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Mil Milhas e o Tsunami de Calendários PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 25 January 2021 21:55

E aê Galera... agora é comigo!

 

Esta semana tivemos corrida! Foi a abertura da temporada de competições Com as Mil Milhas do Brasil (na semana passada eu chamei pelo nome errado), mesmo sem a temporada 2020 ter terminado.

 

É isso mesmo. Assim como o futebol a bagunça da covid também bateu de frente com o automobilismo e atrapalhou a vida de todo mundo. Para cumprir com o número de provas do campeonato, no próximo final de semana teremos o encerramento da temporada de 2020 da Turismo Nacional, categoria raiz – e raiz profunda – com competição na veia e com grids cheios, como a gente gosta de ver.

 

A corrida será em Londrina, no “circuito salsicha” (que no Paraná chamam ‘vina’) , mas com garantia de muita emoção para quem acompanhar as provas com a narração mais poderosa do automobilismo universal. Afinal, a narração será do filho do Deus do Egito, Osires, e os comentários e entradas na pista ficarão por conta do Enviado de Cristo. Eu estarei ligado e convido a todos a se ligarem também pelo youtube.

 

 A 'democrática' Mil Milhas do Brasil teve 25 carros no grid e mais de 100 pilotos inscritos.

 

Mas voltemos a corrida deste final de semana. Depois de uma bagunça com os horários de largada que graças ao meu amigo Pedro Malazartes, do portal High Speed, fiquei devidamente informado e consegui acompanhar as pouco mais de 10 horas de competição, com todos os narradores e comentaristas que estiveram presentes no Autódromo de Interlagos.

 

Vamos chamar de uma “corrida democrática”. Temos que dar parabéns para a Sra. Elione Queiroz, que tomou à frente da promoção da corrida desde o ano passado, confiante no sucesso do evento e para a Chevrolet Absoluta, concessionária da marca da gravatinha e para todos os patrocinadores que apareceram na transmissão, que contou com o sempre competente Luc ‘Sinestro’ Monteiro em boa parte da corrida, além de Marcelo Torrão, Pedro ‘Malazartes’ Rodrigo, Matheus e Ricardo.

 

O grid praticamente dobrou do ano passado para essa edição. Foram 25 carros alinhados contra os 13 da edição anterior e a disputa foi forte nas primeiras voltas. Paulo Souza dominou a primeira hora da Mil Milhas nesta manhã de domingo. Foi o primeiro líder da prova, mas perdeu terreno depois de um problema mecânico na Reta Oposta que o fez ser rebocado de volta aos boxes. Ainda na primeira hora, o ‘Marvado’ Leandro Totti acabou tocando no MRX 32 da MC Tubarão no Laranjinha, perdendo um tempo precioso e depois ainda foi obrigado a cumprir drive through por irregularidade numa relargada. Melhor para o protótipo ‘Roco-Hayabusa’ (montado sobre um chassi Ralt RT34 de F-3) à primeira posição, mas o carro pilotado por José Córdova/Robbi Perez/Maurizio Sala/Juliano Moro também perdeu tempo nos boxes.

 

 No meio da corrida a chuva desabou em Interlagos, aumentando o desafio para os pilotos.

 

Parecia que ninguém queria ganhar a corrida. Outros dois dos carros mais rápidos também tiveram problemas. O BMW Do triop Tiel Andrade/Henry Visconde/Lucas Foresti perdeu a roda traseira direira quando iniciava a curva do Mergulho e voltou rebocado para os boxes e também teve a parada forçada do Chevrolet Cobalt de Ney Faustini/Ney Sá Faustini/Giocani Almeida, que ficou uma eternidade no box da equipe reparando o suporte do diferencial.

 

Como a corrida era longa, mesmo os carros que tiveram problemas no início, mas que eram rápidos para recuperar terreno, e as voltas perdidas. E como pouco depois das duas da tarde caiu uma daquelas chuvas que desabam sobre o autódromo – e que a gente vê o tamanho do problema no “Cidade Alerta”, com as ruas alagadas. Na capital do cimento. Nessa altura da corrida, o protótipo 73 já liderava, seguido pelo protótipo R1 #31.

 

 Depois de pouco mais de 10 horas, a Equipe Marvada, liderada pelo Marvado Leandro Totti venceu as Mil Milhas de 2021. 

 

Tanto com a pista molhada quanto mais tarde, já com asfalto seco, o carro da LT era, em média, seis segundos mais rápido que o perseguidor mais próximo. Só que no final os paranaenses passaram a sofrer com falta de freios. Mesmo virando no final mais de 6 segundos por volta mais lento que o 2° colocado, não houve tempo para que o protótipo R1 tomasse a ponta. O protótipo ‘Roco’ contou com a durabilidade mecânica para assegurar o terceiro lugar geral.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

- TSUNAMI! Tivemos um “tsunami de calendários” nesta semana que passou com as categorias divulgando não só as datas mas os locais onde acontecerão as corridas. Stock Car, Copa Truck, Brasileiro de Endurance, Copa HB20 e GT Sprint Race, 5 dos 7 campeonatos nacionais de velocidade no asfalto divulgaram seus calendários, além da Stock Light.

- a Vanda com V conseguiu uma bela costura em tempos difíceis como os atuais e trouxe para o evento dos caminhões a excelente GT Sprint Race. É economia com aluguel do autódromo pra todos os promotores e com as corridas sem público, toda economia é bem vinda.

 

 Organizando direitinho a coisa dá certo: fizeram calendários para as categorias nacionais sem coincidir datas entre elas.

 

- Impressionante: são três grupos de eventos (Stock Car e Stock Light; Copa Truck, GT Sprint Race e Copa HB20; Endurance Brasil) e nenhum conflito de calendário! O General Fernando sempre disse que isso era possível, mas o canibalismo entre os promotores atrapalhava. Começaram a pensar, pelo visto.

- Faltam ainda os calendários da Turismo Nacional (que ainda não terminou a temporada de 2020) e da Porsche GT3 Carrera Cup, que não precisa se preocupar muito com dinheiro, mas que seus pilotos tem como “coachs” muitos pilotos das categorias profissionais, além de dividirem o carro nas três corridas de endurance.

- interessante detalhe do calendário: barraram a Copa Truck da final em Interlagos! É “série B! mesmo!

- Falando sobre televisão, já definiram o narrador da Stock Car na Bandeirantes? Vão contratar o Sinestro Monteiro ou vão de Celso ‘lá vem eles’? E a F1, até agora não tem nada definido para a TV. Preparem os rádios quem não tiver como pagar o pacote de streaming...

- Sim! Pela primeira vez, o serviço próprio de streaming da F1TV vai ser disponibilizado para nós no Brasil (era proibido pelo contrato que terminou em 2020). O pacote permite ao assinante acesso completo para assistir às corridas ao vivo, pré-corrida, entrevistas exclusivas e análises especiais (tudo em inglês) com narradores e comentaristas de verdade. #naovaiterfutebolnaF1 #tchaunhonhoedrsmith

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar