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Obrigado Pat, bem vindo Jimmie e os testes em Sebring PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 19 January 2021 23:35

Olá amigos,

 

Começo minha primeira coluna para o Nobres do Grid com uma homenagem e um agradecimento. Após 91 anos de vida, Pat Patrick deixou o convívio dos amantes da velocidade depois de lutar nos últimos anos contra um câncer terminal. Com sua equipe na Indycar, Pat Patrick competiu na categoria entre 1970 e 2004, tendo conquistado dois campeonatos, três vitórias na Indy 500 e 42 outras vitórias.

 

A vitória mais famosa da equipe de Pat Patrick – para a grande maioria dos norte americanos – aconteceu em 1982, na Indianápolis 500, quando o carro que ele construiu, Patrick Racing Wildcat, pilotado por Gordon Johncock, derrotou Rick Mears da equipe Penske por apenas 0,16s (com uma diferença minúscula dessas o 4 vezes vencedor da Indianapolis 500 por pouco não ficou para a história como o maior vencedor de todos na mítica prova com 5 vitórias).

 

 Em 1982 Pat Patrick e seu Wildcat venceu o carro de Roger Penske nas 500 Milhas de Indianápolis. 

 

Para alguns e provavelmente todos os fãs brasileiros a grande vitória da Pat Patrick Racing foi em 1989, quando Emerson Fittipaldi, o Emmo, venceu a Indianapolis 500 depois daquelas voltas finais de deixar as arquibancadas de pé até o toque entre ele e Al Unser Jr. E no caso desta corrida, um fato interessante é que a equipe estava usando um modelo comprado à Penske.

 

O Após receber a notícia do falecimento de Pat Patrick, Roger Penske, hoje dono da categoria, fez uma declaração emocionada sobre o rival nas corridas, mas bom amigo depois da bandeirada final: “Pat Patrick era um empresário astuto que tinha uma grande paixão por corridas e pelas pessoas que trabalham com o esporte. Ele sabia como colocar as pessoas certas na posição certa para criar um ambiente de vitória e era um competidor feroz, tanto nas corridas como nos negócios. Vencendo campeonatos de séries e mais de 40 corridas da IndyCar, incluindo três Indianápolis 500, a Patrick Racing foi uma das melhores equipes em nosso esporte por muitos anos. Venceu muitas corridas com os carros Wildcat que sua empresa produziu e ele levou as corridas de roda aberta em novas direções, ajudando a formar Championship Auto Racing Teams (CART) e a Indy Lights Series”. A amizade entre eles tornou-se parceria e Pat Patrick fez parte Conselho de Administração da Penske Corporation por mais de 15 anos.

 

 Correndo para Pat Patrick em 1989, Emerson Fittipaldi ganhou a sua primeira de duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis.

 

Depois da mudança no calendário da temporada de 2021, com a corrida de St. Petersburgo passando de março para abril, adiando o início do campeonato para 11 de abril no Barber Motorsports Park e todos ainda estarem preocupados sobre como – e mesmo se – vai se desenrolar a temporada, nesta semana os carros e pilotos que irão disputar o campeonato seguiram para Sebring onde acontecerão os primeiros testes de pista da temporada.

 

A organização da categoria dividiu as equipes em três grupos para os treinos. Em um grupo está a Ganassi, no outro a Andretti e no outro a Penske. Como de um dia para o outro a pista nunca está igual, foi uma forma interessante para manter o suspense sobre o nível de competitividade entre as três maiores equipes da categoria. Mas a Penske decidiu que não levaria seus carros para Sebring. Assim, 1/3 dos carros que devem estar no grid, porque outras equipes também não foram para pista.

 

Na segunda-feira o grupo liderado pela Chip Ganassi, que levou para pista o hexa campeão Scott Dixon, além de Marcus Ericsson, Alex Palou e o hepta campeão da NASCAR, Jimmie Johnson, estiveram na pista a AJ Foyt, com Sebastien Bourdais e Dalton Kellett. Completando o grupo estava a Carlin, com Max Chilton.

 

 Aos 40 anos e com seis títulos, Scott Dixon continua motivado e foi o mais rápido nos primeiros testes para a temporada 2021.

 

A Ganassi cravou os 3 tempos mais rápidos, com Scott Dixon sendo o mais veloz entre os companheiros de equipe e ficando 0,269 milésimos de segundo à frente de Sebastien Bourdais. Jimmie Johnson deu mais voltas do que qualquer outro piloto na segunda-feira e deve ter percebido que mesmo com todo o seu bravo esforço para se adaptar aos monopostos, terminar com 1,371 segundos em relação a volta mais rápida de Dixon mostra que não vai ser um ano fácil, ainda mais se considerando que a volta tinha pouco mais de 52 segundos.

 

Na terça-feira tivemos Ryan Hunter-Reay, Alexander Rossi, Marco Andretti e Colton Herta se juntando à ação para Andretti Autosport-Honda, Graham Rahal e Takuma Sato testando para Rahal Letterman Lanigan-Honda e Jack Harvey no cockpit de sua Meyer Shank Racing-Honda.

 

Como era esperado, os carros da Andretti dominaram o dia de testes com Alexander Rossi e Colton Herta fazendo 1-2. A surpresa ficou com Jack Harvey, que levou o carro da Meyer Shank Racing fazendo o terceiro tempo, ficando à frente de Ryan Hunter-Reay.

 

  Com todo apoio de Roger Penske Beth Paretta e Simona De Silvestro pretendem alinhar um carro com um esquema feminino na Indy 500.

 

Novidade para a Indianapolis 500, Simona De Silvestro vai trabalhar com Beth Paretta e pretendem alinhar um carro na edição de 2021 com uma equipe dirigida por mulheres e com uma piloto feminina em um esquema nunca antes feito na categoria. Roger Penske vai estar dando todo o suporte ao time feminino que pretende fazer história na Indycar.

 

Volto em Breve!

 

Sam Briggs