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Copa Truck, Stock Car e Porsche Cup: pra que F1 sonolenta? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 05 October 2020 19:05

E aê Galera... agora é comigo!

 

Gente, não fatou corrida neste final de semana, né? Com rodadas triplas da Porsche, e da Stock Car, além da rodada dupla da Copa Truck foram 11 corridas deste a tarde da sexta-feira até a tarde do domingo.

 

Como eu não sou gente rica pra ficar assistindo corrida no meio da tarde da sexta-feira (estava na estrada, voltando para Palmas-TO), precisei contar com o VT no youtube para ver as primeiras corridas da categoria do competente Dener Pires com a sempre ótima narração do Luc Monteiro. Sem invenção, sem afetação e sem viagem na maionese.

 

Miguel Paludo foi o cara da sexta-feira na Carrera Cup 4.0, quando tomou a ponta na segunda volta da corrida, abriu uma boa diferença para os adversários que se pegavam a tapa, curva após curva e mesmo carregando lastro por liderar o campeonato e com 6 pilotos brigando para chegar em segundo. Na GT3, o vencedor foi Nelson Monteiro, que errou menos do que os seus adversários.

 

No sabadão, na companhia de uma galinhada sensacional que só minha patroa sabe fazer, comecei no petisco com as corridas da manhã da Porsche e terminei com a corrida de “uma perna só” da Stock Car.

 

 Miguel Paludo (o do carro vermelho tomando a ponta), venceu duas das três corridas e disparou na liderança. (Reprodução Youtube)

 

Para me divertir, sintonizei o canal por assinatura para acompanhar a narração e os comentários (vejam depois as “pílulas” desta semana) e assisti pela manhã mais uma vitória com autoridade do Miguel Paludo, que vi correr desde os tempos da Truck Series nos ovais norte americanos. Na GT3, O pole Lucas Salles não deu mole para o azar desta vez e venceu sem maiores problemas.

 

Na parte da tarde, com um pirão sensacional para acompanhar a galinhada (sim, você pode fazer pirão com o caldo do cozimento da galinhada), assisti a vitória do Pedro Boesel, sobrinho do Raul, que por anos andou na Stock Light e há algum tempo foi para a categoria mais chique do Brasil. Paludo, que disparou na liderança do campeonato, foi 3° e tem agora 48 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Alceu Feldmann. Mas ainda tem muita etapa pela frente. Na GT3, Nelson Monteiro, que venceu na sexta, voltou a vencer no sábado a tarde e com isso encostou no seu xará, Nelson Marcondes na pontuação do campeonato, ficando só dois pontos atrás e do 1° ao 5° a diferença é de apenas 13 pontos.

 

Daí continuei no mesmo canal para a primeira corrida de 3 da Stock Car e vi o Thiago Camilo espantar a zica que vinha de encosto no seu carro desde o início do campeonato. Entre as corridas da Porsche, o piloto da equipe de Andreas Mattheis marcou a pole e, na corrida, terminou de lavar a alma, conquistando sua primeira vitória na temporada e encostando na briga pelo título. Destaque para Cesar Ramos, que sendo um dos 5 pilotos que largaram com lastro (os 5 primeiros do campeonato largaram com 30/25/20/15/10Kg de lastro, respectivamente) e ainda assim largou entre os primeiros. Barrichello, o mais pesado, largou em 20°, por exemplo.

 

 Com os "pacotes de evolução" para os Cruze, a disputa equilibrou e Daniel Serra foi quem mais ganhou. (Foto: VICAR)

 

Com o equilíbrio alcançado depois que fizeram os dois “puxadinhos” no Cruze, os pilotos que correm com os carros da Chevrolet começaram a mar pontos importantes e entraram na briga pelo campeonato. Com Ricardo Maurício a 1 pontinho do Rubens Barrichello, que foi o piloto que largou com o maior lastro (30Kg), veio de 20° pra 7°, mas desta vez não tina corrida 2 para inverter o grid e quem ficou com o espeto vazio na mão foi o hermano Mathias Rossi, 10° colocado.

 

No domingo, o hermano e a equipe Full Time foram para uma tática estranha, com o argentino não largando para a primeira corrida pra ver se fazia um papel bonito na segunda, lembrando que as corridas são transmitidas pra Argentina. Ser querer saber da segunda corrida, Bruno Baptista fez uma corridaça Abrindo mão de uma grande pontuação na corrida 2 e venceu a corrida 1.

 

Com os resultados, as estratégias e o grid invertido, agora adicionado do lastro dos primeiros do campeonato, a corrida 2 virou um grande jogo para ver quem faria mais pontos no final de semana e às duas corridas do domingo era preciso somar a corrida do sábado. Dos 84 pontos possíveis de serem conquistados, Daniel Serra pode ser considerado o grande vencedor, uma vez que somou 61 pontos e saltou para 6° no campeonato. Thiago Camilo marcou 52 e Cesar Ramos, o novo líder do campeonato, 49.

 

Depois da Stock foi a vez dos caminhões da Copa Truck encararem o calor que fez esse final de semana em Cascavel. Mais uma vez a briga entre a Mercedes e a Volkswagen prometia, mas tivemos protagonistas inusitados: um bem conhecido – Valdeno Brito – e outro muito pouco: Rafael Lopes. Numa rodada dupla em que o líder do campeonato, Beto Monteiro ficou zerado, depois de liderar na primeira corrida, foi para os boxes com problemas mecânicos que (surpresa alguma) ninguém na transmissão conseguiu informar. Na segunda corrida, vindo do fim do grid, já estava em 6° quando encostou na parte de dentro da curva do bacião pra abandonar.

 

 Na disputa entre Mercedes e VW, em Cascavel deu Mercedes pelas mãos de Valdeno Brito. (Foto: Copa Truck)

 

Sem querer saber de nada, o paraibano Valdeno Brito tratou de por o bode guisado na mesa. levou o caminham da equipe de André Marques a duas vitórias onde uniu velocidade e regularidade. Contou com os abandonos de Beto Monteiro na primeira corrida e de Danilo Dirani, que fez um grande retorno à categoria, mas que a transmissão RIDICULAMENTE ignora que, antes de ser um produto do atual canal de TV, havia uma categoria com os mesmos caminhões, os mesmos pilotos e a mesma competitividade (ou mais), onde Danilo Dirani ganhava corridas.

 

Lembrei agora do narrador Primadona, aquele que não pode ser contrariado e que todo mundo lambe o (não consegui encontrar uma terminologia não censurável pelas editoras do site), quando este, narrando uma corrida de kart, não sabia como falar que Beto Monteiro, liderando a corrida, era piloto da então Fórmula Truck, que dava banhos de audiência no autódromo e na TV na Stock Car, e chamou o pernambucano de “caminhoneiro”.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

- A TV por assinatura, que tá vendendo o almoço pra comprar a janta, fez um rodízio entre narradores e comentaristas para 11 corridas (6 da Porsche, 3 da Stock e 2 da Truck) e a coisa funcionou relativamente bem... até chegar na Copa Truck.

- A emissora não colocou a dupla da (minha) zoação junta: o Will Robinson e o Nhonho ficaram um em cada evento, mas o mais novo dos membros da família Robinson não me decepcionou (eu sei que posso contar com ele), apesar da ajuda do comentarista-tradutor (com sua consultoria via Whatsapp do filho do ‘Seu’ Pedro.

- Will Robinson falou, na corrida 1, que o Totti saiu da pista no “bacião”... foi no “S”! E ele insistiu por algumas vezes na curva errada.

- Ele também insistiu no piloto errado, “colocando pra rodar” na grama o Fábio Fogaça, que já tinha parado algumas voltas antes e mesmo com a legenda aparecendo com o caminhão 37, de Rafael Teixeira, ele insistia no piloto errado.

- Bom, como o estagiário da legenda colocou “Safety Car” para um caminhão enorme e só depois do “toque da chefia” corrigiu pra “Safety Truck”, ele podia não estar confiando no que estava lendo.

- Será que o pessoal aprendeu que a única coisa que quebra no caminhão não é turbina? Talvez fosse o consultor de whatsapp ajudando a transmissão. Mas uma coisa eu sei que fui eu que ajudei a transmissão, quando eles não erraram o número de rodas fora da pista. É só ver a coluna da semana passada.

- Palmas pras sandálias da humildade do Dr. Smith, que admitiu ao vivo ter esquecido de ligar o sistema de refrigeração com água dos seus freios. Faz isso nas transmissões da F1, admite que não é tua praia e indica o Max Wilson pro teu lugar, por favor! Obrigado.

- Na Stock, o nosso Hermano tentou fazer uma costela com fogo de chão, mas não preparou o terreno direito. Fez uma tática Kamikase de sacrificar a primeira corrida do domingo (onde nem largou) a primeira corrida pra ir pra ponta na segunda... nem assim deu certo e a carne ficou dura! No sábado foi 10°... mas não tinha grid pra inverter. #naochorepormimargentina

- O Nhonho não ia me decepcionar e depois que Cesar Ramos assumiu a ponta do campeonato, ele falou que o gaúcho nunca tinha corrida numa equipe grande, esculachando a Blau de Allam Khodair. Mas o que mais me diverte é ele tentando ensinar os caras na Porsche a pilotar... é uma enciclopédia. Mas ele também mandou uma sensacional no final da Stock Car, quando disse que os pilotos tiveram pouco tempo de treino com os novos carros por causa da pandemia... será que só ele não sabe que não há treinos autorizados entre as etapas da Stock Car?

- O tratamento pra Copa Truck foi a de “primo pobre” no evento conjunto com a Stock Car. Toda a apresentação dos boxes era da Stock Car, nada da Copa Truck, que ficou na parte de trás dos boxes, só vindo para frente na hora de suas atividades. A categoria não merece isso. Um país de transporte rodoviário, com apoio das fabricas como já teve a categoria, pode engolir a Stock Car.

- Parabéns ‘Seu’ Pedro Muffato. O senhor é o nosso Stirling Moss!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar