Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O comando de voz para veículos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 23 March 2021 22:35

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Outro dia eu estava vendo um filme com marido e um dos atores ligou o carro por um comando de voz. Não era um filme tão recente, era algo de pelo menos uns oito anos atrás. essa tecnologia está cada vez mais avançada e produtos são lançados no mercado automobilístico todos os anos.

 

Você pode não conseguir dirigir usando comandos de voz, mas pode controlar muitos sistemas automotivos com sua voz. Hoje em dia, você não está restrito a conversar com seus amigos e familiares. Você pode falar com seu telefone ou computador, enquanto muitos de nós recebemos programas de suporte por vós como o “Alexa” e outros semelhantes em nossas casas também.

 

Nos últimos anos, a ideia do controle de voz tornou-se o princípio e o fim de tudo, conveniência. Você não precisa mais “pesquisar” no Google, basta pedir a um robô para fazer isso por você. Mencionamos os telefones, mas essa tecnologia também começou a aparecer nos carros e achamos que pode ser uma ideia muito boa.

 

Na vida cotidiana, pedir ao “Siri”, outro programa muito usado nos Estados Unidos, para tirar sua lista de tarefas do dia é conveniente, pedir ao seu carro para aumentar o volume ou diminuir a temperatura também terá um grande impacto na segurança rodoviária. Você não precisa mais tirar os olhos da estrada para se preocupar com os controles; tudo pode ser feito automaticamente com apenas o som da sua voz.

 

 Ser visto(a) falando sozinho(a) no carro não é mais motivo para pensarem que você é Maluco(a). Você estará dando comandos. 

 

Se tudo isso soa muito interessante, você pode estar interessado em comprar um carro com controle de voz. Vou fazer um guia prático que dará, a quem se interessar, todos os detalhes sobre esta nova tecnologia emergente e seus vários usos. Apesar de existirem carros usados ​​equipados com recursos de controle de voz, não vai ser cantando “por favor... pare; agora” (ou aqui na América do Norte cantar “please, don’t go”) que seu carro vai acionar abruptamente os freios e provocar um engavetamento. Os programas são mais inteligentes do que possamos inicialmente imaginar.

 

Para que você pode usar o controle de voz no carro?

Exatamente o que você pode fazer com o controle de voz no carro depende do carro que você está dirigindo. Geralmente, as funções principais que podem ser ajustadas por meio do controle de voz estão centradas no sistema de mídia (normalmente alterando o volume, pulando faixas ou selecionando uma estação de rádio). Em alguns casos, você também poderá fazer e receber chamadas, bem como programar o sistema de navegação por satélite e o ar-condicionado.

 

Carros realmente sofisticados com conexão própria à Internet podem oferecer funções de controle de voz ainda mais sofisticadas, permitindo que você verifique o tempo, procure uma vaga de estacionamento ou até mesmo faça uma reserva de mesa em um restaurante. Você também pode ditar mensagens de texto com frequência ou fazer com que o sistema leia mensagens de texto ou e-mails para você - todos nós vimos os anúncios.

 

O que você não pode fazer é controlar as funções principais do seu carro usando sua voz – como acelerar ou dirigir – por razões de segurança. Isso significa que você não pode mudar de marcha, usar o controle de cruzeiro ou ativar as funções avançadas de autodireção / assistência ao motorista, como o Volvo's Pilot Assist ou o Tesla's Autopilot via operação de voz.

 

Em termos gerais, a ideia do controle de voz no carro é eliminar as distrações que surgem ao dirigir e eliminar a necessidade de você desviar sua atenção da estrada.

 

O software de reconhecimento de voz é fácil de usar?

O software de reconhecimento de voz em carros existe há um tempo surpreendentemente longo (desde os anos 2000 em alguns carros), mas até recentemente era uma experiência bastante estranha, exigindo que o motorista usasse um conjunto específico de comandos de voz na esperança de ser compreendido - nada além do inglês perfeito da rainha seria suficiente.

 

Esses sistemas muitas vezes não conseguiam entender até mesmo os comandos de voz mais básicos e provavam ser nada mais do que uma distração irritante que seria rapidamente esquecida.

 

 A Mercedes tem investido em um programa bem sofisticado de comandos por voz.

 

Agora, porém, muitos fabricantes de automóveis estão usando um software muito mais sofisticado que reconhece comandos de voz de conversação muito mais naturais e fluidos. Alguns, como o sistema MBUX da Mercedes, até começam a ‘aprender’ padrões de fala, então você pode perguntar algo como “é tempo pra usar camiseta neste fim de semana?” E o sistema esponder fornecendo a previsão do tempo.

 

Tal como acontece com outros sistemas notáveis ​​de assistente no carro – e assistentes domésticos, como o “Alexa” da Amazon – você pode despertar o MBUX com uma frase de gatilho, neste caso ‘Hey Mercedes’. Outros sistemas que oferecem níveis semelhantes de sofisticação ao MBUX incluem o Assistente Pessoal Inteligente da BMW – um truque é responder a perguntas sobre as funções do carro, como ‘o que significa esta luz de advertência?’ – O Sync 3 da Ford e Voz Dinâmica da Lexus Reconhecimento fazem isso.

 

Reconhecimento de voz em carros

Normalmente, você descobrirá que há um botão no volante para ativar os sistemas de reconhecimento de voz quando estiverem disponíveis. Os sistemas mais antigos normalmente requerem um prompt de comando específico para fazer certos recursos funcionarem, e você frequentemente será solicitado por uma instrução audível ou por escrito sobre quais termos farão o sistema agir.

 

 Alguns carros no Brasil tem um botão similar a este e não apenas para usar a conexão com o seu smartphone. 

 

Um software mais moderno aprende ativamente como um motorista fala e adquire certo vocabulário que pode torná-lo muito mais fácil de usar. Os melhores sistemas podem responder a pedidos simples, como “encontre um restaurante próximo para mim”. Os sistemas mais novos exigirão algum tipo de prompt, mas, em vez de um botão, eles respondem a uma palavra ou frase de gatilho, da mesma forma que “Alexa” ou “Siri” fazem.

 

Controle de voz para Android e iPhone

A maioria dos carros novos fabricados desde meados da década de 2010 também são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Estas são funções de “espelhamento de tela” que transferem versões simplificadas do sistema operacional do seu smartphone para a tela do painel do carro. As versões do Google e da Apple têm funcionalidade de reconhecimento de voz integrada, permitindo que você acesse e use uma variedade de aplicativos por meio de uma fala simples enquanto dirige, geralmente pressionando o botão “falar” em seu carro (normalmente localizado no volante).

 

Lembre-se, porém, de que esses sistemas controlam apenas aplicativos e sistemas em seu telefone. Então, você pode inadvertidamente acabar usando muitos dados do telefone se usar navegação por satélite ativada por voz via Android Auto ou CarPlay.

 

 A integração com os smartphones tem avançado na oferta de ferramentas para os comandos de voz nos veículos. 

 

A vantagem desses sistemas é que os fabricantes de smartphones estão constantemente expandindo a funcionalidade e a disponibilidade de aplicativos ativados por voz por meio de seus sistemas, o que significa que seu carro deve ser capaz de seguir cada vez mais as instruções de voz.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça