Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O mundo real de Charles Leclerc PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 01 May 2020 20:32

Olá fãs do esporte a motor,

 

Com o meu consultório ainda funcionando no “modo online”, tenho tentado atender da melhor maneira possível meus pacientes. Se por um lado está sendo complicado trabalhar com fuso horários de diversas partes do mundo, por outro lado fazer as sessões com ele em suas casas tem sido uma experiência muito interessante e, em alguns casos, bem divertidas.

 

Daniel Ricciardo, por exemplo: nossa última sessão foi na varanda de sua casa, com uma linda área verde ao fundo e ele “improvisou” uma rede para ser o nosso Divã. Daniil Kvyat conseguiu comprar um Divã parecidíssimo com o que tenho no consultório e colocou uma câmera mais ou menos na posição que eu sento no meu consultório e com um ângulo de visão bem próximo do que olho para meus pacientes. Estamos tentando fazer algo interessante dessa nova experiência. Acredito que estamos crescendo.

 

Quem está “ficando grande e cada vez maior” é Charles Leclerc, que eu estou chamando de “o rei das pistas virtuais”. Ele tem ganho as corridas que a Fórmula 1 está dando suporte nas disputas virtuais online que tem sido transmitidas para todo o mundo. Uma forma de manter – ou pelo menos tentar – o público que é fã da categoria ligado em alguma “ação de pista” enquanto passamos pelo isolamento social que está sendo exigido por conta da pandemia do COVID 19.

 

 

 

Nossas sessões semanais tem sido muito divertidas, especialmente quando ele faz a conexão na sacada de seu apartamento naquele lugar horrível onde ele mora, com aquela baía cheia de barcos feios, de água azul horrorosa. Juro que um dia vou ser rica para, pelo menos, passar uma semana nesse lugar e pagar tudo sem ter um princípio de infarto.

 

Charles anda se cuidando física e mentalmente para o campeonato – real – quando este começar, mas enquanto isso não acontece, entre seus programas de treinamento físico e fortalecimento mental, ele tem sido a grande estrela das corridas virtuais que a Fórmula 1 está promovendo, com GPs em pistas do campeonato deste ano e com carros incrivelmente reais, como os carros de 2019. Eu só desconfio que a Ferrari era aquela de antes da investigação da FIA sobre o motor. Afinal, ele está vencendo tudo (que maldade a minha... hahaha).

 

 

 

Com contrato renovado até 2024, Charles está em um momento tranquilo de sua vida, plenamente consciente de que é a aposta da Ferrari para esta década que está começando e que, mesmo com tão pouca idade, sente-se totalmente capaz de enfrentar este desafio interno, assim como os desafios que já tem e que aumentarão nos próximos anos. Afinal, Lewis não vai continuar correndo para sempre e que o futuro (e já presente) será a disputa com Max Verstappen, na Red Bull, e com o piloto que a Mercedes colocar como aposta depois de Lewis se aposentar – possivelmente George Russel, mas sem desprezar os demais pilotos de sua geração em outras equipes.

 

As corridas virtuais tem duração semelhante as das corridas reais, com uso de estratégias e condições de corrida extremamente próximas do que é uma corrida em um autódromo real. Charles brinca e diz que a melhor parte é não terminar completamente suado com o calor de dentro do cockpit e o uso do macacão, que geram um enorme desgaste físico, mas confessa que o nível de exigência de concentração é praticamente igual.

 

 

 

Quando nossa última sessão entrou por este meio das competições virtuais, não pude deixar de instigar meu paciente a falar um pouco sobre a “concorrência”, especialmente pelo fato de os principais participantes dessas corridas serem os pilotos – e nem todos – com menos de 25 anos que fazem parte do grid, sem a presença de seu companheiro de equipe ou da dupla da Mercedes, por exemplo. Ele brincou e disse que “talvez eles não achem graça” em correr em um simulador, mas voltando a um tom sério, disse que certamente eles tem treinado muito e trabalhado em seus carros, como se estivessem na fábrica. Inclusive ele tem feito isso.

 

Uma das coisas que a Ferrari impõem aos seus pilotos é não falar sobre assuntos internos do que está acontecendo com relação aos trabalhos da equipe, mas com o carro tendo apresentado tantas dificuldades na pré-temporada em Barcelona, eu tinha que tentar sentir como estava a reação do meu paciente com relação ao que ele vinha sentindo para, quando puderem voltar para a pista, se soluções haviam sido encontradas para corrigir as falhas.

 

 

 

Bem treinado pela equipe, Charles não entrou em detalhes e falou o obvio, dizendo que todas as equipes trabalham muito em suas fábricas com os dados colhidos na pista no final de semana para que seus carros evoluam de uma corrida para outra e que isso não seria diferente na Ferrari. Para ele, o carro que for para a pista, tanto da Ferrari com das outras equipes, mesmo sem mudanças visuais, irão se comportar de forma diferente em relação ao que foi visto em fevereiro, ainda mais depois de tanto tempo passado.

 

Mas voltando aos mundo do automobilismo virtual, Charles disse que gostaria de poder disputar corridas contra alguns pilotos que já se retiraram das pistas e comentou que ficou feliz quando viu Jenson Button participar de uma das corridas deste ano. Perguntei se algum piloto em especial ele gostaria de enfrentar e ele disse que um campeão do mundo como Nico Rosberg seria ótimo e ver correndo pela Mercedes, por exemplo (#ficaadica Nico), mas que também gostaria de ver como se sairiam Alain Prost e Damon Hill, por exemplo, mas que gostaria de enfrentar Ayrton Senna e Michael Schumacher, mas não contra um programa, mas poder vê-los na telinha lateral onde aparece o rosto dos pilotos que participam da competição da F1.

 

 

 

Também fica a dica para a categoria de, quem sabe, reunir alguns dos grandes pilotos dos anos 80/90 ou 2000 para corridas virtuais. Será que eles topariam? Alguns certamente sim.

 

Enquanto isso, vamos continuar assistindo os shows de Charles ou teremos adversários mais duros nas próximas corridas?

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares 
Last Updated ( Friday, 15 May 2020 15:22 )