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Brasileiro de Endurance, Brasileiro de Turismo, Mercedes Challenge e GT Sprint Race: só corrida raiz PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 30 November 2020 22:03

E aê Galera... agora é comigo!

 

Normalmente eu falo aqui na coluna dos vencedores gerais nas corridas do final de semana, que algumas vezes tem algumas categorias, como no Brasileiro de Endurance, que tem várias. Ma a gente tem que aplaudir essa jovem piloto, Bruna Tomaselli, que na sua categoria, levou seu protótipo da classe 3 com seus dois colegas de equipe à primeira vitória de uma mulher na categoria. Parabéns, menina! E no ano que vem você estará na W-Series, onde o meu parceiro de site, o Falcon, vai escrever muito sobre você.

 

Neste final de semana tivemos corridas em três dos nossos grandes autódromos: Interlagos, Pinhais e Tarumã (que está voltando a receber corridas depois das obras de ajuste para aumentar a segurança para os pilotos). Quem estava vendo a corrida da Fórmula 1 no domingo viu o quando segurança é importante. O Grosjean que o diga.

 

Mas vamos pra velocidade que é aquilo que a gente gosta, é aquilo que a gente quer. Vamos começar logo com Interlagos onde duas das categorias que eu venho cobrindo foram pra pista: a GT Sprinte Race e o Mercedes Benz Challenge, categorias interestaduais.

 

Na GT Sprint Race tivemos duas corridas, ambas disputadas no sábado, com a ótima narração do Sinestro Luc Monteiro e os comentários de Eduardo Serrato (não conhecia. Não comprometeu). A primeira corrida da quinta etapa foi realizada na parte da manhã e tivemos um vencedor inédito! Pedro Costa da categoria AM que se aproveitou da briga entre os pilotos mais experientes da categoria PRO e venceu na geral, deixando pra trás Ricardo Sperafico (que errou feio na última volta) e Thiago Camilo (tá bom ou querem mais?).

 

 A GT Sprint Race fez duas grandes corridas na etapa de Interlagos, inclusive com um resultado surpreendente.

 

A segunda corrida ficou para a parte da tarde e se tivesse público na arquibancada, todos estariam de pé na chegada. Gerson Campos e Ricardo Sperafico, ambos das categorias PRO, fizeram uma disputa incrível pelo primeiro lugar, tendo sua definição somente a poucos metros da linha de chegada, demonstrando mais uma vez o equilíbrio da categoria, Gerson garantiu o primeiro lugar com uma diferença de 86 milésimos de segundo sobre Sperafico.

 

No campeonato, a categoria PRO tem Ricardo Sperafico com uma mão na taça, com 201 pontos, seguido por Thiago Camilo/Beto Cavaleiro com 166 e Diego Ramos com 159. A PROAM tem Alex Seid/Marcelo Henriques com 166, Weldes Campos 156 e Kau Machado/Pedro Ebrahim 149, com tudo em aberto na disputa e na Categoria AM temos Luz Arruda com 174, Eduardo Menossi 151 e Pedro Costa 149. A etapa decisiva será em Curitiba, dia 19 de dezembro.

 

 Na Mercedes, Adriano Rabelo foi quem mais lucrou com o passeio que Raphael Abbate deu nos concorrentes.

 

O domingo foi a vez de vermos as duas corridas do Mercedes Benz Challenge, com a o Sinestro na narração e o meu assessor de imprensa favorito fazendo os comentários. O pole position, Raphael Abbate não tomou conhecimento da concorrência, pulou na ponta na largada e foi embora. Adriano Rabelo, que chegou pra etapa como líder do campeonato, largou como o último dos 11 carros da CLA45, mas na primeira volta já passou em 5°. No final, o cearense terminou em 3°. As entradas do safety car não foram suficientes para segurar Abbate e ajudou Rabelo, que terminou em 3°.

 

Na segunda corrida os 3 primeiros da primeira corrida começaram na frente, mas na segunda corrida a pilotada vem mais afoita e os toques que não tivemos na primeira corrida não faltaram trocas de tinta. A primeira vítima foi Cesar Fonseca, que tomou uma no pinheirinho enquanto Raphael Abbate ia embora na liderança outra vez. Adriano Rabelo escapou da confusão e também abriu distância da briga que ficou para trás. Abbate liderou todas as voltas das duas corridas, mas a vantagem que Adriano Rabelo conseguiu foi fundamental para o campeonato, ampliando a liderança no campeonato com 137 pontos, deixando Fernando Junior (115) e Fernando Jr (101) pra trás.

 

Em Pinhais, tivemos a 5ª etapa do Brasileiro de Endurance com uma merecida homenagem – mais uma e nunca serão demais – a Amadeu Rodrigues, que também tinha equipe e que agora é chefiada por sua filha, Bárbara. Uma pessoa muito querida por todos, Amadeu Rodrigues fará muita falta no meio do automobilismo brasileiro.

 

 A Endurance Brasil fez mais uma (e nuca serão demais) homenagem para Amadeu Rodrigues antes da largada em Pinhais.

 

Nos treinos, com pista seca, a lógica se confirmou, com os protótipos ocupando os primeiros lugares. Mas numa corrida de 4 horas de sol e temperaturas altas, as coisas costumam favorecer os carrões da GT3 e assim vimos os protótipos tendo problemas ao longo da prova, menos o da dupla Pedro Queirolo e David Muffato, que dominaram mais uma vez a disputa das Quatro Horas de Curitiba e, venceram a penúltima etapa do campeonato. Praticamente de ponta à ponta, só perdendo a ponta nas paradas de Box, colocando a dupla na liderança do campeonato tanto na Geral quanto na P1.

 

A dupla agora soma 425 pontos na Geral, com 35 de vantagem sobre Xandinho Negrão, segundo colocado, que corre com seu primo André (quando não há conflito de datas do WEC), seu pai, Xandy e neste final de semana com Andreas Mattheis.  Ricardo Maurício e Marcel Visconde (que não pode participar devido a uma forte gripe, sendo substituído por Norberto Gresse, o Betinho), lideravam a disputa na GT3, mas caíram para a quarta posição por não terem somado pontos em Curitiba. Um erro da equipe que liberou a saída do box na penúltima janela de pitstop com box fechado levou o Porsche a uma desclassificação, complicando a vida dos então líderes.

 

E indo para o sul, foi bom ver uma corrida em Tarumã, autódromo que está completando 50 anos de velocidade e que foi a casa da festa do mais democrático campeonato do país, o Turismo Nacional, que além da competitividade entre mais de 10 marcas de carros, disputas palmo a palmo a cada volta, tem a poderosa transmissão nas mãos – e goelas – do filho do Deus do Egito, Osires, e do enviado de Cristo!

 

 Dupla show do Turismo Nacional. O com cintura de ovo é o Enviado de Cristo e o "lustroso" é o filho do Deus do Egito.

 

Foram mais seus corridas para arrepiar quem acompanhou pela internet as seis corridas deste final de semana na terceira etapa da Turismo Nacional em Tarumã e encaminharam a disputa pelos títulos nas três categorias. Esta foi a primeira vez que a categoria encarou o veloz traçado de Viamão (Grande Porto Alegre), depois de concluídas as obras de adequação exigidas pela CBA, com mais de 80 carros inscritos e uma foto aérea sensacional.

 

Na Super, Fabiano Cardoso levou a melhor tanto no sábado quanto no domingo, sendo quem mais se beneficiou desta que foi a penúltima etapa do campeonato, que vai terminar apenas em janeiro de 2021, em Londrina. Nas corridas 1, 4 e 5 com o Chevrolet Onix 461 que divide com Thiago Tambasco. Na segunda corrida do domingo, o gaúcho precisou escalar o pelotão por conta da inversão de posições no grid – Juninho Berlanda (Fiat Mobi 17) e Peter Ferter (Toyota Etios 56) vieram em seguida. Mais cedo, Ferter e Rafa Lopes, com o novo Onix 54, escoltaram o piloto e preparador da casa.

 

A última prova da categoria foi marcada pela vitória do mineiro Wanderson Freitas (VW Gol 77), em sua estreia no circuito. Diante da briga pelas posições seguintes, ele conseguiu uma vantagem segura para superar Lucas Inoue (VW Gol 89) e Ferter, o mais regular do domingo.

 

 Isso é foto pra entrar pra história! Mais de 80 carros para acelerar no final de semana. Corrida raiz é assim.

 

Tarumã é um circuito veloz e de risco. Alguns acidentes aconteceram, a maioria na saída da curva 9, quando o pessoal pisava fundo pra ganhar velocidade na reta e fazer ass curvas 1 e 2 bem rápido. Foi justamente entre elas que o carioca Francisco Paiva escapou com o Argo 74 e o carro acabou capotando cinco vezes até parar sobre as quatro rodas. O piloto só precisou lavar o macacão depois da sequência.

 

Na categoria Super a briga está aberta, com Juninho Berlanda liderando com 304 pontos, seguido de Fabiano Cardoso/Tiago Tambasco com 288, Rafa Lopes com 284 e Gustavo Magnabosco com 255 pontos, estes em totais condições de brigar pelo campeonato.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Aê pessoal da transmissão da F1, custa nada deixar o narrador de futebol narrando futebol, né? A corrida foi tão boa que nem o Dr. Smith se atrapalhou nos comentários.

- Descobri uma o forte concorrente a troféu puxa-saco do ano. O comentarista do Brasileiro de Endurance é Bruno Monteiro, mas na transmissão ele se apresenta como “Bruno Império”, que é a marca da cerveja patrocinadora do evento. Cara, você acha que faz diferença pra eles o papel ridículo (o adjetivo não era bem esse...) pra agradar o patrocinador?

- Enquanto isso, na Argentina, Rubinho Barrichello tá fazendo os argentinos chorar suas milongas. Dessa vez o brasileiro mostrou com quantas facas se faz um bom churrasco e venceu de ponta a ponta na “Stock dos Hermanos”, a Super TC 2000, enquanto o campeão deles continua comendo poeira por aqui.

- Aê galera do site da Turismo Nacional, vamos atualizar as informações... fica chato a gente não dar a classificação do campeonato porque o site está desatualizado.

- Sei que a galera que trabalha nos autódromos fazendo fotos rala muito, ganha mal e vez por outra ainda toma uns calotes. A gente não tem grana pra pagar fotógrafo e faz print screen das imagens do youtube. Não tá fácil pra ninguém.

- Essa chegou pra mim no final da noite: aconteceu de novo em Interlagos! Um carro de rua apareceu no meio da pista durante o final de semana. Dessa vez foi no treino e o carro simplesmente estava atravessado na saída dos boxes. Como ele foi parar ali e ninguém viu? (A rima eu deixo por conta de vocês).

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

    
Last Updated ( Tuesday, 01 December 2020 23:07 )