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Riscos invisíveis com materiais inflamáveis PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 06 August 2020 11:25

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Quem já viajou aos Estados Unidos e ao Canadá, tendo alugado um carro para passear ou trabalhar, ir de uma cidade para outra, vivenciou uma experiência que não temos no Brasil: abastecer você mesmo o seu carro na bomba de combustível.

 

Marido achou isso muito estranho (e não se acostumou até hoje), ter que sair do carro, escolher a mangueira, acionar a máquina e encher ele mesmo o tanque. No Brasil, como sabemos, tem o “frentista”, que faz essa operação para você enquanto muita gente fica tentando explodir o posto de gasolina, mexendo e falando no celular.

 

Você não leu errado. Ficar fazendo uso do seu telefone celular, o uso de videogames ou qualquer outro equipamento a bateria que possa criar um arco de eletricidade estática pode causar um desastre daqueles de sair no Jornal Nacional aí no Brasil ou no “Breaking News” das redes de TV aqui na América do Norte.

 

 Em todo mundo, nos postos de abastecimento de conbustível, há avisos muito claros sobre o não uso de telefones celulares.

 

Quando estamos em posto de combustível é “normal” sentirmos o “cheiro de gasolina” ou outros combustíveis que nele são comercializados, como o etanol ou o óleo Diesel. Mas porque sentimos estes odores? Muito simples! Porque há, naquela atmosfera onde você se encontra uma determinada concentração de vapores daquele combustível que você está “sentindo o cheiro”. Mas nossos narizes não são um instrumento de precisão capaz de medir a quantidade de vapor de combustível está na atmosfera. Assim começa o perigo!

 

Faixa de explosividade de um combustível.

 

Gases inflamáveis, vapores de líquidos inflamáveis ou combustíveis e sólidos podem pegar fogo através de uma fonte de ignição, caso estiverem em concentrações específicas representada em uma escala nomeada de limites de explosividade.

 

 Para uma substância inflamável entrar em combustão é preciso que haja uma mistura "ideal" entre vapores desta e oxigênio. 

 

Um conceito importante que vimos nas nossas aulas de química é o de “Ponto de Fulgor”. Também chamado de “Flash Point”, é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte capaz de gerar uma ignição. O ponto de fulgor, ou Flash Point, não é suficiente para que a combustão seja mantida.

 

Por mistura inflamável, para a obtenção do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosférico suficiente para iniciar uma inflamação em contato com uma fonte de calor (isto é, a queima abrupta do gás ou vapor), sem que haja a combustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.

 

 Enquanto o combustível entra no tanque, vapodes deste combustível sai do tanque e a situação desta foto é extremanente perigosa.

 

O grande problema é que combustíveis líquidos como o etanol, gasolina e óleo Diesel são voláteis à temperatura ambiente. O conceito de volatilidade nos diz que qualquer líquido inflamável que libere vapores a uma temperatura inferior a 37,8°C é considerada um combustível volátil. Cada combustível tem suas particularidades e é capaz de gerar mais ou menos vapor, o que também varia em função da temperatura. Mesmo no frio do inverno canadense, ainda há liberação de vapor.

 

Cada substância possui um limite inferior e superior. O intervalo entre estes limites é a faixa de explosividade daquele combustível em uma atmosfera com oxigênio suficiente (acima de19,5%) e um fator de ignição capaz de desencadear um princípio de incêndio e até mesmo vir a gerar uma explosão.

 

 Um acidente nunca "acontece por acidente". Uma série de fatores que, quando acontecem sem sequência, resultam no acidente.

 

O chamado “Efeito Gruyere” pode dar uma melhor visão do que estou falando. Após estudar causas de vários desastres, o modelo foi proposto por James T. Reason em 1990. O Queijo Suíço é uma forma de explicar o porquê as falhas, acidentes, desastres e fracassos acontecem em sistemas complexos. Portanto, é um modelo que funciona muito bem para análise, gerenciamento e prevenção de riscos. Em um dado momento, a cadeia de riscos pode vir a se alinhar e o indesejável acontece.

 

Eletricidade estática.

 

A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material. Às vezes ocorre de forma inofensiva, mas em outros casos sua manifestação pode ser muito perigosa. Nos postos de combustíveis ela pode ocorrer também, especialmente em locais com baixa umidade do ar. Em regiões onde isso é facilmente observado os veículos costumam ter na parte traseira uma correia que se mantém em contato com o solo.

 

 Em lugares com baixa umidade do ar é comum vermos uma correia em contato com o solo para descarregar a eletricidade estática.

 

Em teoria, para que aconteça um incêndio em um posto de combustíveis provocado por um aparelho celular, é preciso que a força de uma bateria seja capaz de criar uma chama ou uma faísca, algo que os componentes de baixa voltagem de um smartphone dificilmente vão conseguir fazer. Contudo, um problema na bateria ou a formação de um arco de eletricidade estática, caso este se rompa, vai provocar uma centelha e esta nem sempre é visível.

 

A combinação entre a centelha provocada pela quebra do arco de eletricidade estática com uma quantidade de vapor que esteja dentro da faixa de explosividade do combustível vai gerar um “flash”. Um princípio de incêndio que pode desencadear consequências incontroláveis e como um posto de combustíveis tem, normalmente, três tipos de combustíveis à venda (Etanol, Gasolina e Óleo Diesel) e a existência de vapores dentro de concentrações perigosas podem acontecer em determinada área nas proximidades das bombas de abastecimento.

 

 Cada combustível tem uma "faixa" onde a mistura de vapores deste combustível com o ar criam uma atmosfera inflamável.

 

Evidentemente, se há dispersão de vapores a partir de um certo ponto no posto de combustível, sendo um espaço aberto vai haver a diluição destes gases inflamáveis na atmosfera e isso quer dizer que, não será necessariamente na saída da mangueira que teremos a faixa de explosividade, mas sim a uma determinada distância e, um pouco mais distante, a mistura ar/combustível será pobre o suficiente para não entrar em combustão.

 

Em determinadas condições, de acordo com a Associação da Indústria de Petróleo do Reino Unido (UKPIA), telefones celulares não são projetados e certificados para uso em atmosferas explosivas que existem temporariamente ao redor da bomba e do bico durante o reabastecimento, bem como ao redor dos tubos de abastecimento e ventilação das bombas de combustível. No Reino Unido a maioria das estações segue protocolos rígidos que significam que a bomba será cortada se o condutor tentar reabastecer enquanto estiver usando um telefone celular.

 

 As imagens de um posto de combustível flagraram quando, devido a quebra de um arco de eletricidade estática, houve um incêndio.

 

Entretanto, empresas petrolíferas como a Shell e a BP criaram aplicativos para pagamento via telefone celular do combustível que o motorista colocar no tanque do seu veículo. A Shell foi a primeira a lançar um aplicativo de reabastecimento, o Fill Up & Go, quando se uniu ao Paypal em 2015. O aplicativo para smartphone BPme pode ser vinculado à conta Nectar do motorista e fornece locais das estações BP mais próximas, além de fornecer um histórico de transações para clientes regulares.

 

Em ambos os casos, do uso da forma de pagamento por aplicativo, os criadores do sistema da BP foram bastante claros ao avisar que não é seguro o uso do aparelho fora do veículo no posto de serviços. E o próprio aplicativo informa que as instruções na sinalização da área de abastecimento deve ser seguida.

 

 Mesmo dentro do carro as pessoas devem deixar de lado seus aparelhos celulares. A atmosfera explosiva pode entrar no veículo.

 

O uso do telefone em um posto de combustível pode não ser um fator de altíssimo risco para a causa do incêndio (como fumar, por exemplo), mas ainda não é uma má ideia não usar o telefone enquanto estiver reabastecendo seu veículo. Ao dizer não usar o telefone, queremos dizer tudo, como enviar mensagens de texto, conversar ou passar pelas notificações.

 

Uma condição aparentemente controlada pode ser afetada por um fator externo e provocar uma situação sem controle. O mundo viu o que aconteceu em Beiruth no início do mês.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça