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Teve Brasil no Pódio com Caio Collet em Barcelona PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 09 May 2021 11:55

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a volta da Fórmula Regional Europeia, em sua segunda etapa e a abertura do campeonato da FIA F3, com sua primeira rodada tripla. Com isso, teríamos 5 corridas e quatro brasileiros na pista de Barcelona, diante dos olhos dos chefes de equipe da F1: Caio Collet e Enzo Fittipaldi na FIA F3, Gabriel Bortoleto e Eduardo Barrichello na Fórmula Regional Europeia.

 

Depois de disputar as duas primeiras etapas da Indy Pro 2000 nos Estados Unidos (e não ter disputado a rodada dupla em St.Petersburgo após o acidente sofrido nos treinos), Enzo Fittipaldi deu outro 180° e cantou os pneus de volta para a Europa. Ele será um dos pilotos da Charouz no campeonato da FIA F3, desistindo da disputa da categoria norte-americana, voltando a se concentrar no automobilismo europeu e na busca do sonho da F1. Sem verba suficiente para pegar uma equipe mais forte na categoria para 2021, Enzo tinha desistido da busca pela F1, mas o acerto com a Charouz o trouxe de volta.

 

Mas é bom lembrar que depois de defender a HWA Racelab em 2020 que a Charouz foi o pior entre as equipes da F3 no ano passado, atrapalhando a vida de Igor Fraga que não teve como lutar por bons resultados e, no final da temporada passada, proibiu o brasileiro de correr a última etapa pela forte Hitech. E tem mais: podemos ter Enzo em algumas corridas na FIA F2 pela equipe Theca, que tem nesta categoria o brasileiro Guilherme Samaia e o alemão David Beckmann.

 

 Reviravolta na trajetória, Enzo Fittipaldi volta para a F3 FIA pela equipe Charouz alguns dias antes da abertura do campeonato. 

 

A Fórmula Regional Europeia e a FIA F3 foram as categorias definidas para fazerem as preliminares da F1 neste final de semana em Barcelona. Duas categorias com grids enormes e quatro brasileiros em ação: Caio Collet e Enzo Fittipaldi na FIA F3; Gabriel Bortoleto e Eduardo Barrichello na Fórmula Regional Europeia. Agora chega de papo e vamos às corridas.

 

Fórmula Regional Europeia

Depois da abertura da temporada no autódromo de Ímola, os 34 pilotos desta turbinada Fórmula Regional Europeia, fruto da fusão com a Fórmula Renault Europeia e com uma grande mudança no pacote técnico, com suporte da marca francesa com sua divisão de competição, vamos poder acompanhar mais um estágio no desenvolvimento da carreira de Eduardo Barrichello e Gabriel Bortoleto.

 

 Em seu processo de aprendizado, Eduardo Barrichello vai tentando melhorar suas performances na F.Regional Europeia.

 

No início da tarde de sexta-feira os 34 pilotos foram para a pista para o primeiro dos dois treinos classificatórios. O chamado “Q1” formaria o grid para a corrida do domingo, enquanto o “Q2”, algumas horas depois, faria o grid da corrida do sábado. Com apenas 15 minutos de duração, os pilotos não teriam muito tempo para procurar o “acerto ideal”. É achar logo e marcar um bom tempo.

 

Nos primeiros 6 minutos de treino, Eduardo Barrichello estava com o 15° tempo, uma evolução à performance da etapa de abertura na Itália, enquanto Gabriel Bortoleto não aparecia entre os 20 primeiros. Isso foi temporário. Barrichello melhorou seu tempo, assim como Bortoleto, chegando a estarem na P9 e P12, mas outros pilotos também melhoraram e era preciso fazer mais.

 

 Gabriel Bortoleto, também estreante na categoria, mas em seu 2° ano de Europa, vem na batalha por melhores posições.

 

Nos 5 minutos finais, os pilotos foram para o “tudo ou nada”, sabendo que as ultrapassagens em corrida na pista de Barcelona é complicada, mas com 34 carros na pista, conseguir fazer uma volta “limpa” é algo praticamente impossível e os brasileiros não se deram bem, com Eduardo Barrichello ficando na P24, 1,698s atrás do pole position e Gabriel Bortoleto ficando na P20, 1,375-s atrás do mais rápido, Gregorie Saucy.

 

Depois do treino livre 2 da Fórmula 1, os pilotos da F. Regional Europeia foram pra pista no chamado Q2, que é o treino classificatório para a corrida do sábado e com o pequeno tempo de treino, este é quase uma corrida, não apenas contra o tempo, mas literalmente na pista, com 34 carros buscando tempos durante todo o tempo.

 

 Com duas sessões de treino, uma para cada corrida, com 34 carros na pista e apenas 15 minutos pra achar a volta, os novatos sofrem.

 

No início do treino, Gabriel Bortoleto coseguiu se estabelecer entre os 5 primeiros, enquanto Eduardo Barrichello era o 20°, mas os tempos subiam e desciam na tabela do live timing. Na metade do treino, Barrichello fez uma grande volta, mas os tempos estavam melhorando de uma forma geral.

 

No prejuízo ficou Gabriel Bortoleto, que teve uma ótima volta desconsiderada depois de ultrapassar o limite da pista em uma das curvas. Faltando 4 minutos, Barrichello era o P18 e Bortoleto o P25. No minuto final, Gabriel Bortoleto conseguiu melhorar seu tempo, mas ficou apenas com a P18 enquanto Eduardo Barrichello ficou com a P21, ambos cerca de um segundo email mais lentos que o pole, novamente Gregorie Saucy.

 

 Em nenhuma das duas corridas Gabriel Bortoleto conseguiu uma boa pisição de largada nos treinos.

 

No início da tarde do sábado tivemos a corrida 1, com alguns minutos de atraso (o que em eventos organizados pela F1 não costumam acontecer) os brasileiros Gabriel Bortoleto e Eduardo Barrichello largando na P20 e P24, respectivamente, com a difícil tarefa de conseguir escalar o pelotão para chegar aos pontos, tarefa difícil na pista de Barcelona.

 

Apagadas as luzes vermelhas, os 34 pilotos conseguiram passar ilesos (ou quase) nas primeiras curvas. Mas pouco depois David Vidales rodou na frente de Gabriel Bortoleto, que não conseguiu evitar o contato e os dois foram para a brita. Com outros pilotos também na brita, o safety car foi acionado. Bortoleto conseguiu levar o carro para os boxes, mas a corrida estava comprometida. Pior ficou para Eduardo Barrichello, que não conseguiu largar, com um problema ainda na volta de apresentação.

 

 Ainda na primeira volta, uma confusão com David Vidales e Bortoleto danificou o carro, comprometendo a corrida 1.

 

O trabalho para recuperar as condições de corrida, com a limpeza da pista e retirada dos carros das caixas de brita tomou metade do tempo de prova. Na relargada não tivemos problemas, mas Bortoleto precisaria fazer a corrida da sua vida para conseguir se recuperar do incidente da primeira volta. Ele era o P29 e penúltimo na pista, mas não tinha voltas de desvantagem para o líder. O acidente entre Colapinto e Beganovic colocou de volta o safety car na pista no minuto final de corrida, mas não faria muita diferença. Bortoleto fez o que podia, mas não conseguiu ir além da P23.

 

Na manhã do domingo os pilotos da Fórmula Regional Europeia voltaram para a pista e disputarem a segunda corrida da etapa de Barcelona. Para esta corrida, os brasileiros Gabriel Bortoleto e Eduardo Barrichello teriam como posição de largada a P18 e a P21, respectivamente, tempos obtidos no “Q2”. Parece que os franceses resolveram fazer a coisa certa (“Q1” para a corrida 1, “Q2” para a corrida 2).

 

Apagadas as luzes vermelhas, os 34 carros partiram para os 30 minutos de corrida e como podíamos esperar, tivemos confusões no setor 1, o que colocou na pista o safety car. Gabriel Bortoleto fez uma sensacional largada, saindo de 18° para 12°. Eduardo Barrichello, escapou das confusões e completou a primeira volta na P22, tendo perdido algumas posições na largada.

 

 Depois de uma largada cautelosa pra evitar problemas, Barrichello tentou avançar, mas não estava fácil ultrapassar em Barcelona.

 

A bandeira verde veio apenas no início da volta e consumiu um terço do tempo de corrida. Gabriel Bortoleto manteve sua posição, enquanto Eduardo Barrichello foi superado por Boya e caiu para a P23. Sem confusões na retomada da corrida, os carros completaram a primeira volta de ação e no final desta, Bortoleto foi superado por Benavides. e caiu para a P13, enquanto Barrichello caia para a P24, superado por Fluxá.

 

O pelotão era compacto do P5 ao P13 e Bortoleto estava na briga por recuperar a P12 e avançar na classificação. Eduardo Barrichello conseguiu superar Pesce e subiu para a P23. Como na categoria não tem abertura da asa traseira, as ultrapassagens eram muito difíceis em Barcelona, mas Bortoleto conseguiu superar Benavides e recuperar a P12, mas as voltas atrás do norte americano o afastou do P11, seu companheiro de equipe, Andrea Rosso, e não houve mais tempo para a recuperação.

 

 Depois de uma grande largada, Bortoleto teve uma grande disputa com Benavides e conseguiu fazer a P12 no final da prova.

 

Saucy venceu mais uma, Bortoleto foi o P12 e Barrichello o P23. Após quatro corridas disputadas em 2 rodadas duplas, o líder do campeonato segue sendo Gregiorie Sauce com 85 pontos. Os brasileiros não pontuaram no final de semana em Barcelona. Gabriel Bortoleto é o 14°, com 2 pontos e Eduardo Barrichello continua sem pontos, no 27° lugar. A etapa seguinte está marcada para Mônaco, novamente como preliminar da F1.

 

Fórmula 3 FIA

Depois de muita espera e alguns treinos coletivos os pilotos que disputarão o FIA F3 foram para pista na sexta-feira pela manhã para os treinos livres, com os Brasileiros Caio Collet e Enzo Fittipaldi buscando o melhor acerto para o classificatório que segue o mesmo modelo da FIA F2, com sua rodada tripla. Collet fez o 9° melhor tempo, enquanto Enzo Fittipaldi ficou com a P22, sem ter participado de nenhum treino anterior na equipe Charouz, que só fechou seu trio alguns dias antes do início da temporada.

 

Para relembrarmos como funciona o sistema de treinos e classificação, vamos precisar as duas situações a se considerar para a montagem das estratégias do final de semana: Esta classificação é a da corrida longa, no domingo. Os 12 primeiros terão suas posições invertidas para a largada da primeira corrida curta, a ser disputada no início da tarde do sábado e o resultado desta corrida definindo o grid, novamente com a inversão dos 12 primeiros, para a corrida 2, a ser disputada algumas horas depois, no final da tarde do sábado.

 

 Os Carros da MP não se mostraram os mais velozes no treino classificatório e Caio Collet ficou com a P10, o que dava a P3 pra corrida 1.

 

Aberto os boxes para os 30 minutos de treino, os 30 pilotos foram para a pista. O que costumávamos ver no ano passado eram os pilotos ficando na pista por 12 ou 13 minutos, retornando para os boxes e voltando para pista faltando 12 ou 13 minutos para uma segunda tentativa.  Dessa vez foi um pouco diferente: os pilotos saíram, tentaram a volta e com 9 minutos de treino estavam quase todos nos boxes. Nessa primeira passada, Enzo Fittipaldi ficou com a P21 e Caio Collet com a P16.

 

Faltando 19 minutos para o fim, os pilotos voltaram pra pista e Caio Collet conseguiu melhorar bastante, subindo para a P9, enquanto Enzo Fittipaldi caiu um pouco, indo para a P25. Faltando 8 minutos os pilotos começaram a voltar pra pista pra fazer aquele “tudo ou nada” e os 3 carros da MP, de Caio Collet só saíram pra pista faltando 3 minutos para o fim do treino, exatamente quando Enzo Fittipaldi fez sua melhor volta, com 1:33,806.

 

 Em seu retorno para a categoria, em cima da hora, Enzo Fittipaldi fez o que podia com o carro da Charouz.

 

No final do treino, Caio Collet conseguiu uma volta em 1:33,305, ficando com a P10. Enzo Fittipaldi ficou com a P18. Com este resultado, Caio Collet larga na P3 na primeira corrida do sábado. 21 dos 30 carros ficaram no mesmo segundo do pole position.

 

Na manhã do sábado tivemos a primeira corrida desta rodada tripla de abertura do campeonato e Caio Collet largando na P3, na segunda fila, em um circuito onde as ultrapassagens não são tão simples e isso seria o grande desafio de Enzo Fittipaldi, que largando na P18, precisaria ganhar 6 posições para, chegando na P12, largar na pole da corrida 2, na tarde do sábado.

 

 Com uma espetacular largadam ganhando 4 posições na 1ª volta, Enzo Fittipaldi brigou pela P12 pra ser pole na corrida 2.

 

A largada foi abortada pelo problema de Ido Cohen e os carros saíram para outra volta de apresentação, reduzindo para 21 as voltas programadas. Apagadas as luzes vermelhas, Caio Collet atacou para tomar a P2, mas não conseguiu, sofrendo pressão nas curvas seguintes. Enzo Fittipaldi fez uma grande largada, ganhou duas posições na largada e outras duas na primeira volta, que completou na P14.

 

Depois de liberado o uso da asa móvel, a briga pela ponta permitiu a aproximação de Caio Collet, que defendia bem a P3. Com o pelotão bem compacto, atrás do 5° colocado, todos podiam abrir asa até o P15. Apesar de estar podendo abrir a asa, Caio Collet não conseguia um ataque efetivo contra Jonny Edgar e ainda precisava se defender de Novalak. Enzo, sem ser atacado por Iwasa, atacava Arthur Leclerc, que perseguia o P1, Juan Manuel Correa.

 

 Com uma corrida limitada pelas limitações do carro, Caio Collet conseguiu levar a P3 e subiu fez o melhor resultado da equipe.

 

Na volta 9, Caio Collet colocou de lado de Edgar no final da reta, contornou 2 curvas lado a lado com o P2, mas acabou esparramando e indo pra sujeira e perdeu a P3 para Novalak. Do P2 ao P5, todos estavam juntos, com Edgar segurando o pelotão, enquanto lá no meio, Enzo Fittipaldi ganhava a posição de Leclerc, que foi para os boxes.

 

 Caio Collet, apesar da colocação, em entrevista após a corrida falou que precisava ser mais agressivo.

 

No início da volta 13, Novalak passou Edgar e no início da 14, Caio Collet voltou a P3, passando o piloto Red Bull. Enzo Fittipaldi, agora o P13, foi com tudo para cima de JM Correa e tomou a posição do equatoriano, chegando à P12. Edgar segurou Sargeant, dando uma folga para Collet por 2 voltas enquanto Enzo Fittipaldi precisava se preocupar com Jonny Crawford, o novo P13.

 

O safety car veio pra pista no início da volta 19 com a saída de Rasmussen na entrada da reta e isso acabou com as disputas, por não conseguirem tirar o carro da caixa de brita (onde o trator quase ficou preso, também). Com a bandeira quadriculada agitada em bandeira amarela, Caio Collet garantiu o pódio com a P3 e Enzo Fittipaldi, com a P12, garantiu a pole position para a corrida do final da tarde.

 

 Brasil no Pódio em Barcelona. Caio Collet largava bem no campeonato da FIA F3 2021.

 

No final da tarde, após a classificação da F1, os pilotos da Fórmula 3 voltaram para a pista e com brasileiro na Pole Position! Graças ao grid invertido, Enzo Fittipaldi largou na frente e Caio Collet na P10, Independente do pequeno atraso no horário de largada, quando apagaram as luzes vermelhas, Enzo Fittipaldi largou muito bem, se defendeu de qualquer ataque e saiu fácil dos “esses” na ponta.

 

Caio Collet, largando no lado sujo da pista, foi ultrapassado pela fila atrás dele e perdeu 3 posições, mas a batida entre Sargeant e Smolyar à sua frente, com os dois indo para a brita, diminuiu o prejuízo. O safety car veio pra pista e segurou o pelotão para dar uma baixada na temperatura da fervura. Em parte, melhor para Enzo Fittipaldi, que cumpriria algumas voltas como líder e sem sofrer ataque.

 

 Largando na pole com o grid invertido, Enzo Fittipaldi pulou na ponta nas primeiras curvas da corrida 2.

 

Agitada a bandeira verde no início da volta 5 e Enzo Fittipaldi não relargou bem, e David Schumacher foi pra cima no final da reta. Caio Collet manteve a sua P11. Ao longo da volta Enzo conseguiu abrir 7 décimos para Schumacher enquanto Caio Collet passou o japonês Iwasa e subiu para 10°. Enzo precisava abrir mais de 1 segundo antes que liberassem o DRS.

 

A liberação da asa móvel veio na volta 7 e a diferença entre o líder e o 2° colocado estava no limite, mas Schumacher conseguiu abrir a asa e reduziu de 0,9 para 0,4 segundos. Caio Collet continuava em 10°. Enzo liderava um pelotão de 6 carros enquanto o pelotão de Collet ia do 7° ao 12°. O carro da Trident não era uma ameaça muito grande, mas na P4 e P5 tinham dois carros da Prema, virando voltas mais rápidas. Na metade da corrida, Enzo segurava a liderança, mas dormiu no ponto e Schumacher mergulhou e tomou a pinta no início da volta 12.

 

 Perseguido de perto por D. Schumacher, foi superado na volta 12 e na tentativa de recuperar a ponta duas voltas depois...

 

No início da volta 14 Schumacher e Enzo tocaram rodas e o alemão levou a pior, indo pra brita. O problema é que Enzo foi superado por Nannini e Hauger. Bandeira amarela e safety car novamente na pista. O acidente foi colocado sob investigação enquanto Caio Collet subia para a P8, uma vez que tinha superado Johnny Edgar antes da bandeira amarela. Passada uma volta em bandeira amarela, o carro de Enzo Fittipaldi parou no meio da pista. Fim de prova para ele. Caio Collet subia para P7.

 

A bandeira verde veio na abertura da volta 17 e Collet foi pra cima de Novolak, mesmo sem abertura de asa. Completando a volta, Collet veio colado, mas não conseguiu atacar, mas na volta seguinte, ficou mais para Edgar. Hauger tentou passar Nannini pela ponta e deu BO novamente. Os dois bateram, Nannini rodou e Caio Collet com isso subiu para a P5. Quase tivemos outro acidente entre Caldwell e Martins na abertura da última volta. Caio Collet terminou na P5.

 

 Caio Collet não largou bem, mas contou com os problemas à sua frente para recuperar posições e terminar na P5.

 

No final da manhã do domingo, depois da Fórmula Regional Europeia os pilotos da FIA F3 vieram para a pista e a disputa da corrida longa da categoria. Nesta prova a classificação é a do treino da sexta-feira e Caio Collet larga na P10 e Enzo Fittipaldi. O céu estava encoberto, mas sem possibilidades de chuva. Apagadas as luzes vermelhas, tivemos uma linha de quatro emparelhados descendo a reta e milagrosamente, passaram inteiros. Caio Collet conseguiu ganhar uma posição enquanto Enzo Fittipaldi segurou sua P18.

 

A asa móvel foi liberada na abertura da volta 4 e o pelotão estava compacto a partir do P3, Victor Martins até o P12. Com isso Caio Collet poderia tentar um ataque sobre Frederik Vesti e Enzo Fittipaldi sobre o Iwasa. Caio Collet, mesmo com asa aberta, não estava conseguindo acompanhar o ritmo de Vesti e isso poderia ser um problema se a diferença ficar acima de 1 segundo. Enzo Fittipaldi tinha folga sobre o 19° e podia atacar Iwasa sem se preocupar em se defender.

 

 Largando novamente na P10 na corrida 3, Caio Collet foi mais combativo no domingo e terminou na P8 a corrida 3.

 

Na metade da corrida, o pelotão estava compacto do P2 ao P12, com Caio Collet voltando a ficar mais próximo de Frederik Vesti. Enzo Fittipaldi não conseguia atacar Iwasa e Jak Crawford estava se aproximando na P19. Iwasa superou Rasmussen na volta 15 e Edgar na 16. Crawford colou em Enzo Fittipaldi, que precisava passar o dinamarquês a todo custo. O pelotão, agora puxado por Iwasa, estava a mais de 4 segundos do 14°.

 

Os carros da MP motorsport não vem tendo uma boa performance, tanto que Martins caiu da P2 na primeira volta e já era o P5 na volta 17. Collet ao menos conseguia se defender dos ataques de David Schumacher, que errou e perdeu duas posições. Os ataques agora eram de Stanek. Rasmussen Passou Edgar e Enzo Fittipaldi não conseguiu segurar Crawford e caiu pra P19. Na volta 20, com a perda de rendimento de Sargeant, Caio Collet superou o americano e subiu para 8° na abertura da última volta.

 

 Enzo Fittipaldi não conseguiu repetir a boa performance das corridas anteriores e terminou o final de semana sem pontos.

 

A corrida terminou com a vitória de Dennis Hauger e os brasileiros Caio Collet e Enzo Fittipaldi na P8 e P19, respectivamente. No campeonato, o líder depois da primeira rodada tripla É Dennis Hauger, com 24 pontos. Caio Collet é o 6° com 20 pontos. Enzo Fittipaldi ainda está zerado, como 18°. A próxima etapa está programada para Paul Ricard, no final de junho.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 09 May 2021 22:24 )