Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Corrida de Qualidade PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 17 June 2010 04:36

 

Amigos, o GP do Canadá teve grandes qualidades técnicas, e táticas muito interessantes. Não só a vitória de Lewis Hamilton da Mclaren foi espetacular, como também a maneira como a prova se desenvolveu. Dentro do panorama que se desenhou nos treinos, esperava-se que os pneus dessem mesmo trabalho. O circuito de média para baixa pressão aerodinâmica, não deixou que os pneus tivessem o desempenho esperado. A maioria dos pilotos, quando andava com pneus médios, tinha problemas no aquecimento, e só depois de algumas voltas começava a marcar bons tempos. Com relação aos pneus super macios, o desgaste era grande, e duravam pouco no piso do ciruito Gilles Villeneuve. 

 

Após a brilhante pole position, Hamilton largou com os pneus super macios. O regulamento diz que o piloto tem que largar com o mesmo jogo de pneus com o qual marcou seu melhor tempo no Q3. Diante disso a RBR escolheu uma tática diferente, e marcou seus tempos com pneus médios. Entre os 10 primeiros no grid, apenas Webber, Vettel e Kubica, da Renault, largaram com os compostos mais duros. 

 

Mas a tática da Mclaren foi ótima. Tanto Hamilton quanto Button tiveram desempenhos que os deixaram sempre com chances de vencer a prova. Apesar de Webber liderar antes do pit stop, graças aos pneus médios, foi fato apenas temporário. O australiano e seu companheiro Vettel, informavam pelo rádio o tempo todo sobre as condições do carro e sobre o desgaste dos pneus. O resultado já se sabe: Mclaren em 1º e 2º lugares. Diante disso, a RBR apenas completou a prova em condições de pontuar, com Vettel em 4º e Mark em 5º. Com isso, Hamilton é o novo líder do campeonato. 

 

Para Felipe Massa a corrida foi desastrosa. “Foi uma corrida de merda”, foi a forte declaração do piloto brasileiro após a prova. Levando-se em consideração o 3º lugar do companheiro Alonso, contra o 15º lugar de Felipe, ele teve razão em reclamar. Alonso  perdeu o segundo lugar porque Chandok da Hispania, que era retardatário, fechou a porta do espanhol, e Button aproveitou para ganhar a segunda posição. 

 

Massa ainda bateu na traseira do alemão Schumacher, da Mercedes. Michael vinha com o carro se arrastando graças ao desgaste dos pneus, e Felipe tentou o bote. Schumi apenas fechou a porta, e Felipe do lado errado da pista, bateu no carro do alemão, quebrou o bico da Ferrari e foi punido nos boxes por excesso de velocidade. Além disso na largada, Massa foi tocado por Liuzzi da Force India. Já deu para entender porque o piloto da Ferrari falou tão mal da corrida Canadense. Para quem acabou de renovar o contrato, foi um desastre técnico e tático, que precisa de uma explicação . E se a explicação estiver na chamada “cláusula Barrichello” no contrato de Massa ? Segundo informações, o brasileiro pode ter assinado a sua renovação com a Ferrari, com um item que o coloca com segundo piloto de Alonso. Será ?   

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

colunatoni@bol.com.br 

 

 

Last Updated ( Thursday, 17 June 2010 04:43 )