Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Momento de Mexer nos Carros PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 23 June 2010 00:27

 

Amigos, no próximo final de semana será disputado o GP da Europa, em Valência na Espanha. O circuito de rua só viu vitórias brasileiras, pois em 2008 Felipe Massa venceu pela Ferrari, e em 2009 Rubens Barrichello subiu ao degrau mais alto do pódio com a extinta Brawn GP. Tenho certeza que este GP da Europa será muito disputado, e imprevisível.  

 

A maioria das equipes tem alguma atualização para esta corrida. As protagonistas RBR, Mclaren, Ferrari e Renault, terão inovações, sempre com o objetivo de desenvolver ao máximo seus projetos. Nesta época do ano, final do mês de junho, o carro de 2011 já tem que  ser posto em prática, não só nas pranchetas de desenho, mas na fabricação de peças e projeto final. Por isso os esforços para trazer algo de novo são muito grandes, na esperança de encontrar soluções que durem até o ano que vem. 

 

A Ferrari testou com seu piloto Marc Gené na semana passada em Vairano(teste em reta). O objetivo era determinar melhoras aerodinâmicas para o F10. Para a corrida de Valência, Fernando Alonso testou no último domingo em Fiorano, um novo sistema de escapamento e um novo difusor traseiro. O regulamento esportivo da FIA, em seu artigo 21, permite testes durante o ano apenas com fins de promoção ou comerciais. No caso do teste em linha reta, alguns dias por ano são permitidos. O caso é que o teste de Alonso foi divulgado como promocional, relativo a questões comerciais da Ferrari. Mas o espanhol testou mesmo novos componentes. Aliás a Ferrari se apressou em dizer que as atualizações são poucas, nada demais. Duvido. Já Felipe Massa testou mesmo no simulador da Ferrari na quinta-feira da semana passada. Engraçado é que Alonso vai para a pista, e Massa fica no computador. Será a “cláusula Barrichello” no contrato de Massa ? O espanhol tem direito a testar e aprovar as inovações do carro antes de Felipe ? O tempo dirá. 

 

Já a RBR, que perdeu terreno no GP do Canadá para a Mclaren, levará o famoso e decantado duto aerodinâmico. O equipamento será usado primeiramente nos treinos livres e, quem sabe, no treino oficial e na corrida. 

 

Com tudo isso, e com os pneus super macios e médios, os mesmos compostos utilizados no Canadá, penso que a Mclaren estará um pouco a frente em Valência. A disputa será grande no GP da Europa, mas é impossível negar um certo favoritismo da equipe inglesa. 

 

Em tempo: parabéns a Tony Kanaan e a Hélio Castroneves, que fizeram a dobradinha no GP de Iowa da Fórmula Indy. A corrida foi no horário do jogo do Brasil na Copa e, é claro, foi assunto pouco comentado no último domingo. Mas na segunda-feira muita gente me perguntou sobre a prova. O que importa mesmo é que o Brasil, mais uma vez, fez história nas pistas norte-americanas.

 

Um abraço e oremos sempre.

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Last Updated ( Wednesday, 23 June 2010 00:34 )