariam algumas etapas juntas nesta temporada de 2020. Agora, quando todos fomos atingidos pelo tsunami do coronavírus, acredito que essa ideia poderia ser ampliada. O que isso quer dizer? Simples, pois como este ano está, se tudo correr dentro do esperado, cortado pela metade, as duas poderiam fazer todas, ou praticamente todas as corridas juntas. Seria uma espécie de racing day. Os organizadores conseguiriam economizar dinheiro com o aluguel de um só autódromo para ambas e, também, diminuir a dificuldade para encontrar datas num espaço de tempo reduzido como o que terão de enfrentar.

 

Dizem por aí que a Stock Car está com grandes dificuldades de completar, pelo menos teoricamente, um grid com 22, 23 carros número este que já estaria fechado. Além do Covid-19 outro problema que tem afetado a categoria há algum tempo é o vírus do preço alto. É muito caro correr numa equipe média, uma daquelas que dê condições de brigar, pelo menos, por um esporádico pódio ou, sendo bem otimista, pela vitória na segunda corrida da rodada dupla. A coisa está feia. Vários pilotos, entre eles os mais conhecidos, já garantiram cockpit, mas a Stock não vive só deles. Existem muitas equipes consideradas menores – pelo escasso número de vitórias e pódios – que também precisam sobreviver. Para manter mecânicos, engenheiros, cozinheiros, enfim todo o grupo de trabalho, precisam de pilotos pagantes e esses mesmos pilotos necessitam de patrocinadores.

 

  A Stock Car estava se desenhando com uma temporada difícil e cara para 2020 e o grid apontava para um encolhimento.

 

Andei sabendo que alguns desses patrocinadores já andam tirando o time de campo. Afinal, como explicar que o coronavírus leva à demissão de funcionários de determinadas empresas e eles continuam investindo grana alta no automobilismo? Num momento como esse publicidade e marketing ficam em segundo ou terceiro plano. Dinheiro é recuperável. Vidas humanas não! O que se imaginava de mais complicado, em termos econômicos, também está acontecendo.

 

Antes da disseminação deste vírus, a conversa na Copa Truck era de que a situação estava boa depois de um ano em que passaram a pão e água. Bem boa agora, pois já estariam contando com mais de 30 caminhões no grid. Superior à Stock Car. Isso teria de levá-los a fazer um qualifying em determinadas pistas que não comportam essa quantidade de brutos. Agora, com a disseminação do coronavírus, ninguém sabe a reação das empresas, sejam grandes ou pequenas, a esse corte imposto pelo bichinho invisível a olho nu.

 

  A Copa Truck passou um ano difícil e tinha uma boa perspectiva para 2020, com 30 caminhões no grid. Contudo, veio o vírus...

 

Se por um lado cada categoria enfrenta seus próprios problemas, por outro o que tenho ouvido, de ambos, é que a única informação que donos de equipes e pilotos têm recebido com constância é a da necessidade de se lavar bem as mãos e usar álcool gel, além da quantidade de pessoas infectadas no Brasil e no mundo. Agora, algo que possa ajudá-los a falar e acalmar os patrocinadores, por enquanto, nada!!!!! Falta comunicação dos promotores/organizadores com eles para que possam levar algo a quem dá a grana para a categoria continuar, os patrocinadores.

 

Pílulas

 

1 - Contam por aí que as dificuldades financeiras da Truck começaram ano passado, quando a Firestone saiu da categoria e a Ford fechou sua fábrica em São Bernardo, na Grande São Paulo. A categoria passou a ter de pagar integralmente pelos pneus e um fabricante a menos também atrapalhou a, digamos assim, montagem da temporada.

 

2 - Um passarinho me contou que, apesar do mar revolto, repleto de tsunamis e terremotos, surge uma luz no horizonte. Existe a possibilidade de termos uma categoria, digamos assim, nova mesmo neste ano dificílimo. Assim que tiver mais informações, passarei a todos.

 

#FiqueEmCasa

 

Milton Alves