Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Mundial de Kart 2020 em Portugal, 500 Km da Granja de Kart e o Brasileiro de Rotax PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 26 November 2020 20:03

O mundial de kart nas categorias OK e Ok JR seria realizado este ano em Birigui no kartódromo Speed Park, mas devido a covid 19 foi transferido para Portugal, no kartódromo do Algarve, em Portimão, nos dias 5 à 8 de novembro, sem a presença de público, na categoria OK correram os Brasileiros Rafael Câmara, Matheus Alvarenga, Ricardinho Gracia, Olin Vieira Galli e Bruno Bertoncello, na OK JR correram Emmo Fittipaldi, Matheus Ferreira, Gabriel Gomez e, representando a Bélgica, mas morando e correndo no  Brasil, Aurelia Nobels e seu irmão, Ethan Nobels.

 

Vamos aos resultados: na Categoria OK, na final, o campeão foi o Inglês Calun Bradshaw, correndo com o chassi Tony Kart, o vice foi o Inglês Joe Turney, com o mesmo chassi e em terceiro ficou o espanhol Pedro Hitbrand, também de Tony Kart. Os filhos do ex pilotos de F1, Jarno Trulli (Enzo) e Ricardo Patrese (Lorenzo), terminaram, respectivamente em 18° lugar, com um kart Birel, e 28°, mas no caso de Lorenzo devido ao abandono na bateria final com problemas mecânicos. Charles Wurz, filho de Alexander Wurz, terminou em 32°.

 

Entre os pilotos brasileiros, o melhor classificado foi Matheus Morgatto, que terminou em 12° lugar, correndo com um kart Birel. Olin Galli terminou em 24°, e Rafael Câmara, mesmo abandonando a bateria final, ficou em 25° no geral. Ricardinho  Gracia e Bruno Bertoncello não se classificaram para a bateria  final.

 

 Matheus Morgatto foi destaque brasileiro na categoria OK no mundial de kart disputado em Portugal.

 

Na categoria OK JR, o campeão foi um Inglês também: Fredie Slater, correndo com chassi Kosmic subiu no alto do pódio. O vice foi o Finlandês várias vezes campeão Europeu de kart, Tukka Tapponen, correndo com um equipamento Tony Kart e em terceiro ficou o Inglês Harry Burgoyne de KR. O brasileiro Matheus Ferreira abandonou a bateria final, mas terminou em 25° na classificação geral. Os outros brasileiros não se classificaram para a bateria final, entre eles Emmo Fittipaldi.

 

Entre  os destaques do Mundial de Kart, teve a presença do campeão mundial da Fórmula E, Antonio  Felix da Costa, como comissário desportivo. Matheus Morgato, que correu na categoria OK, teve um desempenho muito bom, conseguindo nas baterias classificatórias ficar 3 vezes entre os cinco primeiros, tendo feito a pole position em uma delas, tendo chamado atenção e isso é bom para ele e sua carreira.

 

Outro Destaque na categoria OK JR foi a classificação de Matheus Ferreira, ele corre  atualmente no WSK Series na Europa, e entre os Brasileiros que correram a categoria, além de ter sido o único a ir a bateria final, e ele conseguiu  ficar sempre entre os 4 primeiros nas  baterias preliminares. O abandono na final foi uma pena, mas mostrou que temos um piloto com um grande potencial. No ano de 2021 ele deve continuar correndo no WSK.

 

    Matheus Ferreira foi o destaque brasileio na categoria OK JR no mundial de part em Portugal. 

 

Bruno Bertoncello, que disputou pela primeira vez um mundial, mesmo não indo para a final, gostou da experiência. Esse ano ele corre no Brasil em campeonatos de kart. No ano que vem ele almeja disputar o WSK. Antes do mundial ele tinha disputado só uma etapa de kart na Europa, em Portugal no mesmo Kartódromo, que foi a segunda etapa do Champions of the Future, onde não se classificou para a final, mas para ele foi um aprendizado.

 

Charles Leclerc, atual piloto da Ferrari na F1 é sócio em uma equipe de Kart, que chama Leclerc By Lennox Racing. Ela corre com Chassi Birel e 5 pilotos correram por ela nesse Mundial na categoria OK JR, tendo o sem melhor colocado chegando em 10° lugar na final, o Norueguês Martinius Sthensorne.

 

E uma notícia boa, ano que vem o Brasil que receberia esse ano o Mundial de Kart, mas foi cancelado como já comentei aqui, já foi confirmado e será em Birigui entre os  dias 28 a 31  de outubro de 2021. Isso engrandece o nosso kartismo e por ser no Brasil, abre a chance de mais pilotos Brasileiros correrem.

 

500 km de kart da Granja Viana

 

Os 500 Km de Kart da Granja Viana, “corrida festiva” normalmente realizada em dezembro, neste ano foi antecipada e realizada no sábado, dia 14 de Novembro, com 7 horas de duração, largando às 17 horas. Foi uma corrida diferente, com uma quantidade menor de karts inscritos e sem a participação maciça de convidados estrangeiros como nos anos anteriores, fruto das restrições impostas pelo coronavírus.

 

A emissora a Sportv exibiu a largada e a chegada da prova, com a transmissão da mesma estando na íntegra, ao vivo, pela internet. Dos pilotos mais conhecidos  correram Rubens  Barrichello (participando da prova junto com os filho Dudu e Fernando), Felipe Giaffone, que correu com o filho Nicolas e o sobrinho Thiago no mesmo kart. Mas no final da prova quem ganhou pelo terceiro ano seguido foi a equipe Americanet/KTF Racing, comandada por Enzo Bortoleto, CEO da equipe KTF na Stock Car. Na verdade, eles dominaram a corrida e fizeram os três primeiros  lugares. A equipe vencedora teve na pilotagem Alberto Cattucci, Enzo  Bortoletto, Luca Souza, Guilherme Salas (piloto da Stock Car da KTF), Rodrigo Dantas, Leandro Reis, em quarto terminou o kart da equipe MV Racing, em quinto da equipe H Racing HB20, que teve o organizador da categoria de turismo Copa HB20, o empresário Daniel Kelemen na pilotagem do kart, com Beto Monteiro entre os pilotos que dividiram o kart.

 

  Pelo terceiro ano seguido a equipe Americanet/KTF dominou a prova de confraternização da Granja Viana.

 

A prova contou com pilotos mulheres correndo, como Antonella  Bassani e Cris  Reis correndo pela equipe Karteiras. A equipe Americanet/KTF correu com 9 karts  na prova, um número recorde para uma só equipe, esse ano a prova foi realizada em 3 categorias na Normal. Na categoria light, quem venceu a equipe 404 Bexs Grigatti e na Sênior que ganhou a equipe DRC Betinho Veículos. A lamentar, devido à covid19, a prova foi sem a presença do público esse ano.

 

O fato bom na edição deste ano foi termos tido três categorias. Com isso, mais equipes tiveram chances de ganhar. Outro destaque da prova foi participação de vários pilotos que correm de Turismo no Brasil, como Raphael  Abbate, Keka  Teixeira, Cassio Cortes, Kleber Eletric e Marcos Indio (todos eles pilotos da Copa  Hyundai HB20), e a já conhecida participação dos jornalistas como Alexandr Grunwald (que esse ano correu na equipe dos Karteiros e Rodrigo França, em uma equipe só de jornalistas.

 

Brasileiro de Kart Rotax

 

Dentro da progrmação do final de semana na Granja Viana, tivemos esse ano a realização do Brasileiro de Kart Rotax, com provas na sexta e a final no Sábado, Os campeões de 5 categorias que são (DD2, DD2 Masters, Júnior Max, Mini e Max) vão correr o mundial de Rotax em janeiro de 2021, em Portugal entre os dias 23 e 30. Vamos aos campeões e vice de cada categoria.

 

 Finalista do Girls on Track da FIA, Antonella Bassani veio ao Brasil disputar o campeonato de Rotax, mas teve que se contentar com o vice.

 

Na Júnior Max o campeão foi  Vinicius Tessaro. O vice foi Antonella  Bassani (que  está participando na Europa da seleção “Girls on Track”, iniciativa da FIA com a Academia de pilotos da Ferrari). Ela voltou ao Brasil e correu o campeonato de Rotax e os 500 Km. Na categoria Rotax Max o campeão foi o veterano André Nicastro e o vice foi Paulo Coelho. Na Max Masters o campeão foi Alberto Catucci (que  fez parte da equipe vencedora dos 500 Km) e o vice foi Augusto Sabatto. Na Mini Max o campeão foi Enzo Nienkotter e o vice foi Bernardo Gentill. Na Micro Max o campeão foi Matheus Rebouças e o vice foi Fabricio de Águia. Na DD2 os irmãos Reis – Leonardo e Rafael – foram campeão e vice, respectivamente. DD2 Masters ficou João Cunha e Michel Aboissa foi o vice.

 

Rodrigo Botana