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Maio está chegando / Não teve ninguém para Colton Herta, o ‘refrigerado’. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 29 April 2021 03:32

Oi amigos, tudo bom?

 

Anotem aí na agenda de vocês. Na terça-feira,18 de maio, terão inícios os treinos oficiais da Indy 500, a mais aguardada prova de 10 entre 10 pilotos da IndyCar e, acredito, de todos os envolvidos com a categoria.

 

O abrandamento da pandemia nos Estados Unidos permitiu que as autoridades do estado de Indiana liberassem parcialmente a presença de público. A previsão é de aproximadamente 135 mil pessoas no dia da corrida, 30 de maio.

 

É uma notícia duplamente feliz. Além de o público poder voltar ao Indianapolis Motor Speedway, significa que já estão dando bons resultados todos os esforços de enfrentamento da pandemia.

 

Mas enquanto o Super May não chega, sigo trabalhando com empolgação nessa nova fase da minha carreira. No final de semana que passou, a IndyCar realizou a segunda etapa do campeonato 2021. Foi muito legal voltar a St. Pete, na Flórida, que fica mais ou menos quatro horas de carro da minha casa, em Fort Lauderdale.

 

 Helio Castroneves não vê a hora de sentar no carro e acelerar na sua estreia na IndyCar Series em 2021.

 

Tenho as melhores lembranças desse sensacional circuito de rua, onde venci em 2006, 2007 e 2012. A cidade é realmente muito bonita, aconchegante e atrai muita gente do automobilismo. O Sebastian Bourdais mora lá, da mesma forma que a família Wheldon. Quando o Dan faleceu, eles continuaram morando em St. Pete. Aliás, é sempre uma oportunidade de reverenciar sua memória quando estamos na cidade.   

 

Apesar de não estar correndo, fui acompanhar e aprender um pouco mais com a Meyer Shank Racing. Como vocês sabem, vou estrear pela equipe na Indy 500, mas estar junto desde já é importante para ficar mais familiarizado com as pessoas e os procedimentos.

 

É impressionante como as equipes trabalham de maneira diferente, mesmo usando o mesmo equipamento, no caso do chassi Dallara e dos pneus Firestone. E se a gente for analisar, os motores Chevrolet e Honda estão na mesma classe por causa do regulamento bem rígido. São verdadeiros “mundos diferentes” as rotinas da Penske, McLaren e Meyer Shank.

 

 A equipe de Helio Castroneves conquistou um excelente resultado com Jack Harvey em St. Petersburgo com um 4° lugar.

 

De maneira geral, é um aprendizado constante estar nas corridas nessa fase. Com esse intuito de aprender, estarei nesse final de semana no oval do Texas. A equipe foi muito bem em St. Pete, com o Jack Harvey largando na primeira fila, ao lado do pole Colton Herta, e fechando a corrida em quarto lugar. Isso mostra que a equipe está ficando cada vez mais competitiva e entrosada.

 

Forte abraço e até semana que vem!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

Olá Amigos,

 

A bandeira amarela para Jimmie Johnson na volta 73 de 100 que zerou a liderança monstruosa de 11,2s do líder Colton Herta para o 2° colocado, Josef Newgarden, quando a corrida se aproximava do último quarto de ação. Além do retorno inesperado da bandeira amarela algumas voltas depois, quando Ed Jones fez uma bagunça em uma tentativa de ultrapassagem sobre James Hinchcliffe, Herta acertou as duas relargdass e resistiu à imensa pressão do bicampeão para confirmar uma vitória esmagadora em St. Petersburgo.

 

No final, ele teve que se contentar com uma modesta vitória de 2.433s sobre Newgarden, quando os dois pilotos perderam na primeira volta em Barber Motorsports Park se recuperando para ganhar a segunda Corrida do ano, deixando a parte inferior da classificação do campeonato para P4 com sua vitória IndyCar mais magistral até agora.

 

Atrás do polesitter e vencedor da corrida, Newgarden liderou um Penske 2-3 com Simon Pagenaud em um distante terceiro lugar no No. 22 Chevy (+ 6.1496s), e apesar de cair na largada da primeira linha para P4, Jack Harvey da Meyer Shank Racing entregou seu melhor resultado na categoria e um motivante resultado para a equipe. O quinto lugar foi para Scott Dixon da Chip Ganassi Racing, que ganhou pontos valiosos em um dia em que a equipe vencedora de Barber não tinha nada a oferecer contra Andretti, Penske e MSR.

 

O atual campeão da categoria ficou longe do líder (+ 8.9497s), mas tranquilo em relação a Takuma Sato, o sexto (+ 11.6802s), que avançou da P15 no grid. Mas maior avanço foi o Will Power que, como Sato, executou uma estratégia diferenciada para subir da P20 para a P8. Equipes e pilotos não terão muito tempo para descansar enquanto se preparam para a terceira e quarta corridas em um período de três semanas, quando a primeira rodada dupla do Texas Motor Speedway acontece, com a primeira corrida na noite de sábado.

 

Coisas de corrida.

A segunda corrida da temporada da IndyCar Series completou a primeira volta sem dramas, com exceção de Sebastien Bourdais sofrendo pequenos danos no nariz após bater na traseira de um carro da Penske. Dixon caiu de P8 para P10 e Pato O’Ward caiu de P6 para P9, mas Dixon rebaixou O’Ward para P10 na volta 5.

 

 Colton Herta tomou a ponta na primeira curva e controlou a corrida como se fosse um piloto experiente da categoria. 

 

Na volta 8, Herta detinha 2,2s sobre Harvey em P2 e 4,9s sobre Newgarden em P3. Dez voltas depois, a terrível posição de qualificação de Power em P20 permaneceu inalterada e ele estava 20 segundos atrás de Herta; na 11ª volta, ele progrediu para pegar o P19 de Jones. O vencedor de Barber, Alex Palou, foi outro que deu para trás e segurava o P14 (depois de largar na P10) na volta 15.

 

A volta 16 trouxe o primeiro problema da corrida quando Jimmie Johnson travou os freios e bateu nos pneus na última curva. A IndyCar não teve pressa em pedir uma pausa na ação enquanto Johnson tentava encontrar a ré, e só duas voltas depois a bandeira amarela foi acionada. Antes da advertência, alguns pilotos na parte de trás, incluindo Power, Romain Grosjean e Jones, entre outros, seguiram para os boxes e buscaram combustível, pneus e uma estratégia diferente.

 

 Em sua segunda corrida na categoria, Jimmie Johnson provocou duas bandeiras amarelas e não acompanhou o ritmo de corrida.

 

O reinício da volta 22 viu Graham Rahal passar Rinus Veekay para a P6, e na volta seguinte, uma tentativa de ultrapassagem tardia na Curva 1 por Sato em Hinchcliffe veio com contato e um furo no pneu dianteiro direito do canadense. Grosjean bateu na parede em três ocasiões depois de ser atingido por Power na Curva 10; ele acertou primeiro com as rodas do lado direito, depois com a dianteira esquerda na reta e mais uma vez na volta, reclamando de um problema de direção.

 

Na volta 27, a vantagem de Herta sobre Harvey era de 1,9s, sobre Newgarden 3,0s. Herta empurrou-o para 3,5s na volta 30, enquanto Sato continuava avançando até P9. As dificuldades de Harvey viriam quando Newgarden passou para P2 na volta 31, e na volta 32, ele enfrentou uma desvantagem de 4.0s para Herta, que impressionava muito com pneus macios usados. Newgarden foi igualmente impressionante em pneus duros usados.

 

Na volta 34, os pneus de Herta começaram a perder rendimento e Newgarden reduziu a liderança para 2.0s. Harvey, com pneus bem usados ​​na P3, estava segurando o resto do pelotão ao cair 9,0s para trás. Harvey, Bourdais, Dixon e O’Ward pararam na volta 35, e Herta e Newgarden estavam na volta seguinte. Pagenaud, que herdou a liderança, foi para os boxes na volta 37, assim como Alexander Rossi.

 

 Pouco antes da primeira parada nos pits, Newgarden chegou a se aproximar de Herta, mas não conseguiu atacar.

 

Emergindo na frente de Rahal, Rossi saiu dos boxes e desceu em direção à Curva 4 enquanto Rahal mergulhava por dentro... dão deu certo: os dois fizeram contato, o que furou o pneu dianteiro direito de Rossi quando os dois pilotos fizeram contato novamente e pararam em frente à barreira de pneus na Curva 5. Rahal selecionou a ré e foi embora enquanto Rossi perdia muito tempo tentando fazer o mesmo. Ele iria para a box para por um pneu novo, mas suas esperanças de terminar entre os 10 primeiros foram frustradas. Rahal enfrentou uma perda semelhante ao retomar no P19, com Rossi na P22.

 

Com os cinco primeiros a rodar com pneus duros, Herta desapareceu na ponta. Na volta 44 estava com 6.4s sobre Newgarden. Pagenaud estava 11,5s atrás de Herta, Harvey a 12,5 e Dixon estava a 14,0s na P5. Um pit stop mais longo para Bourdais o deixou na P7 e ele estava 19,2s atrás de Herta na volta 46. A pilotagem precisa e veloz de Herta continuou enquanto ele ampliava para 7,9s a vantagem sobre Newgarden na volta 48. Ele foi o único piloto da frente correndo abaixo da faixa dos 62s. aumentando a diferença para 9,0s na volta 53, a questão do momento era se Herta estava economizando combustível suficiente enquanto pilotava para longe de Newgarden. O progresso de Power o levou até P14.

 

Não estava acontecendo muito na volta 64, exceto Herta estendendo sua liderança para 9,9s sobre Newgarden e 17,7s em Pagenaud. Na volta 65, Scott McLaughlin conquistou o P9 de Palou enquanto Power tirava a P11 de O’Ward. A diferença só aumentava e na volta 68 era de 10,9s sobre Newgarden, quando os pilotos começaram a fazer suas últimas paradas nas boxes.

 

Na segunda parada, Herta saiu com pneus duros e Newgarden com os macios para tentar a liderança. 

 

Herta parou na volta 69 e colocou pneus duros, enquanto Newgarden recebeu os macios, mais rápidos. Até a volta 74 não havia benefício imediato para o piloto da Penske, já que ele estava 11,2s atrás do líder, mas uma escapada e um pequeno contato com o muro por Jimmie Johnson na Curva 3 trouxe a bandeira amarela e o safety car, anulando a grande vantagem de Herta. Sorte de campeão para Newgarden?

 

O reinício da volta 77 viu os seis primeiros colocados de Herta, Newgarden, Pagenaud, Harvey, Dixon e Sato mantiveram suas posições enquanto VeeKay tirava a nona posição de McLaughlin. Newgarden manteve Herta à vista nas primeiras voltas, com a diferença de modestos 0,4s na volta 80. Outra bandeira amarela foi necessária na volta 81, quando Jones fez uma tentativa desesperada de ultrapassar Hinchcliffe na curva 4; Jones foi tocado por trás por O’Ward, rodou e parou enquanto Hinchcliffe continuava. O'Ward foi forçado a parar para avaliar a troca da frente de seu carro.

 

O reinício da volta 85 viu Herta fugir quando Power tirou a P10 do companheiro de equipe McLaughlin e ele logo avançou sobre a P9 de VeeKay. A vantagem de 1,2s de Herta sobre Newgarden foi reduzida para 0,5s na volta 88, com Pagenaud estando a 2,6s em terceiro, mas isso foi momentâneo. A volta 97 mostrou o progresso constante de Herta enquanto a vantagem sobre Newgarden chegava a 1,7s e ele não estava sob nenhuma ameaça concreta para alcançar sua quarta vitória na carreira.

 

 Como um veterano, Colton Herta deu as cartas na Flórida e recuperou-se do mau início em Barber.

 

O detalhe:

Quem viu uma grande mangueira pendurada no macacão de Colton Herta no final da corrida – algo que não teria chamado a atenção de ninguém em uma corrida do campeonato IMSA WeatherTech SportsCar – revelou que o piloto da Andretti usou uma camisa com sistema de refrigeração embaixo do macacão e mostrou essa novidade da equipe com um sistema que, até o momento, não tinha sido usado em corridas de roda aberta aqui nos Estados Unidos.

 

Em eventos como São Petersburgo, onde o alto calor ou umidade podem minar as forças e a resistência dos pilotos devido à falta de vento frontal pelo aeroscreen, a instalação desse sistema foi projetado para diminuir a temperatura corporal dos pilotos circulando líquido extremamente frio através de uma camisa personalizada com metros de tubos médicos entrelaçados - algumas categorias permitem desde água misturada com gelo seco a refrigerantes.

 

Devido à ausência geral de espaço livre em um chassi estreito de um só lugar com sidepods que são embalados com radiadores, dutos, tubulação, eletrônicos e outros sistemas. O tamanho desses sistemas de refrigeração disponíveis no mercado é muito grande para um monoposto, onde além disso há a preocupação do peso adicional a ser considerada. Este último item é aquele que, com a maioria dos pilotos exigindo a instalação de lastro para atender ao peso mínimo do veículo, pode ser atenuado removendo o lastro em favor da configuração do sistema.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs