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GP Brasil em risco? Possibilidades e consequências PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 01 July 2020 20:53

Caros Amigos, um dos maiores males dos últimos tempos, onde deveríamos viver uma era de informação abundante e praticamente em tempo real, estamos passando por situações cada vez mais contraditórias e aquilo que deveria gerar conhecimento e segurança virou o campo fértil da desinformação através das fakenews.

 

Os órgãos de mídia, aqueles que sempre tiveram a posição, o ferramental e o dever de manter a sociedade informada sofre cada vez mais a concorrência de novas mídias e novos meios de “propagação de notícias”. Aquilo que poderia ser uma coisa boa para todos tem sido justamente o contrário.

 

Um dos grandes problemas que este tipo de situação gera é a insegurança com relação ao que pode ou não acontecer e a fronteira entre a especulação e a fakenews torna-se tênue quando temos um sem número de “veículos de mídia”, alguns especulando, outros inventando e ainda com aqueles que usam “traduções mecânicas/eletrônicas” para atender seus públicos.

 

Neste final de semana teremos a abertura da temporada da Fórmula 1 e suas categorias de apoio, assunto sobre o qual escrevi a nossa coluna na semana passada. Já existe um calendário – até o momento – definido, com etapas na Áustria, Hungria, Inglaterra, Espanha e Itália. Etapas como Austrália, Azerbaijão, Singapura e Japão foram canceladas. A China ainda tem o interesse em realizar sua corrida, assim como a Russia. O encerramento da temporada está praticamente definido para os países árabes e no meio disso fica o continente americano, com México, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

 

Até o momento não há nenhuma definição em relação ao que aconteceria, onde e em qual data. Com eventos acontecendo em finais de semana consecutivos, quanto menores forem as distâncias a se percorrer – por ar ou por terra – mais fácil ficam os trabalhos para as equipes – de competições e de retaguarda – lembrando, por exemplo, que pneus para locais distantes eram definidos com meses de antecedência e talvez até isso precise ser repensado.

 

Até o momento há uma incerteza com relação a realização da etapa brasileira. A data, no início de novembro, está sofrendo com duas frentes contra o evento: o primeiro é o índice de casos do coronavírus no país como um todo, do estado de são Paulo em particular e com o conflito entre as autoridades federal e estadual nas políticas de combate e controle à pandemia. O outro é o processo de alteração da data das eleições municipais, com o primeiro turno passando para o dia 15 de novembro, deixando apenas a data do dia 8 do mesmo mês para a realização da corrida em Interlagos.

 

Uma questão importante a ser definida é: se o cancelamento partir da FOM através do Grupo Liberty Media, Como ficará a relação com o promotor local, que tem um contrato de realização do evento válido para 5 etapas e sendo esta, de 2020, a última do contrato em vigor? O Grupo Liberty Media teria que compensar financeiramente o promotor do evento de 2020? Teria que estender o contrato por um ano e garantir para Interlagos a realização do GP Brasil de 2021 em São Paulo? Isso, inclusive, deveria ser interessante para o Grupo Liberty Media, que ganharia tempo para definir o que fazer e se continuará fazendo a etapa brasileira, vendo possibilidades de a mesma continuar em São Paulo ou ir para outra cidade.

 

Até o momento não há nenhum posicionamento de nenhuma das autoridades, locais ou da FOM, com relação ao destino do GP Brasil de Fórmula 1, apenas especulações. Particularmente não gosto de trabalhar com especulações, mas com probabilidades e lógica. No mercado financeiro onde trabalho, palpites e achismos não costumam ter espaço, mesmo que por vezes dê certo.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva 
Last Updated ( Wednesday, 01 July 2020 22:59 )