Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Turquia: Evans vence e vira favorito ao título PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 20 September 2020 14:26

Chegamos!

 

Duas semanas entre duas etapas do Campeonato Mundial de Rally da FIA não costuma ser um intervalo usual. Normalmente isso é considerado pouco tempo e, por observação, o normal entre etapas muito próximas é o espaçamento de 3 semanas entre elas, mas em um ano nada normal como 2020, essa é a menor das preocupações.

 

Em termos de pandemia, as informações oficiais (e isso é um problema no atual regime turco) depois do pico de casos e mortes do mês de abril, houve uma redução de diagnósticos, mas de agosto para setembro tivemos um leve aumento nas ocorrências e fatalidades, contudo, nada alarmante.

 

Os protocolos de segurança foram cumpridos como aconteceu na Estonia, com a diferença de que, o calor escaldante na região certamente traria incômodos a todos os profissionais envolvidos na competição. Essa tem sido uma das razões para o encurtamento das competições, de 3 para 2 dias, efetivamente.

 

Visão geral

O Rally Turquia é um dos desafios mais difíceis da temporada. O calor escaldante e as estradas de cascalho rochoso nas montanhas do sudoeste da Turquia exigem muito do homem e da máquina. Um rally em que uma estratégia inteligente e evitar problemas é tão importante, senão mais, do que a velocidade total.

 

 

Histórico de Eventos

O Rally da Turquia foi realizado pela primeira vez em 2000 e três anos depois estreou no WRC.

Carlos Sainz ganhou o evento inaugural baseado em Kemer, perto de Antalya.

Em 2010, o rally mudou-se para o norte, para estradas perto de Istambul, na parte asiática do país.

Sébastien Loeb lidera o hall da fama dos vencedores com três vitórias. Citroën tem cinco vitórias em seu nome.

 

Estágios

Um aperitivo de dois estágios na sexta-feira à noite dariam a largada no centro de Marmaris. Içmeler, contígua ao service park, e Gökçe, a etapa mais setentrional da prova, somam 25,22km.

A rota de sábado seguiria para oeste e é idêntica a 2019. Dois loops de Yeşilbelde, Datça e Kizlan, divididos pelo break de serviço, embalando 107 km em um itinerário compacto de menos de 350 km.

A perna final de domingo seria uma verdadeira dor na cauda. O diabolicamente difícil Çetibeli, com 38,15km a etapa mais longa do rally, abrindo a manhã e sendo seguido pela prova de Marmaris. Ambos se repeteindo após o serviço, totalizando mais de 90km de ação.

 

 

Palco Icônico

O estágio Datça de sábado é um cracker. São apenas 8,75 km, mas o que falta em distância é mais do que compensado por um cenário incrível. Ele serpenteia ao redor de uma montanha nos últimos quilômetros ao longo da costa, oferecendo cenários deslumbrantes de cartão-postal para o mar.

 

Desafio

A rodada de cascalho mais lenta da série traz fluxo de ar reduzido e exige muito de motores quentes, transmissões e freios.

Estradas abrasivas e altas temperaturas garantem um tempo difícil para os pneus duros da Michelin.

As temperaturas do ar bem acima de 30°C fornecem condições desconfortáveis ​​de cockpit para pilotos e navegadores.

 

Especificações do carro

Suspensão de cascalho.

Nas estradas de montanha rochosa, os motoristas podem aumentar a altura do carro para lidar com as condições difíceis durante a segunda passagem.

Os pneus duros são a opção preferida, mas compostos médios também desempenham um papel na estratégia dos pilotos.

 

Servicepark

Com sede em Asparan, nas colinas acima da estância de férias de Içmeler, perto de Marmaris. O Marmaris Wolf Power Stage de encerramento do rally de domingo termina perto do parque de assistência.

 

 

O que há de novo para 2020

Çetibeli, provavelmente a etapa mais exigente do rally, com sua mistura de estradas largas e pistas sinuosas, muda da primeira etapa para a abertura final de domingo.

Gökçe faz a jornada oposta, mudando de domingo para se tornar o teste final na curta perna de abertura de sexta-feira.

 

Top 5

1. A luta pelo título esquenta

Com três rodadas restantes, a batalha pelo título de pilotos está chegando ao ponto de ebulição. Parece uma luta a três, com Sébastien Ogier, lutando pelo sétimo título, segurando a liderança com uma vantagem de nove pontos sobre o companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing Elfyn Evans.

Ott Tänak subiu para o terceiro lugar com a vitória na Estônia no início deste mês e o atual campeão está agora 13 pontos atrás de Ogier. Um máximo de 90 pontos estão disponíveis nas três rodadas finais na Turquia, Itália e Bélgica.

Mas não descartemos Kalle Rovanperä e Thierry Neuville. Eles estão a 24 e 37 pontos da liderança, respectivamente, e a vitória na Costa Turquesa pode reacender suas esperanças.

 

2. Cinco de cinco?

Quatro rodadas e quatro vencedores diferentes mostram como o campeonato de pilotos deste ano é imprevisível.

Neuville conquistou o primeiro sucesso em Monte-Carlo em janeiro, antes de Evans manter a calma para vencer na Suécia. Ogier conquistou sua primeira vitória pela Toyota no México, enquanto Tänak comemorou um sucesso especial em casa, na Estônia.

Partiremos de Marmaris com um quinto nome na lista de honra de 2020? Rovanperä pode se tornar o piloto mais jovem a vencer uma rodada do WRC? Sébastien Loeb voltará no tempo mais uma vez? Ou o Esapekka Lappi ou o Teemu Suninen da M-Sport Ford serão bons no tipo de estrada que tradicionalmente convém à equipe britânica?

 

  

3. Toyota x Hyundai

O duelo pelas honras na série dos fabricantes é igualmente cativante. Apenas cinco pontos separam a líder Toyota da atual campeã Hyundai Motorsport e qualquer erro neste ponto da temporada pode prejudicar seriamente as esperanças de qualquer um.

 

4. Retorno de Loeb

O nove vezes campeão mundial Loeb está de volta ao time da Hyundai. Qualquer chance de ver o piloto de maior sucesso do esporte em ação não deve ser perdida, mas podemos estar ficando sem oportunidades. Aproveite ao máximo o grande francês enquanto pode.

 

5. Cartão postal ilustrado

A paisagem nas montanhas ao redor de Marmaris é deslumbrante. O sábado apresenta os palcos exclusivos do evento, Datça e Yeşilbelde, que oferecem cenários mediterrâneos incríveis.

Mas não se iluda acreditando que os grandes nomes do WRC terão uma jornada.

 

Shakedown

O teste empoeirado e rochoso de 4,70 km em Asparan deu uma ideia do que está por vir no jogo mais difícil da temporada, quando Neuville terminou sua segunda corrida com a suspensão direita traseira danificada em seu Hyundai i20.

 

 Mostrando-se muito à vontade e também que não havia desistido do campeonato, Thierry Neuville foi o mais rápido no Shakedown.

 

Thierry Neuville experimentou os altos e baixos do Rally da Turquia na manhã de sexta-feira a caminho de marcar o tempo mais rápido no shakedown para a quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA neste fim de semana. O belga voltou ao parque de assistência para reparações, antes de regressar à luta e estabelecer o melhor tempo, 1.2s mais rápido que o companheiro de equipe Ott Tänak. Kalle Rovanperä completou os três primeiros, mais 0.2s atrás em seu Toyota Yaris.

 

Rovanperä ditou o ritmo durante a primeira passagem, 0.9s à frente de Neuville, com Gus Greensmith em um impressionante terceiro lugar em um Ford Fiesta. Tänak passou para o topo da classificação na segunda passagem com o seu melhor tempo da manhã. O problema de Neuville fez com que ele desistisse dos seis primeiros, apenas para se recuperar em grande estilo em sua terceira passagem.

 

Elfyn Evans foi o quarto, um décimo atrás de Rovanperä, com o líder do campeonato Sébastien Ogier completando um aglomerado de pilotos da Toyota 0.2s atrás. Sébastien Loeb completou os seis primeiros em outro i20.

 

 Depois de começar muito bem, Gus Greensmith teve provlemas dom seu Ford Fiesta na parte final do Shakedown.

 

Depois de um começo forte, a manhã de Greensmith decaiu rapidamente. O britânico teve um pneu furado durante sua segunda passagem antes de cair em um barranco 1,6 km após o início de sua última corrida. O carro não parecia muito danificado.

 

A abertura

Na abertura do Rally da Turquia na noite da sexta-feira não deu nem Tänak nem Ogier. Sébastien Loeb foi o líder surpresa da abertura da competição no cascalho pedregoso do sudoeste turco. Após um desempenho digno dos seus melhores anos mostrou porque foi nove vezes campeão mundial de rally.

 

 A Hyundai começou o Rally da Turquia na liderança, mas não foi com Tänak ou Neuville, mas com um renascido Loeb.

 

Estradas de montanha rochosa, curvas e curvas intermináveis ​​e poeira proporcionaram condições extenuantes, mas o francês de 46 anos usou toda sua astúcia para completar a curta perna de abertura com uma vantagem de 1.2s. Ele se tornou o piloto mais velho a liderar uma rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

O companheiro de equipe Thierry Neuville, pilotando um Hyundai i20 idêntico, foi o segundo, apenas um décimo à frente do líder do campeonato Sébastien Ogier em um Toyota Yaris. Menos de cinco segundos cobriram os seis primeiros, após uma abertura frenética para esta quinta rodada da temporada.

 

 Therry Neuville acelerou o que podia, mas teve que se contentar em assistir o nove vezes campeão começar na liderança.

 

Loeb, competindo em seu primeiro rally desde a etapa de abertura da temporada de janeiro em Monte-Carlo, foi o segundo nos dois testes de velocidade, apesar de nunca ter dirigido nessas estradas antes. Ele venceu na Turquia em três ocasiões. Apesar de cobrir apenas 25,22 km em um rally de 221 km, a ação desta noite foi crucial. Os pilotos irão largar novamente para o sábado na ordem inversa da classificação, dando uma vantagem para os líderes que podem esperar estradas mais limpas e mais aderentes na ordem de largada.

 

Neuville liderou por 3.3s após a primeira etapa Içmeler, antes de cair para trás do colega. Ele segurou Ogier, que teve a melhor visibilidade como o abridor de estrada, e venceu o teste de Gökçe seguinte.

 

  Mesmo sendo o melhor entre os carros da marca japonesa, Ogier viu que precisaria acelerar mais no sábado e domingo.

 

Ogier liderou um trio da Toyota, com Elfyn Evans a 0.8s em quarto e o adolescente Kalle Rovanperä a mais seis décimos de distância. Teemu Suninen completou os seis primeiros em um Ford Fiesta, a apenas 4.2s do tempo de Loeb.

 

O sábado aguardava os pilotos com trecho de Dois loops de Yeşilbelde, Datça e Kizlan, divididos pelo break de serviço, embalando 107 km em um itinerário compacto de menos de 350 km, mas ainda assim, desgastante o suficiente para carros, pilotos e navegadores, apesar de serem os mesmos trechos da etapa de 2019.

 

O sábado no Rally da Turquia do WRC foi tudo aquilo e muito mais do que dele se esperava sob o calor escaldante das especiais da competição. Thierry Neuville foi que melhor se saiu ao fim do dia nas condições extenuantes que fez deste Rally da Turquia no sábado uma epopeia dramática e com isso construir uma vantagem substancial para o encerramento da competição no domingo.

 

 Com uma pilotagem agressiva e realmente indo para o tudo ou nada, Neuville foi em busca da liderança no sábado na Turquia.

 

Ele venceu três dos seis estágios de velocidade para fechar o penúltimo dia desta quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA com uma vantagem de 33.2s em seu Hyundai i20. Estradas de montanha rochosa e altas temperaturas afetaram fortemente o líder do campeonato Sébastien Ogier, o campeão mundial Ott Tänak e o desafiante ao título Elfyn Evans, que sofreram nas condições mais difíceis que a temporada do WRC tinha a oferecer.

 

Eventualmente, o líder Sébastien Loeb na sexta-feira, pilotando outro i20, e o francês Ogier terminaram empatados, com Loeb conquistando o segundo lugar no tie-break. Ogier e Neuville trocaram de segundos durante os três estágios da manhã, com o hexa campeão segurando uma pequena liderança de 1.6s ao irem para o serviço de meio de perna em seu Toyota Yaris.

 

 Líder no início do dia, Loeb precisou lutar muirto e ir para um trecho de desempate para ser o vice líder no final do sábado.

 

Neuville não estava satisfeito com o equilíbrio de seu carro, mas as mudanças na configuração aumentaram sua confiança. Duas vitórias na etapa da tarde, para somarem-se ao sucesso matinal, elevaram-no à liderança, com Ogier caindo para quarto com um furo de pneu e suspeita de um problema hidráulico.

 

Ogier recuperou-se e voltou a ser o segundo, mas foi acompanhado por Loeb, que venceu a última etapa para saltar do quarto lugar depois de perder tempo esta manhã com uma má escolha de pneus. Evans foi quarto em seu Yaris depois de segurar segundo no início da tarde. Problemas com pneus custaram ao galês quase 40 segundos e ele terminou 27.6s à deriva do duelo de Sébastiens.

 

 Ogier errou na escolha de pneus pela manhã, mas fez uma grande recuperação na parte da tarde.

 

As esperanças de Tänak de defender seu título sofreram duro grande golpe quando um problema de direção fez com que seu i20 saísse da estrada no estágio de abertura do dia forçando-o a abandonar. Kalle Rovanperä foi quinto em outro Yaris, 18.0s atrás de Evans, após sofrer um furo na frente direita. Teemu Suninen completou os seis primeiros e liderou um trio de Ford Fiestas, seguido por Esapekka Lappi e Gus Greensmith.

 

Pierre-Louis Loubet sobreviveu ao que descreveu como "o dia mais difícil da minha carreira" em nono, com o líder da categoria de suporte do WRC 3, Kajetan Kajetanowicz, completaram o top 10 da tabela de classificação.

 

 Ott Tänak viu suas possibilidades de vitória na Turquia terminarem ainda na mnhã do sábado com um problema de direção.

 

O final de domingo prometia um carrosel de emoções com o dia de fechamento mais longo em uma rodada do WRC em mais de quatro anos. Duas passagens pela etapa mais longa e difícil do rally, aliadas a uma corrida dupla em um estágio curto somando 88,86 km. Com o Marmaris Wolf Power Stage de fechamento oferecendo pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos.

 

A gente costuma dizer que o líder do WRC tem que sair (ou ao menos deve) com o regulamento da competição debaixo do braço. Com mais de 30 segundos de vantagem, Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul devem ter feito isso... ou pelo menos deveriam. A tabela de classificação desta quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA foi virada de cabeça para baixo no estágio de velocidade de Çetibeli empoeirado e cheio de pedras, com piloto após piloto perdendo tempo com furos de pneus.

 

 Começando o dia com uma enorme vantagem sobre o segundo colocado, Neuville viu a vitória escapar em um furo de pneu.

 

O líder da noite de sábado para o dia final da competição, Thierry Neuville, o segundo colocado Sébastien Loeb e o terceiro, Sébastien Ogier, todos, sem exceção, sofreram com problemas nos pneus. Kalle Rovanperä e Esapekka Lappi foram afetados da mesma forma. Apenas Elfyn Evans saiu ileso dos sete primeiros colocados.

 

O galês foi o mais rápido com 31.6s em seu Toyota Yaris, alcançando a primeira posição depois de começar a manhã em quarto. O que foi um 1-2 durante a noite para a Hyundai Motorsport, transformou-se em deleite para a Toyota Gazoo Racing, mesmo quando seu companheiro de equipe Ogier recuperou a segunda posição, apesar de perder quase 1m15s ao parar para trocar um pneu. Afinal, Neuville, vencedor de 7 das 12 especiais, perdeu quase 1m50s em seu Hyundai i20 quando ele também parou.

 

O companheiro de equipe, Sébastien Loeb, estava a caminho de agarrar a liderança até que também teve o pneu dianteiro destruído, perdendo 1m20s, apesar de já estar com um ritmo mais suave, vendo os problemas que estavam acontecendo, evitando as bordas das trilhas. Kalle Rovanperä foi incapaz de capitalizar o prejuízo dos concorrentes porque perdeu quase dois minutos em seu Yaris enquanto Lappi cedeu quase 2m15s em seu Ford Fiesta.

 

 O vice-líder, Sébastien Loeb teve o mesmo destino de seu companheiro de Hyundai e também furou um pneu.

 

Quando terminou o “armagedon de cascalho”, Evans tinha 46.9s de vantagem sobre Ogier, com Neuville correndo em seus calcanhares 0.8s atrás. Loeb também estava envolvido em uma luta a três pelo segundo lugar, apenas 4.7s atrás. Rovanperä, Gus Greensmith e Lappi foram os próximos.

 

O drama continuou mais adiante no campo. Teemu Suninen abandonou com a suspensão traseira esquerda do seu Fiesta quebrada, Pierre-Louis Loubet saiu com problemas mecânicos e até mesmo o retorno de Ott Tänak não ficou imune. O estoniano foi o segundo mais rápido, mas só depois de problemas de intercomunicação que o impediram de ouvir as notas de ritmo inseridas em seu capacete pelo navegador Martin Järveoja.

 

Restavam apenas o Power Stage de 6,22 km de Marmaris antes do serviço. Neuville voltou imediatamente à velocidade máxima, com 4.5s de Loeb. Isso o levou de volta ao segundo lugar geral, 42.2s atrás de Evans e 4.0s à frente de Ogier. Loeb estava 5.2s atrás em quarto.

 

 Entre os 7 primeiros, Elfyn Evans foi o único a não ter um furo de pneu no domingo e isso lhe deu mais do que a vitória.

 

Evans teve tempo para um breve “estol” em um hairpin e foi o quinto mais rápido. Um serviço de 40 minutos deu tempo para descanso, falar sobre qual composto de pneu escolher e quantas rodas sobressalentes carregar a bordo antes que a estrada leve de volta a Çetibeli para repetir a etapa. Depois da primeira passagem, as estradas ficariam ainda mais acidentadas.

 

Elfyn Evans, depois de subir da quarta posição para obter sua segunda vitória da temporada com seu Toyota Yaris, terminou com uma vantagem de 35.2s, após uma manhã final notável, quando as duras estradas rochosas criou o caos para seus rivais. Ao fim do Power Stage e com a combinação de resultados, ele lidera a classificação com 18 pontos de vantagem com duas etapas a serem disputadas. O galês foi o único piloto da frente a escapar das garras do temível estágio de velocidade de Çetibeli de 38,15 km com o carro intacto no início desta manhã, visto que os adversários foram derrubados por furos e problemas mecânicos.

 

Kajetan Kajetanowicz terminou em sétimo no campo esgotado e venceu a categoria de suporte do WRC 3 em um Skoda Fabia. O vencedor do WRC 2, Pontus Tidemand, seguiu-o para casa em um carro semelhante com Adrien Fourmaux e Marco Bulacia completando os 10 primeiros.

 

 A combinação de resultado com os líderes praticamente zerados colocou o galês na condição de favorito ao título de 2020.

 

O campeonato segue para a ilha mediterrânea da Sardenha no próximo mês para a sexta e penúltima rodada. O Rally Italia Sardegna tem sede em Alghero de 8 a 11 de outubro. Evans tem agora 97 pontos, contra 79 de Ogier e 70 de Tänak e Rovamperä. Neuville foi a 65.

 

Arrivedercci,

 

Redação Rally.it

 

 

 

 

Last Updated ( Sunday, 20 September 2020 15:53 )