Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
E o automobilismo subiu no telhado. O Covid 19 ataca outra vez! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 08 March 2021 20:19

E aê Galera... agora é comigo!

 

Esta semana que passou não foi fácil para o automobilismo brasileiro. Por conta desse pessoal irresponsável (de governantes irresponsáveis, demagogos e é melhor eu parar por aqui pra editoria publicar a coluna) eu vem lotando bares, praias, festas clandestinas e até cultos religiosos, que está ignorando (o verbo não era bem esse...) para a covid 19, o número de casos disparou e o de mortes também.

 

O automobilismo nacional já foi atingido. Neste final de semana teríamos a primeira rodada dupla do Mercedes Challenge, dentro da programação do regional organizados pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).  E a decisão de cancelar todo o calendário do final de semana partiu da própria Federação após reunião com os clubes, num ato de extremo bom senso, algo que a gente não estava vendo nas imagens que víamos nas transmissões. Não faltavam gente sem máscara, com máscara no queixo, etc.

 

Segundo a nota oficial, um dos motivos que mais pesou na decisão foi o fato que nenhum dos hospitais no entorno do Autódromo de Interlagos teria condições de atender situações de emergência que podem acontecer num evento de automobilismo, como um acidente durante uma competição, risco inerente à prática do esporte. Além disso, um número significativo de pilotos das várias categorias que normalmente competiriam na etapa cancelada já havia avisado que não pretendia competir.

 

O mesmo caminho tomaram a GT Sprint Race e a Copa HB20, que tinham etapa conjunta programada para o Velocitta, em Mogi-Guaçu, no final de semana seguinte, 13 e 14 de março. Nem foi preciso qualquer interferência da Federação de Automobilismo de São Paulo para fazer alguma recomendação ou mesmo determinação. A iniciativa partiu dos próprios promotores das categorias, Thiago Marques e Daniel Kelemen. No caso da GT Sprint Race a data no calendário já foi passada para novembro, em data a definir. No caso da Copa HB20, além da pandemia ele vão ter que enfrentar outro problema: a gerente (que pelas informações recebidas era quem fazia as coisas funcionarem) Camila Maluf deixou a categoria. Tomara que as coisas não percam a mão e a categoria vá parar num guard rail da vida.

 

 A pandemia volta a aterrorizar o automobilismo brasileiro e já temos adiamentos confirmados e risco de virem outros.

 

E a questão da pandemia sem controle no país pode atingir a maior categoria nacional: a Stock Car tem sua abertura programada para o Velopark no final de semana 27 e 28 de março. O estado do Rio Grande do Sul está vivendo a pior condição sanitária em sua escala, com bandeira preta e como a categoria desloca toda uma estrutura de montagem e preparação do autódromo, que chega bem antes desta data, se não houver uma melhora quase milagrosa na quantidade de casos, internações e óbitos, a etapa pode acabar subindo no telhado. Tá feia a coisa!

 

Quem ainda não se manifestou foi a organização da categoria gourmet do automobilismo brasileiro, a Porsche Carrera GT3 Cup. A abertura da temporada está programada para o final de semana 13 e 14 de março no Autódromo Internacional de Interlagos. Como já falei em outras oportunidades, essa é uma categoria à parte, com suas particularidades e que, no ano passado, no início da pandemia, fez seu primeiro evento sem maiores preocupações. Mas a situação agora é bem diferente. Vamos ver se eles vão se manifestar.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Vendo os sites e blogs de automobilismo desta semana, tive uma boa e uma má notícia: o Dr. Smith vai mesmo fazer parte da transmissão da Fórmula 1 na Band. A parte ruim vai para os vizinhos, que vão acordar com meus palavrões no domingo. A parte boa é que não faltarão pílulas para minha coluna e para minha página no Facebook.

- DEUS É PAI! Meu sonho (e de muita gente) se tornou realidade: O F1 TV PRO, canal de streaming da Fórmula 1 está disponível no Brasil a partir de agora. Quem souber inglês (não é legendado nem tem tecla SAP) vai poder assistir a melhor cobertura da categoria no celular e computador. A assinatura anual de 279,90 reais vale à pena! Sem Caprichoso, sem Matuzaleme, sem goleiro de pebolim e sem Dr. Smith. Meu leitor, não se desespere. vou colocar a TV em paralelo para termos nossas pílulas.

- O filho e herdeiro do Comendador Enzo Ferrari, Pietro, deu entrevista criticando a Fórmula 1, dizendo que nas transmissões os carros parecem lentos como um carro de Fórmula 2... no caso dos carros vermelhos, não eram só na televisão.

- Os caminhões da Copa Truck foram para Interlagos fazer uma “equalização” entre as marcas antes do início da temporada. Vão ter que dar uns dois ou três estalos no freio de mão dos VW e Mercedes para os outros chegarem mais perto.

- A assessoria de imprensa da Stock Car está quieta demais para quem está a menos de 1 mês do início da temporada...

 

 Bia Figueiredo voltou às manchetes do noticiário, falou e mandou bem, está aí pra dar a volta por cima e vai dar!

 

- Quem reapareceu foi Bia Figueiredo. Depois te ter seu nome jogado na lama das falcatruas políticas do estado do Rio de Janeiro com seu nome atrelado a da família de seu marido, ela veio às redes sociais, falou das ameaças sofridas, dos patrocínios perdidos e do desgaste psicológico que passou. Força, Bia! Você pilota muito, vai embora do Brasil, vai correr nos EUA, no GT da IMSA. Vai praquele time feminino, que você pilota mais que as outras juntas e vai ser feliz.

- E a CBA nomeou, na segunda-feira 08/03, dia Internacional da Mulher, Bia Figueiredo como coordenadora da participação brasileira no programa da FIA “Girls on Track”. Merece muito!

- O Pizzaiolo maranhense tá mostrando serviço na presidência da CBA e calando a boca dos velhacos encalacrados nas federações estaduais opositoras.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

    
Last Updated ( Tuesday, 09 March 2021 09:01 )