Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A 55ª Edição do Campeonato Brasileiro de Kart em 2020 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 26 December 2020 19:50

O 55° Campeonato Brasileiro de Kart foi mais uma vez realizado em duas fases para poder atender a programação que começa suas atividades na terça-feira 08, com a final acontecendo no sábado, 12 de dezembro. O palco foi o kartódromo Speed Park, em Birigui, que receberia o campeonato mundial este ano, mas que por conta da pandemia foi adiado para 2021.

 

Um total de dez categorias foram para a pista e mais uma vez o canal Sportv – além do youtube – exibiu as nove provas (tivemos duas categorias largando juntas nas finais no sábado). Os principais fabricantes de chassi que revendem seus produtos no Brasil – Mini Kart, Thunder, Bravar, Techspeed e Tony kart – com quase 500 inscritos para as duas fases, um número impressionante se levarmos em conta a pandemia.

 

Vamos as categorias e seus resultados: a primeira a definir seu campeão foi a  Codasur, que contou com 28 kartistas inscritos, mas para a bateria final só 22 se classificaram. Na disputa, quem largou na pole foi André Nicastro de Tony Kart (marca que ele representa no Brasil) ao seu lado largou Gabriel Crepaldi. Nicastro liderou a prova de ponta a ponta e sagrou-se campeão Brasileiro pela décima vez. Mais um título para a sua coleção, ele é um dos pilotos que mais títulos de kart tem no Brasil, o vice foi João Vieira de Tocantins (com passagens no automobilismo europeu, tendo corrido de F4 italiana e Formula Renault 2.0). Gabriel Crepaldi ficou em terceiro.

 

 André Nicastro conquistou o seu 10° título nacional em Birigui, um feito que o coloca entre os maiores campeões do país.

 

Na categoria F4 Graduados, 54 kartistas se inscreveram e na final foram 36, sendo que na pole largou João Cunha ao seu lado, Bruno Grigatti. Durante a prova os dois tiveram problemas em seus karts e abandonaram. O campeão foi Murilo Fiore Barcellos, seguido de João Cunha e Andre Martinho. Na F4 Senior o campeão foi Rodrigo Dantas (que além de piloto é coach de pilotos novos do kart). O vice foi José Ricardo de Oliveira (tricampeão das 500 milhas de Kart da Granja e irmão do piloto que corre no Japão de GT João Paulo Oliveira). Em terceiro chegou Danilo Ramalho (que participa do campeonato da GT Sprint Race).

 

Na categoria cadete 32 kartistas correram e todos chegaram a final. Na pole largou Theo Salomão ao seu lado estava Filipe Vriesman; O campeão foi Theo Salomão, o vice foi Guilherme Moleiro, seguido de Cristian Mosimann. Na categoria novatos tivemos apenas 14 kartistas e todos foram para a final. Na pole largou Lucas Santos Fecury ao seu lado estava Nicholas Monteiro. O campeão foi Ian Almeida de Mello, o vice foi Bruno Silva Souza em terceiro chegou Lucas Santos Fecury.

 

A categoria Sênior B teve 16 kartistas inscritos com todos correndo a bateria final. A pole position foi de Joaquim Luis Filho. Ao seu lado largou Thiago Barrancos. O campeão foi Rafael Silva Mansur, o vice foi Sylvio Correa Neto e em terceiro chegou Carlos Henrique Cunha Moura. Na categoria Júnior se inscreveram 22 kartistas e todos foram para a  final. O pole position foi Gabriel Gomes ao seu lado largou Samuel Cruz. O campeão foi Cadu Bonini, que largando em quarto assumiu a liderança logo no começo da prova. O vice foi Pedro Clerot, seguido de Lucas Staico. A categoria contou com três pilotas. Maria Nienkotter terminou em 9°, Antonella Bassani ficou em 11° e Aurélia Nobels em 17°.

 

 A chuva desabou antes da categoria Junior Menor, aumentando o grau de dificuldade das disputas.

 

A categoria Júnior Menor contou com 28 kartistas e todos correram a final. Na pole position largou Mateus Faria e ao seu lado Enzo Nienkotter. O campeão foi Lucas Neuenschwander, o vice foi Mateus Faria seguido de Alfredinho Ibiapina. A F4 Graduados contou com um número grande de kartistas inscritos (35), mas somente 32 foram para a final. O campeão foi Murilo Fiore Barcellos, o vice João Cunha, seguido de André Macedo Martinho. A categoria contou com 3 mulheres  correndo, Isabel Cruz e Kaka Magno do Paraná e Ana Julia Miranda de Brasilia.

 

Na categoria Mirim, correram 11 karts e o campeão foi Rafael Gebara, o vice foi João Paulo Bonadian seguido de Enzo Donato Macedo. A última categoria do dia foi a OK Internacional, onde 23 kartistas se inscreveram e todos foram para a final. Categoria que faz parte do mundial teve uma prova sensacional, com Matheus Morgatto e André Nicastro fazendo uma grande disputa, mas o deca campeão errou e Morgatto abandonou com problemas no kart. Melhor para João Vieira que deu o troco da corrida da Codasur, superando o deca campeão por 280 milésimos. Gabriel Crepaldi foi novamente o terceiro.

 

 João Vieira, de volta ao kartismos depois de uma passagem pela Europa, conquistou o título na categoria OK Internacional.

 

A primeira semana de competição teve campeões, frustrações e um campeonato à parte entre os fabricantes de chassi. Das 5 marcas de que correram, a Mirim ficou com 5 títulos, a Thunder 2, e Bravar, Techspeed e Tony Kart venceram uma categoria cada. Na terça-feira dia 15 os pilotos das 12 categorias restantes.

 

Na semana seguinte, na terça-feira, os kartistas que estavam inscritos para a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart já estavam na pista do Speed Park em Birigui, interior de São Paulo onde 12 categorias decidiriam seus campeões na grande final que foi disputada no dia 19 de dezembro.

 

As categorias OK CIK, F4 Super Sênior e Super Sênior Masters, Codasur Júnior, Sênior  A, Graduados A e B, KZ Graduados e Sênior, OK CIK Júnior, Super Sênior e Super Sênior Masters, com algumas delas correndo juntas teve novamente a transmissão de todas as provas pelo Sportv bem como pelo youtube. Agora vamos aos resultados e os campeões.

 

 

 

A primeira corrida do dia a definir seu campeão foi a OK CIK, que contou com 13 kartistas, na bateria final. O pole position foi Olin Galli, tendo a seu lado Matheus Morgatto, mas o campeão foi Rafael Câmara, que largou em quarto lugar e foi pra cima, assumindo a liderança já nas primeiras voltas. O campeão passará a ter sua carreira gerenciada por Dudu Massa (irmão de Felipe Massa, que empresaria  pilotos de kart) e com um novo patrocinador vai continuar disputando campeonatos como o WSK na Europa. A Oak Berry (também patrocina a Porsche Cup). O vice campeão foi Enzo  Prado, seguido de Matheus Morgatto.

 

As categorias F4 Super Sênior e Super Sênior Masters correram juntas e formaram um grid com 23 kartistas, sendo 16 na Super Sênior e 7 na Super Sênior Masters. O vencedor da prova na geral foi Johnny Silva e campeão da Super Sênior (Johnny é organizador do campeonato de kart rental “Karteiros”). O vice foi Márcio Eduardo, seguido de Ernandes Onassis (que além de pilotar é dono da Fábrica de  Chassis de Kart Bravar). O campeão da Super Sênior Masters foi Valdemiro Oliveira, que chegou em décimo na geral. O vice foi Newton Martomentel que chegou em 12° na geral.

 

Na Codasur JR correram 23 kartistas na final e o campeão foi Gabriel Moura. O vice campeão foi Vinicius Tessaro, seguido de Guilherme Quinteiro. Antonella Bassani, a única mulher na categoria, chegou em sétimo lugar. Na Sênior A teve a final onde correram 21 kartistas. O campeão foi Danilo Ramalho (que além de piloto é preparador de motores de kart). O vice foi Digão Soares, seguido de Francesco Figlio. Dois destaques da categoria foram o Coach Denis Dirani, que eventualmente também corre na Porsche Cup, tendo terminado em 4° lugar, e Ruben Carrapatoso, que foi campeão mundial de kart em 1998 e depois de anos sem  correr e atualmente trabalhando como engenheiro de corridas pela equipe KTF na Stock Car, aos 40 anos, voltou à pista e terminou em 13° lugar.

 

As categorias Graduados A e B, correram juntas, reunindo um grid com 25 kartistas. A pole position foi de Matheus Morgatto. Ele, que fez uma grande temporada na Europa esse ano, liderou a prova de ponta a ponta, mas não levou o titulo. Durante a prova soltou um pedaço da lateral da carenagem de seu kart, que caiu na penúltima curva. Duas voltas antes do fim da corrida ele recebeu a bandeira preta com círculo laranja, que indica ter que ir para os boxes resolver o problema.

 

 Matheus Morgatto liderou praticamente de ponta a ponta, mas acabou punido por um problema em seu kart.

 

Como ele não cumpriu a determinação, foi punido pelos comissários desportivos com 20 segundos, o que o colocou em 12° lugar. Quem ficou com o título foi Diego Ramos, que chegou em segundo na prova. O vice foi Rafael Câmara, seguido de Ricardinho Gracia (filho do dono do Kartódromo Speed Park), que foi o campeão da Graduados  B. O vice foi Idilson Branco, que foi 14° na Geral João Pedro Orban (15°), foi o 3° da B. Matheus Morgatto e sua equipe vão recorrer da decisão.

 

Na categoria OK JR correram 11 kartistas na final. O campeão foi Gabriel Gomez. O vice campeão foi Matheus Ferreira, seguido de Pedro Clerot. As categorias Super Sênior e Super Sênior Masters correram juntas, formando um grid com 19 kartistas, sendo 9 na Masters e 10 na Super Sênior Sênior. Na geral o vencedor foi Júnior Pinto, campeão da Super Sênior. O vice campeão foi Rodrigo Piquet, seguido de Júnior Oliveira. O campeão da Masters foi Euvaldo Luz, que chegou em 5° na geral. O vice Jedson João Vicente, que chegou em 6° sexto  e o terceiro foi Douglas Pierosan, o 9° na geral.

 

 Grandes disputas marcaram a KZ, como essa entre Danilo Dirani (28) e Gaetano Di Mauro (11), o vencedor.

 

A última corrida do programa reuniu as categorias KZ Graduados e KZ Sênior, em um grid onde correram 16 kartistas , sendo 7 na graduados e 8 na Sênior. O vencedor na geral da prova foi Gaetano Di Mauro (piloto que também corre na Stock  Car) e campeão da Graduados. O vice campeão foi Pedro Lopes, seguido de  Pedrinho  Piquet (filho de Nelson Piquet e que correu esse ano na F2). O campeão da Sênior foi Marco Raimundo, que chegou em 7° no geral, seguido de Rodrigo  Righi , e Edu Violante, respectivamente o 8° e o 9° na geral.

 

Entre as marcas de chassis nessa segunda fase, todas ficaram com 2 títulos:  a Bravar na Super Sênior e Super Sênior Masters, a CRG na OK CIK e na OK CiK Júnior, a Mini na Sênior e Graduados A, a Techspeed na KZ Sênior, e F4 Super  Sênior, a Thunder na Graduados B e na F4 Super Sênior Masters, e a Tony Kart na KZ Graduados e Codasur Júnior. Lembrando que em outubro de 2021 o kartódromo Speedpark receberá o mundial das categorias  OK e OK JR.

 

Rodrigo Botana                           

 

 

 

Last Updated ( Saturday, 26 December 2020 20:27 )