Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Hamilton x Albon: uma análise técnica PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 13 July 2020 14:26

A Fórmula 1 está de volta e com ela, além da emoção, a discussão. Já na 1ª etapa muito assunto e muita polêmica, afinal Hamilton ou Albon, quem estava errado?

 

Está aí uma ocorrência que jamais teremos certeza de quem estava certo ou errado, mas para uma coisa essa batida serviu: para comprovar o que venho dizendo há anos: “a história existe, porém, são as versões que ficam para contar o fato no futuro”. E as versões são inúmeras, de acordo com quem as conta e com os conhecimentos ou interesses que o narrador possa ter!

 

Antes de falar sobre as regras vou explicar um pouco, sobre o que me motivou a escrever esta coluna. Eu participo de vários grupos de mídias sociais, sendo que muitos deles com Pilotos e Profissionais do automobilismo. Em 3 destes grupos, mais ativos, juntam-se mais de 350 pessoas, são pilotos antigos, pilotos atuais, jornalistas, mecânicos, preparadores, oficiais de competição, entre outros, e obviamente que a conversa que dominou as mídias desde o domingo até a 2ª feira seguinte, foi o acidente entre Hamilton x Albon.

 

  A imagem extraída da transmissão da TV permite uma análise bastante precisa do ocorrido nesse episódio.

 

Nas discussões, conseguimos observar todo tipo de “entendimento”, desde o torcedor apaixonado até o técnico absoluto.

 

Ao longo de minha carreira, e já se vão 45 anos, se contar os 10 anos iniciais que trabalhei de uma forma voluntária, acumulei conhecimento suficiente para dizer que o fato é único, porém as interpretações podem ser várias e cada um interpreta pela experiencia ou pelo conhecimento acumulado ao longo de sua vida. Sobre este acidente, eu posso falar 2 coisas, uma ligada à minha emoção e experiência de quem acompanha corridas há muito tempo e outra ligada à minha condição atual de oficial de competição que devo olhar com “olhos” técnicos, baseado no regulamento!

 

Ao final, falarei sobre estas “duas versões”, mas neste momento quero apenas salientar o quanto estas discussões me trazem a certeza que somos todos iguais (pilotos, comissários, jornalistas, etc.), ou seja, as discussões nos diversos grupos foram muito semelhantes, inclusive me motivou a postar uma reflexão em todos os grupos, vejam abaixo:

 

  Quadro a quadro, temos uma melhor visão do toque entre Lewis Hamilton e Alex Albon no GP da Áustria de Fórmula 1.

 

Acredito que a postagem no whatsapp abaixo traduz o meu posicionamento, mas para deixar bem claro:

 

- Eu, enquanto torcedor do automobilismo, e pela experiência que adquiri, acho que o Albon errou e que jamais deveria tentar passar por fora em uma decisão, e principalmente contra um piloto aguerrido.

 

- Eu como oficial de competição, tenho plena convicção que o Hamilton mereceu a punição, já que o regulamento atual diz que, “espaço conquistado deve ser respeitado” e o Albon conquistou aquela faixa da pista ao colocar do lado do Hamilton.

 

Resumindo: infelizmente os Comissários estão certos!!!

 

Infelizmente, pois cada vez mais as corridas estão burocráticas, tirando a emoção das disputas. Alguns regulamentos dizem até que “o piloto a ser ultrapassado deve deixar espaço àquele que está mais rápido e pretende ultrapassa-lo”...

 

 

Regras são regras, apesar de todo direito que tenho de criticá-las, não posso desrespeitá-las.

 

Se o piloto do lado de dentro estiver atrás na saída da curva, deverá deixar espaço para o piloto do lado de fora.

 

Se o piloto do lado de dentro estiver à frente na saída da curva. É dever do piloto  recuar ou tomar medidas evasivas para evitar uma colisão.

 

Fatos como estes acidentes, além de gerarem muita discussão, também geram muitas críticas às entidades, tais como FIA e CBA, porém, é importante saber que nem a FIA, nem a CBA redigem os regulamentos, na maioria das vezes, os regulamentos são realizados pelos promotores e estes regulamentos, ao longo do tempo vão aumentando, acabam incluindo todas estas regras que diminuem as disputas na pista, às entidades apenas cabe homologar ou não estes regulamentos, e se na redação deles não constar nada que seja antidesportivo ou que gere desrespeito ao esporte, então ele será homologado. Por sua vez, não são os promotores que inventam todas as regras dos regulamentos, muitas delas são solicitações de pilotos e/ou chefes de equipes.

 

  O regulamento desportivo da FIA para a categoria é bastante claro com relação ao que aconteceu e a decisão foi rápida.

 

É por isso que uma categoria, inicialmente tem o um regulamento simples, de poucas páginas e quanto mais velha vai ficando, maior também vai ficando o tamanho de seu regulamento.

 

É isso!

 

Sergio Berti