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Stock Car, penalizações bem após o término da prova. Por que será que é assim? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 12 August 2020 01:30

Agosto de 2020 1ª Etapa da Stock Car, começa o campeonato em Goiânia com um atraso de aproximadamente 5 meses, por conta da pandemia decorrente do Corona Vírus.

 

Corridas boas, disputadas, mas mais uma vez tivemos uma grande polêmica sobre uma penalização ao piloto Ricardo Mauricio na corrida 2, quando ele e o piloto Thiago Camilo saem quase ao mesmo tempo dos boxes, após um pit stop excelente das 2 equipes.

 

Ricardo Mauricio, que no ano anterior protagonizou uma desclassificação no mesmo autódromo, por conta de uma luz de freio queimada, agora recebeu uma penalização de 20 segundos, por atitude antidesportiva ao forçar a saída sobre o carro de Thiago Camilo.

 

Mas será que a penalização foi justa? E por que demoraram mais de 2 horas para aplicar a penalização?

 

Como eu não estava no race control, não posso saber exatamente o que aconteceu, mas posso explicar com certeza como são os procedimentos e garanto que não tem nada de errado na demora para aplicar a penalização. É óbvio que o “sonho” de todos os automobilistas (pilotos, equipes, comissários, etc.), seria uma penalização imediata, mas nem sempre isso é possível.

 

 Imagem observada no canal do Youtube da Sport TV. Neste momento os carros de Ricardo Mauricio e Thiago Camilo estão parados.

 

Isso é assim em qualquer competição automobilística, inclusive na Fórmula 1, onde os Comissários têm muito mais recursos que os da Stock Car e cuidam apenas de uma largada com 20 carros, já no evento da Stock Car, são aproximadamente 70 carros em 6 corridas (Stock Car, Stock Light e HB-20), todas as corridas dependem de avaliações, verificações de imagens, às vezes oitivas com pilotos e outras providencias que acontecem durante e após as provas.

 

E será que a penalização foi justa? Acredito que sim!

 

Cabe recurso? Sim, pois quase toda penalização é passível de recurso, exceto as irreversíveis, como “drive through”, “stop and go” e “time penalty” (vejam artigo do CDA abaixo:), mas todas as outras penalizações podem ser revertidas pelos Comissários na própria corrida ou nos tribunais.

 

Consta no CDA:

SEÇÃO V – DOS RECURSOS INADMISSÍVEIS

Art. 160 – Serão inadmissíveis toda e qualquer espécie de recurso contra:

I - Informes dos juízes de largada e de chegada.

II - Pesagem dos pilotos ou veículos, desde que cumpridas as regras estabelecidas neste Código.

III – A pena de exclusão.

IV - A Pena de “Drive-Through”.

V - A pena de “Stop and Go”.

VI – A pena de “Time-Penalty.

 

 A torre ou “race control” do autódromo de Goiânia. É neste ponto que os Comissários Desportivos se instalam durante o fim de semana.

 

Vou tentar explicar como as coisas funcionam e por que algumas penalizações demoram tanto a serem divulgadas.

 

É claro que todos os que participam de uma corrida adorariam que o resultado da prova fosse idêntico à chegada dos veículos na hora da bandeira quadriculada, mas infelizmente, existem ocorrências durante as corridas e reclamações após o término delas, que só podem ser avaliadas ao final. Alguns eventos, trazem várias corridas no mesmo dia e com pequenos intervalos entre elas, então, os Comissários só conseguem avaliar e julgar ao final de todas as provas. Não cabe aos Comissários questionarem o cronograma, este geralmente é feito pelo promotor, que leva em conta seus interesses e necessidades.

 

O dia dos Comissários começa bem cedo. Ao chegarem ao autódromo verificam e conferem toda a documentação da prova e dos pilotos. Durante os treinos livres, classificatórios e corridas, ficam assistindo as imagens e se observarem alguma irregularidade, já tomam as providencias cabíveis ou as anotam para futura verificação, porém nos treinos, normalmente as penalizações são poucas e leves. Durante as provas, as coisas ficam mais delicadas e apesar das TVs instaladas na Torre, é impossível que se consiga ver tudo o que acontece na pista, porém, para os pilotos, fica difícil de entender, pois se aconteceu com ele, ele imagina que os Comissários, que estão lá no alto da Torre também viram! Eu costumo dizer que cada Piloto participa de apenas uma corrida, a sua própria corrida, e obviamente ele sabe tudo que acontece à sua volta desde a largada até a chegada, sendo assim, em  uma prova onde temos 26 pilotos, acontecem 26 corridas, então os Comissários têm que cuidar de 26 corridas diferentes, desta forma é impossível que se veja tudo que acontece na pista. Por conta disso, é que o regulamento já prevê que as provas só terminam quando o último documento for anexado à pasta da prova, ou seja, o resultado só é oficializado depois de todas as verificações e avaliações das ocorrências de pista, sem horário para terminar. O regulamento ainda prevê que após a divulgação do resultado, depois de todas as penalizações aplicadas, os pilotos interessados ainda terão 30 minutos para se manifestarem caso não concordem com o resultado, bastando entrar com reclamação ou recurso. Desta forma, o resultado pode demorar ainda mais para ser divulgado. Já aconteceu de sairmos do autódromo as 21 horas de uma corrida que havia terminado as 17 horas. Sei o quanto isso é ruim, pois todas as mídias já divulgaram os resultados “extra oficiais” e no dia seguinte terão que fazer todas as correções. Mas, não há o que fazer, corridas sem ocorrências, resultados rápidos, corridas com ocorrências, resultados “quando for possível”.

 

Agora vamos falar sobre a penalização do Ricardo Maurício e as dificuldades ou imprevisibilidades que os Comissários enfrentem em seu trabalho.

 

 Faixa de Trabalho e Faixa de Passagem – Como é feita a marcação no pit lane. 

 

Primeiro, temos que conhecer o regulamento da categoria sobre aquela ocorrência:

 

Art. 5.20 – É de responsabilidade do piloto e de sua equipe ao deixar a faixa de trabalho e acessar a faixa rápida do pit lane, não colocar em perigo os demais pilotos. O simples fato de um piloto ter que frear, já estando na faixa rápida, a fim de evitar uma colisão traseira com um piloto que acabou de sair na sua frente, não é considerado como atitude faltosa. Contudo, não será permitido sair da faixa de trabalho para a faixa rápida se neste momento já existir uma sobreposição com outro carro na faixa rápida.

Lendo o regulamento, já começamos a entender a regra. Agora vamos ver se alguma coisa foi dita no briefing, lembrando que o briefing tem força de regulamento:

 

 Imagem mostrada no briefing da prova, em rosa o destaque de sobreposição. Pilotos e equipes conheciam as regras.

 

Agora parece que ficou fácil, pois com este desenho, dá para interpretar se houve alguma falta, desde que tenhamos uma boa imagem da ocorrência.

Então vamos ver a imagem real da prova:

Notem que na posição do box do Ricardo Mauricio, ele jamais passaria sobre a faixa de transição, mesmo se estivesse sozinho no box.

 

 Sequência das imagens observadas no canal do Youtube da Sport TV. Passo a passo, como foi feita a análise da situação.

 

Caros leitores, o que falarei agora será pura especulação da minha parte, pois como eu disse, não estava na torre, mas acredito que os Comissários devem ter feito alguns questionamentos para decidirem:

 

- Esta situação está prevista no regulamento?   

  Não! Já que ali não existe faixa de transição.

- A imagem da TV é conclusiva para tomarmos uma decisão?   

  Não, o ideal é avaliarmos as câmaras on-board e talvez a telemetria, se for necessário!

- É apropriado uma penalização agora?

  Não, o mais apropriado é aguardarmos para verificação ao final da prova!

 

Se basearmos nestas 3 questões, qualquer pessoa de bom senso opta por uma avaliação posterior. E foi o que aconteceu, só que devemos entender que as verificações são feitas por ordem cronológica de ocorrência, então, se aconteceram ocorrências anteriores, mesmo que em outras categorias, os julgamentos serão nesta ordem.

 

Resumindo: Apesar de ruim para todos o fato de uma penalização acontecer 2 ou 3 horas após o  encerramento da corrida, não tem nada de anormal. São os procedimentos!

 

Para se ter imediatismo, deve-se mudar o regulamento, porém as críticas aos Comissários iriam continuar, só que as críticas seriam: “os Comissários estão julgando errado, eles deveriam deixar para julgar após o término das corridas”.

 

É isso!

 

Sergio Berti

 

Vejam abaixo a manifestação de Ricardo Mauricio ao site Motorsport logo após tomar ciência da penalização. O que ele diz, fortalece a conduta dos comissários em interpretar as imagens com mais cuidado:

 

Durante a corrida, temos que tomar decisões rápidas e de dentro do carro não temos a visão clara do que acontece à nossa volta. Por hora, vamos acatar a decisão dos comissários, mas, temos que reanalisar as imagens e se entendermos que a decisão não foi justa, nos posicionaremos”.

 

Last Updated ( Wednesday, 12 August 2020 01:45 )