Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Allez Collet, allez PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 26 July 2020 17:31

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Esse final de semana vai ser um pouco pobrinho em termos de corrida. Só vamos ter a Fórmula Renault Eurocup para escrever aqui na coluna, mas se preparem pra semana que vem... vai ter textão! Tem corrida em tudo que é lugar e eu estarei ferrado. Ferrado mas feliz!

 

Feliz também deve estar – com certeza está – o pernambucano Francisco ‘Kiko’ Porto, que depois de ter sido impedido de embarcar para os Estados Unidos e perdido a abertura da USF2000, finalmente ele conseguiu viajar e vai disputar a etapa da próxima semana em Mid-Ohio.

 

 Depois da rodada dupla de abertura em Monza, as equipes da Fórmula Renault Eurocup continuaram dentro da “Bota”, mas desta vez o palco da disputa seria o autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, de tantas lembranças para os brasileiros que acompanham o automobilismo e onde teríamos a continuação da disputa entre Caio Collet e Franco Colapinto pela liderança do campeonato.

 

Na manhã do sábado tivemos o “qualifying 1”, com muito sol e calor para exigir de pilotos e equipamentos. 20 minutos para decidir tudo em uma pista que, após a mudança na curva Tamburello, tornou-se de difícil ultrapassagem. Na metade do treino Caio Collet estava em um discreto 10° lugar, mas na segunda metade ele foi para a disputa direta pela pole position, que era sua faltando 4 minutos para o final do treino. Nos instantes finais, todos tentaram baixar seus tempos e o brasileiro terminou em 2°.

 

 

 

Quatro horas depois os pilotos estavam de volta à pista para a disputa da primeira das duas corridas do final de semana. Apagadas as luzes vermelhas, Caio Collet segurou a sua posição após o ataque nas primeiras curvas de William Alatalo. Isso permitiu que o líder, David Vidales, estabelecesse uma boa vantagem, que foi aumentando volta a volta, mesmo depois que Collet parou de ser atacado diretamente.

 

Na primeira metade da corrida se confirmou aquilo que eu já tinha falado no início: que as ultrapassagens seriam muito difíceis em Ímola e depois da primeira volta, só perdeu posição quem errou e saiu da pista. Na metade da prova, Alatalo voltou a se aproximar de Collet, a disputa mais apertada na corrida, com o 4° colocado, Victor Martins encostando também. A saída de pista de Petr Ptacek trouxe o safety car para pista faltando 8 minutos para o fim da prova, agrupando o pelotão.

 

 

 

Faltando pouco mais de 2 minutos (+1 volta) tivemos bandeira verde e Collet segurou a posição, mas não conseguiu atacar o líder. Paul Aron saiu da pista na chicane da Tamburello na penúltima volta e encerrou com a ação, garantindo o 2° lugar de Caio Collet e a liderança isolada do campeonato com o 6° lugar de Colapinto.

 

Na manhã do domingo os pilotos voltaram para pista para fazer o treino classificatório para a segunda prova do final de semana. A briga pra valer se deu apenas na segunda metade do treino. No minuto final Caio Collet conseguiu estabelecer o melhor tempo da sessão, mas nos segundos finais William Alatalo roubou a pole e David Vidales fechou a primeira fila, relegando o brasileiro à 3ª posição.

 

 

 

Antes do meio dia (na Itália), os carros voltaram para a pista para a disputa da segunda etapa (de 30 minutos +1 volta), com largada para às 12:15 horas. Caio Collet, largando na 3ª posição, teria uma missão difícil, com as quase impossíveis ultrapassagens em Ímola. Apagadas as luzes vermelhas, era importante largar bem, mas Collet perdeu a posição para Alex Quinn, caindo para 4°. Além disso foi duramente atacado por Victor Martins e a defesa da posição o afastava da luta pelo pódio.

 

Com 23 minutos restantes, Petr Ptacek foi novamente para a brita e o safety car, para pista, agrupando o pelotão, dando uma chance para Caio Collet melhorar sua posição. 5 minutos depois foi dada bandeira verde, mas Collet não conseguiu atacar Quinn, tendo que se defender de Martins. O brasileiro foi ultrapassado na volta seguinte, caindo para 5°. Sem ritmo para acompanhar os carros a sua frente, ainda precisou defender a posição dos ataques de Paul Aron no terço final de prova.

 

 

 

Terminando em 5° Caio Collet manteve a liderança do campeonato com 68 pontos, seguido de Franco Colapinto com 54, David Vidales 50, Alex Quinn, William Alatalo e Victor Martins com 43.

 

No final de semana passado tivemos a rodada tripla da Fórmula 3 Regional das Américas, disputada nos Estados Unidos com a participação de Victor Franzoni e o Mané aqui não conseguiu assistir as corridas (nenhuma das 3) disputadas no Virginia International Raceway. Peço desculpas ao piloto a aos leitores por fazer agora um resumo dos resultados.

 

 No treino qualificatório para a corrida 1, Victor Franzoni ficou aquém do que ele desejava, não conseguindo passar da nona posição. Mas como se fala no futebol, treino é treino e jugo é jogo e, na hora do jogo (no caso, da corrida) o brasileiro foi pra cima, escalou o pelotão e conseguiu o 4° lugar depois de ultrapassar um dos líderes do campeonato e segurar a posição.

 

 

 

O problema do regulamento da categoria é que o grid da corrida 2 é feito em cima das melhores voltas marcadas na corrida 1. Com a batalha pra segurar a quarta posição, Victor Franzoni não conseguiu uma volta tranquila e ficou apenas com a nona volta mais rápida e assim, novamente, largaria em 9°. Na corrida, ele lutou muito, mas não conseguiu subir tanto. Ainda assim, terminou em 6°.

 

Para a corrida 3, ao menos isso, com uma boa volta na corrida 2, Victor Franzoni melhorou sua posição de largada e saiu da incômoda nona posição para o 5° melhor tempo e largar na terceira fila. Dada a largada, o brasileiro partiu pra cima, pulou para 4° e brigou muito pelo pódio, mas não conseguiu a ultrapassagem que lhe daria o 3° lugar. Ao final da rodada tripla, o líder é o invicto Linus Lundqvist com 125 pontos, seguido de David Malukas com 76, Joshua Car 64 e Victor Franzoni é o 4° com 51. E a próxima rodada tripla é em Barber, na próxima semana.

 

 

 

Mais um desafio vencido e espero que todos tenham gostado desta nova coluna semanal do nosso site. Domingo que vem vamos tentar fazer de novo. Teremos uma quantidade imensa de corridas e se não der pra fazer tudo, ver tudo, vou ter que deixar alguma coisa pra semana seguinte. Vamos fazer o melhor para os leitores.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos