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E o mundo conheceu Drugovich! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 05 July 2020 12:32

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Vamos tentar colocar em prática o meu plano maluco de escrever semanalmente para a galera que me acompanha no site dos Nobres do Grid. Espero que dê certo.

 

Neste final de semana teremos as primeiras corridas da Fórmula 2 e da Fórmula 3 na Áustria, no circuito da Red Bull, onde também vão correr na semana que vem.

 

Temos cinco brasileiros na pista: na Fórmula 2, Pedro Piquet (Equipe Charouz Racing System), Felipe Drugovich (Equipe MP Motorsports) e Guilherme Samaia (Equipe Campos Racing). Na Fórmula 3 temos Enzo Fittipaldi (Equipe HWA Racelab) e Igor Fraga (Equipe Charouz Racing System). Vergonhosamente, os canais de esportes da televisão brasileira não vão transmitir nada, absolutamente nada das corridas de ambas as categorias e, por conta do contrato em vigor dos direitos da Fórmula 1, não é permitido a compra e o acesso a transmissão do streaming oficial da FOM... bom, vamos então de link pirata!

 

Na sexta-feira da Fórmula 3, no treino livre, o mineirinho guerreiro, Igor Fraga foi o 8° entre os 30 carros desse grid gigante. Um bom resultado para a estreia, mas seus companheiros de equipe Roman Stanek e David Schumacher, 3° e 4°, respectivamente. Já o neto de Emerson Fittipaldi, Enzo, não achou um problema com o carro, que não abria o DRS na pista e ficou com a 29ª e penúltima posição.

 

 Na F3, com problemas no DRS, que não abria, Enzo Fittipaldi não conseguia ser rápido e largou na penúltima posição do grid na C1.

 

O problema foi no treino classificatório: Igor Fraga teve problemas na ECU do carro, que já havia aparcido no final do treino livre, deu apenas 5 voltas e ficou com fora da disputa, amargando o último lugar. Enzo Fittipaldi continuou sem o DRS do carro e numa pista com 3 retas isso foi fatal. Ele ficou com o 29° tempo, longe de seus companheiros de equipe, Jack Hughes e Jack Doohan, 5° e 15°, respectivamente.

 

A Fórmula 2 também foi pra pista na sexta-feira e no seu treino livre, onde se viu muito equilíbrio, com 15 pilotos dos 22 inscritos dentro do mesmo segundo, entre os três brasileiros foi Felipe Drugovich foi quem se saiu melhor, ficando com o 6° melhor tempo, superando seu companheiro de equipe, com experiência na categoria, Nobuharu Matsushita (14°). Pedro Piquet ficou com o 16° tempo, seis posições atrás de seu companheiro de equipe, o experiente Louis Deletraz (10°). Guilherme Samaia sofreu com o mau desempenho dos carros da Campos Racing. Ele foi o 20° colocado e seu companheiro de equipe, o experiente e rápido Jack Aitken foi o 18°.

 

  Na F2, o campeão da Eurofórmula de 2018 mostrou que não viria fazer figuração na F2. Felipe Drugovich supreendeu com a P2.

 

Na classificação, com sol, mas pista fria, os carros foram para pista e muito equilíbrio continuou. Todos tiveram a mesma ideia para os 30 minutos de qualificação sem essa coisa de Q1/Q2/Q3. Tentativa 1 nos 15 primeiros minutos e tentativa 2 nos 15 finais. Aquecer os pneus foi um problema na parte final, Felipe Drugovich fez uma volta sensacional e conquistou o 3° tempo antes de uma bandeira vermelha interromper o treino com 5m25s para o final. Quando os carros voltaram, ele foi ainda melhor e marcou o 2° melhor tempo antes de uma bandeira amarela fazer com que meio grid abortasse sua tentativa final. Pedro Piquet foi um deles. Depois de estar na 8ª posição, caiu para 15°. Guilherme Samaia continuou sofrendo com a Campos e foi apenas o 19°.

 

Na madrugada do sábado aqui no Brasil, manhã na Áustria, tivemos a corrida 1 da Fórmula 3, com 24 voltas em um sábado ensolarado. Os dois brasileiros saíram da última fila, mas fizeram uma primeira volta sensacional. Igor Fraga ganhou 10 posições e Enzo Fittipaldi 7. Na volta seguinte, mais 1 posição cada, com Fraga em P19 e Fittipaldi em P21, era hora de escalar o pelotão e tentar chegar na P10 (novidade para 2020), para largar na pole na corrida do domingo.

 

  Depois de um problema eletrônico que o fez largar em último, Igor Fraga voou e foi quem mais posições ganhou na C1. 

 

Fraga já estava em P17 quando veio um alerta da direção que ele estaria sob investigação por perder uma parte do carro (felizmente, sem nenhuma ação), quando estava no pelotão de disputa pelo 12° lugar. Enzo, em P18, liderava outro pelotão 3s atrás, mas que juntou tudo com o ritmo mais lento da disputa pela P12. No terço final da prova Fraga ainda conquistou mais uma posição no pelotão que lutava pela P12, não foi além de 16°. Enzo foi o 18°. A Prema ficou com P1, P2 e P4.

 

A corrida 1 da F2 encontrou uma condição de pista bem diferente, com o sol aquecendo o asfalto mais de 20°C mais quente do que na classificação para as 40 voltas da corrida do sábado. Os 3 brasileiros em situação bem distintas (Drugovich na primeira fila, Piquet com um bom carro, mas em 15° e Samaia brigando com o carro em 19°. Apagadas as luzes vermelhas, Drugovich não largou mal, mas o P3 pulou na ponta e na primeira volta ele caiu para P4, superado por Schumacher. Pedro Piquet manteve a 15ª posição enquanto Samaia subia para 17°.

 

 Na F2, Felipe Drugovich mostrou que tem mais talento do que carro na F2. Ainda assim, terminou em P8 e com a pole do domingo. 

 

Na 8ª volta Shwartzman superou Drugovich, que caiu pra P5, mostrando que estava limitado pelo carro, segurando bravamente o pelotão até a volta 10, quando entrou para os pits na parada obrigatória, colocando os pneus mais duros, voltando em 17°. Piquet e Samaia largaram com os pneus mais duros e estavam em outra estratégia. Estranhamente, Piquet foi para o pit na volta 13. Samaia parou na volta 15.

 

Após todos pararem Drugovich estava na 7ª posição, na 24ª das 40 voltas. Piquet era o 14º e Samaia o 16º, com o problema de Markelov, que parou em um local perigoso, o Safety Car foi mandado para a pista e juntou todo o pelotão para as últimas voltas. Os fiscais foram rápidos e duas voltas depois tivemos bandeira verde. Drugovich teve que se defender dos ataques de Alesi, com pneus mais novos e macios. Ele resistiu o quanto pode e passou a defender a posição da pole contra o companheiro de equipe, Matsushita, e conseguiu! Em uma performance discreta, Piquet foi o 13° e logo atrás do companheiro de equipe, Samaia foi o 16°.

 

 Enquanto Drugovich brigava pelas primeira posições, Piquet e Samaia brigavam para tentar sair do meio debaixo do pelotão.

 

Na manhã do domingo, tivemos a corrida 2 da F3, com 24 voltas e Igor Fraga largando em 16° com Enzo Fittipaldi em 18°. Novamente com sol, os carros largaram e desta vez foi Enzo Fittipaldi que avançou bem na largada, completando a primeira volta em 15°, com Igor Fraga caindo para 17°. Os dois começaram a subir e na volta 8 estavam em 14° e 15°. Na volta 11 foi acionado o safety car virtual. Fittipaldi era o 11° e Fraga o 14° e bastou uma volta para a corrida recomeçar.

 

Fittipaldi entrou no pelotão que ia do 2° ao 12° colocado enquanto Fraga não conseguia render e perdia uma posição, caindo para 15° e na 19ª Stanek acertou a placa do DRS e a jogou na pista, provocando o safety car que juntou o pelotão para as últimas voltas. Fittipaldi era o 10º e Fraga o 15°. O carro de segurança demorou tempo demais para uma limpeza tão simples e tivemos a relargada par 2 voltas insanas.

 

 Na F3, na corrida do domingo, situações distintas: Fittipaldi avançou da 18ª para a 9°. Fraga, com problemas, foi o 26°

 

Fittipaldi ganhou uma posição e Fraga se tocou com Hauger no final da volta, danificando o carro e caindo para 26° no final. Enzo Fittipaldi marcou seus primeiros pontos na temporada, que terminou o final de semana liderado por Oscar Piastri, com 30pontos, seguido por Liam Lawson 23 e Logan Sargeant 18. Enzo tem 2 pontos e Igor Fraga ainda não pontuou.

 

Menos de uma hora depois os carros da F2 estavam indo para pista para as 28 voltas da corrida do domingo, com Felipe Drugovich largando na pole, Pedro Piquet em 13° e Guilherme Samaia em 16°. Apagadas as luzes vermelhas, fez uma grande largada e pulou na frente com alguma folga. Piquet ganhou uma posição, mas Samaia caiu para 20°. Na 2ª volta tivemos o safety car acionado com o motor estourado de Alesi.

 

 Na F2, no domingo, novamente tivemos realidades distintas para Drugovich, Piquet e Samaia, mas um final de arrepiar!

 

A relargada ia ser na volta 5, mas Gelael parou em outro ponto da pista, prorrogando a intervenção por mais uma volta. Piquet era o 13° e Samaia o 17°. Liberados, Drugovich largou espetacularmente enquanto Samaia perdia duas posições. O safety car voltou pra pista na volta 8 com o acidente que tirou Ghiotto da prova. Piquet continuava em 13° enquanto Samaia subia para 15°. Com a corrida retomada na volta 11.

 

Drugovich fez outra grande largada, mas a corrida teve mais um safety car com o carro da Armstrong parado no meio da pista na 14ª volta. A corrida foi retomada na volta 17, com mais uma super largada de Drugovich. Piquet ganhou uma posição, indo para 11° e Samaia ficou em 16°. O brasileiro foi marcando volta mais rápida sobre volta mais rápida enquanto Piquet perdeu duas posições, voltando para 13°.

 

 De ponta a ponta, cravando seguidas voltas mais rápidas, Felipe Drugovich venceu espetacularmente a corrida do domingo.

 

Samaia era o 17°. De ponta a ponta Felipe Drugovich venceu sensacionalmente, com a melhor volta conseguiu mais 2 pontos. Piquet terminou em 13° e Samaia em 15°. No campeonato, a liderança é de Callum Ilott com 27 pontos, seguido por Robert Shwartzman 23 e Felipe Drugovich, 21. Pedro Piquet e Guilherme Samaia ainda não pontuaram.

 

É isso aí, galera. Foi um desafio vencido essa semana. Domingo que vem, espero, tem mais.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos