Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A Telemetria na Moderna Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 17 June 2010 15:16
                                                                                                                                                                                            By Luiz Mariano 

 

 

Há alguns anos a Fórmula 1 tem se valido de um poderoso instrumento: a telemetria. Ainda nos anos 70, o bicampeão do mundo, Emerson Fittipaldi profetizou: “Um carro de fórmula 1 tem tantos recursos de ajustes hoje em dia que logo será preciso usarmos computadores para fazer seu acerto”. Emerson estava certo. Hoje, e desde há muito, não se faz nada sem a ferramenta digital. 

 

Um dos elementos fundamentais que separam Fórmula de outras formas de automobilismo é a superioridade da tecnologia utilizada no esporte. Frases como a aquisição de dados de telemetria, novidades no final dos anos 80, agora fazem parte da linguagem comum no Paddock e as equipes passaram a confiar tanto em seus parceiros de tecnologia como fazem os fabricantes de pneus ou motores.

 

 

Longe dos olhos do público, uma equipe "quase sempre silenciosa e 'limpa'" trabalha intensamente pelo sucesso da equipe. 

 

Equipes como a WilliamsF1 Team, por exemplo, que começaram com carros alugados e/ou comprados e de modestas instalações em pequenas garagens, vale-se hoje da tecnologia para buscar essa vantagem competitiva vital, através dos dados que são coletados e analisados pelos sistemas de computação da HP. Estes computadores potentes e duráveis são capazes de fornecer um fluxo constante de dados de telemetria de confiança, desde que permite a equipe fazer ajustes técnicos e melhorias mecânicas, a fim de maximizar o desempenho do carro e piloto.

 

Transformando as estatísticas em resultados.

 

A telemetria em si refere-se à medição automática e de transmissão de dados por cabo, rádio ou outros meios de uma fonte remota. Na Fórmula 1, dados inclui informações vitais sobre o desempenho do motor, a eficiência aerodinâmica, pressão do óleo, a aderência dos pneus e o desgaste de freio, assim como numerosas medidas tomadas a partir do carro em relação à progressão do condutor na pista. São mais de 1000 sensores espalhados pelo carro! 

 

A cada segundo de cada volta mais de 150.000 medições são feitas pelos computadores da equipe que trabalha nos bastidores de uma equipe. Esses dados são então transmitidos de forma segura, utilizando tecnologia de microondas, para os engenheiros do pit lane, compilados e transformados em simultâneo num conjunto de plataformas de computação para posterior análise pela equipe.

 

Acima, o mapa da relação de marchas usada por Louis Hamilton e sua McLaren durante uma volta no circuito do Bahrein em 2010. 

 

Cada equipe tem o seu “time de eletrônicos e seu software criado especialmente para atender suas necessidades. Os programas desenvolvidos para os computadores são capazes de traduzir os dados em uma forma numérica e gráfica que a equipe possa interpretar. Uma vez reunidos, as leituras destes gráficos precisam ser capazes de fornecer aos engenheiros, técnicos e aos pilotos uma visão, precisa e em tempo real de como a equipe está progredindo ou não em seus esforços de serem cada vez mais rápidas.

 

É possível controlar o carro corretamente e nos mínimos detalhes durante toda a volta em um circuito. Existem várias páginas que cobrem tudo, desde o driver que controla o sistema hidráulico até ver se o piloto está virando o volante corretamente para o contorno de uma curva, se ele “levantou o pé” do acelerador ... qualquer coisa que se possa querer. 

 

Dados: coletados em toda parte.

 

Para avaliar o papel intrínseco que a telemetria tem agora na Fórmula 1 não precisa de procurar mais além do Paddock. Enorme e antenas parabólicas estão empoleiradas em cima dos caminhões de apoio das equipes, e ao longo do “pit wall”, mais antenas e dispositivos sem fio se conectam aos engenheiros, mecânicos e controladores de rede. É um outro mundo, realmente.

 

 

Acima, na mesma volta da figura anterior, as velocidades atingidas nos pontos por Hamilton. O sistema faz cruzamentos de dados. 

 

Dentro dos boxes, ou nos caminhões, encontra-se o rack de servidores que não apenas coleta e armazena os dados, mas também pode rever e analisar o desempenho de cada componente de cada um dos carros e os técnicos e engenheiros podem ser encontrados reunidos em torno das telas durante os treinos e sessões de qualificação, buscando os dados para que a vantagem vital milissegundo.

 

A quantidade de dados coletados para a análise da telemetria é substancial. Se cada folha de dados gravados durante uma corrida (nem considere os treinos) forem impressos, a quantidade informações seria tal que cobriria uma pilha de 2,5 km de frente e verso de papel A4! No entanto, esta é exatamente a informação que os engenheiros necessitam para otimizar o desempenho do carro e do piloto.

 

 

Nos boxes, o piloto tem a chance de ler os mapas e procurar pontos para melhorar seu desempenho... pilotar hoje é complicado! 

 

Não é só os engenheiros que o valor da telemetria. Muitos pilotos também usam a telemetria para avaliar as suas pilotagens e identificar áreas onde eles podem melhorar seus tempos de volta. Seja acelerando mais cedo, freando mais tarde ou encontrando uma melhor linha de contorno em uma curva. Os pilotos podem também utilizar os dados de telemetria do seu companheiro de equipe em uma sobreposição para comparar o desempenho relativo e destacar possíveis áreas de melhoria.  Quando uma sessão de treinos termina, e toda a informação já foi baixada do carro, o piloto vai reunir-se os engenheiros, olhar os dados e a partir daí tomar as decisões, estas reuniões podem acontecer com os dois pilotos ou com um de cada vez, sendo mais comum serem feitas em conjunto.

 

A vida útil de um bit de dados.

 

A análise da telemetria, embora seja mais evidente na pista, não se limita ao circuito específico que a equipe está visitando. Uma vez que os dados foram enviados para os servidores, ou sem fio como as unidades de carro ao redor da pista ou por um wirelink direto quando o carro volta para a garagem (aquela hora em que se conecta um laptop no carro e se coletam dados), ele é transmitido em tempo real para a sede das equipes, dos fabricantes de motores e outros fornecedores para posterior análise.

 

Nas fábricas uma outra equipe de engenheiros e técnicos irão compilar os dados para análise e para as necessidades de desenvolvimento futuro. Este “plus” de cada equipe também pode funcionar como um recurso adicional, fornecendo aos engenheiros e mecânicos de volta na pista como uma informação extra na otimização do carro.

 

Não é apenas a comunicação eletrônica que é acessível na atual Fórmula 1. Tudo, absolutamente tudo pode ser analisado.

 

Os dados também são utilizados em uma variedade de outras áreas de desenvolvimento do carro. A informação crua sobre a pista - onde não se está em um dinamômetro de rolo e onde os solavancos das ondulações são reais, saber o quão rápido o carro está se comportando e como cada reta e curva afetam o carro - é compilada para uso futuro no Rig Shaker. Esta peça essencial do equipamento permite que a equipe possa utilizar um carro em tamanho real e simular as forças e os efeitos que uma determinada pista terá, sem ter que esperar até que eles realmente vão a pista em si.

 

Fazer a plena utilização da largura e da profundidade de know-how tecnológico dos softwares significa poder manter uma organização de TI interna mais eficiente e assim a equipe em si pode concentrar-se no negócio de construção e carros de corrida.

 

Os dados de telemetria também são usados no desenvolvimento dos futuros carros. Designers podem usar a informação recolhida para ver como o carro e suas alterações anteriores se comportaram. Eles podem então levar estes resultados em consideração em seus projetos novos e introduzir novas maneiras de melhorar o desempenho do carro em geral.

 

 

Mesmo em seus quadros o brilhante projetista Adrian Newey, a Red Bull (e Newey) sabem o quanto a telemetria é importante. 

 

Segundo a visão da maioria dos projetistas (acredito que os da Virgin Racing discordam), os dados de pista representam a essência do projeto. É sem dúvida o meio mais direto para determinar o comportamento do carro em diferentes circunstâncias e condições que possam vir a ser encontradas. A análise de dados é utilizada para corroborar os modelos teóricos, e incentivar a leva para projetos novos. Um carro novo é sempre o produto do desenvolvimento do bom e da erradicação do que foi ruim no carro velho. Os dados de pista desempenham um papel vital nessa função.

 

O perfil da telemetria mudou consideravelmente ao longo dos anos. Inovações são introduzidas novas e regras e são alteradas constantemente. A FIA, entidade máxima da Fórmula Um, já  permitiu o uso de telemetria bi-direcional, já proibiu, já soube de cassos em que foram usados recursos não previstos em regulamento e que, depois disso, foram tomadas providências. No entanto, não há dúvida de que a telemetria desempenha irá desempenhar um papel cada vez mais importante no esporte.

 

Um abraço,

 

Luiz Mariano

 

 

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA TECNOLOGIA SOBRE RODAS.

 

Last Updated ( Wednesday, 10 November 2010 00:55 )