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WRC Portugal: Evans vence, mas Ogier ainda lidera PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 May 2021 16:07

Chegamos... e chegamos chegando!

 

Com as melhores condições sanitárias em Portugal finalmente pudemos ter um Rally com todo (na verdade nem todo) ambiente que uma competição de Rally costuma ter, com o público podendo estar presente e torcendo para seus pilotos.

 

Diante de tantas cenas já vistas antes, que seria capaz de imaginar o salto de Fafe sem a presença do público, extasiado e gritando loucamente com a passagem de cada um dos carros? Portugal recebeu nos dois últimos anos etapas do mundial de Fórmula 1, é verdade, mas em sua essência, sempre foi e será um território dos Rallies.

 

Visão geral

Uma das etapas mais antigas e populares do WRC. As estradas de cascalho rápidas e técnicas a partir do Porto, no norte e centro do país, são inicialmente macias e arenosas, mas podem tornar-se rochosas e esburacadas na segunda passagem. Muitas curvas complicadas escondidas por topos de morros enquanto as temperaturas podem subir no início do verão em Portugal.

 

História

Realizado pela primeira vez em 1967 e um dos eventos de fundação no WRC 1973 inaugural.

Inicialmente um rally de superfície mista, mudou para o formato de cascalho puro, mas perdeu seu lugar no calendário depois que o mau tempo arruinou o evento de 2001.

Os organizadores deslocaram-se do norte para a região de férias do Algarve, no sul, que recuperou o seu lugar no calendário em 2007.

Mudou-se de volta para o norte em 2015.

Eleito o "Melhor Rally do Mundo" em cinco ocasiões.

 

  

O que há de novo para 2021

A grande novidade é o retorno de Mortágua na tarde de sexta-feira. Já se passaram 19 anos desde que o famoso estágio fez parte da etapa portuguesa do WRC, quando Richard Burns subiu ao degrau mais alto do pódio.

O estágio de rua no sábado à noite no Porto. De volta depois de um ano longe – espere grandes multidões.

Felgueiras – outro ausente de longa data está de volta à ordem do dia na mão final de domingo. Os pilotos e navegadores podem passar neste estágio de 9,16 km duas vezes.

 

Estágios

O início cerimonial da noite de quinta-feira em Coimbra é seguido por três etapas fortemente agrupadas em estradas famosas em torno de Arganil na sexta-feira. As passagens duplas de Lousã, Góis e Arganil são separados por uma zona de montagem de pneus no próprio Arganil.

A etapa termina com o regresso a Mortágua após 20 anos de ausência e uma espectacular superespecial lado a lado no circuito de rallycross de Lousada. Tudo isso soma 122,88 km

Disputas do sábado vão à Serra da Cabreira, a nordeste de Matosinhos. Percursos duplos em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, a prova mais longa do fim de semana com quase 38km, são repartidos por  um serviço.

Um estágio de rua costeira de 3,30 km em Porto Foz fecha a etapa após mais de 165 km de ação direta.

O último dia conta com cinco etapas, começando com Felguieras e Montim. Mas o foco está em Fafe e suas enormes multidões. Montim é conduzido uma vez, os outros dois duas vezes.

Os 20 estágios abrangem 337,51km cronometrados em um percurso de 1514,07km.

 

  

Palco Icônico

Fafe – um estágio fabuloso que marcou pela primeira vez o encontro de Portugal com o WRC na primeira temporada do campeonato em 1973. Tem apenas 11,18 km de distância a se percorrer, mas oferece uma visualização fantástica e uma atmosfera arepitante. É tudo sobre os 2 km finais, onde os fãs normalmente se aglomeram em duas seções famosas. Eles ficam no alto da encosta em Confurco para ver os carros descendo a ladeira em uma curva quadrada à esquerda, antes que uma pequena seção de asfalto leve a um gancho de volta ao cascalho. Então, pouco antes do final, é o salto da Pedra Sentada de revirar o estômago. Um dos locais icônicos do WRC e nenhum lugar melhor para estar no último dia!

 

Parque de serviço

Sediado no Centro de Exposições da Exponor em Matosinhos – o maior de Portugal. Muito espaço ao ar livre para as equipes dos fabricantes, com configurações menores acomodadas no interior.

 

Desafio

Estradas de areia garantem que a aderência é um prêmio para os primeiros a atacá-las durante a primeira passagem pelas etapas.

Rochas e sulcos profundos apresentam um perigo totalmente diferente para a segunda passagem, muitas vezes exigindo que as equipes aumentem a altura do percurso da suspensão em seus carros para evitar danos mecânicos.

Evitar problemas mecânicos na primeira etapa. Sem serviço durante o dia, os problemas com o carro podem custar muito tempo.

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

O pneu de cascalho Scorpion da Pirelli fará sua estreia no WRC, com compostos duros e médios disponíveis.

Compostos duros ou médios? Essa é a grande questão dos pneus para os pilotos que procuram a melhor aderência em pistas macias, enquanto tentam controlar o desgaste ao longo de um longo grupo de etapas. Ou é uma mistura de ambos?

 

 

Destaques principais

Cerimônia de abertura da noite de quinta-feira em Coimbra. Deve estar bem relaxado antes que as coisas fiquem sérias na manhã seguinte.

A super especial etapa do circuito de rallycross de Lousada na sexta-feira à noite. Os fãs desfrutam de excelentes vistas enquanto dois carros ao mesmo tempo fazem curvas e saltos radicais.

O estágio de rua no sábado à noite no Porto oferece ação com uma diferença – tendo como pano de fundo deslumbrante o Oceano Atlântico.

Fafe. O grande salto antes da chegada ou as encostas com vista para as curvas arrebatadoras que o precedem são um ímã para os fãs. Imperdível.

Explorando o Porto. Um labirinto de belas ruas converge para o poderoso rio Douro, atravessado pela icônica ponte em arco metálico e ladeado por casas.

 

Shakedown

Elfyn Evans foi o mais rápido no shakedown de quinta-feira de manhã no Vodafone Rally de Portugal, após uma sessão frenética em que os cinco primeiros pilotos ficaram separados por menos de um segundo. O piloto do Toyota Gazoo Racing WRC em seu Yaris marcou o tempo de referência em sua quarta e última passagem no estágio de Paredes de 4,60 km, superando o Hyundai i20 de Ott Tänak por dois décimos.

 

 Elfyn Evans foi o mais rápido no Shakedown após quatro passagens pelo trecho escolhido.

 

O companheiro de equipe de Evans na Toyota Gazoo Racing, Kalle Rovanperä, ficou outro décimo mais atrás, em terceiro, enquanto o japonês Takamoto Katsuta colocou três carros Yaris entre os quatro primeiros. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Sébastien Ogier, completou os cinco primeiros, 0.9s atrás do líder.

 

Katsuta foi o mais rápido na primeira passagem, mas os tempos melhoravam à medida que as estradas de cascalho secavam ao sol e a superfície oferecia melhor aderência à passagem de cada carro. Rovanperä passou para a frente após a segunda passagem e depois foi a vez de Tänak liderar os tempos antes de Evans conquistar o primeiro lugar.

 

 Ott Tänak, segundo mais rápido, alertou para o fato que nem todos os trajetos estão com o piso realmente seco.

 

O norte de Portugal sofreu bastante chuva recentemente e, apesar do sol nos últimos dias, Tänak disse que as estradas ainda não estavam secas. Gus Greensmith teve problemas no início, quando um problema elétrico interrompeu seu Ford Fiesta no caminho para o estágio. O Fiesta foi levado de volta ao parque de serviço de Matosinhos em caminhão, permitindo à equipe M-Sport Ford proceder os reparos necessários antes da sua nova partida. Ele foi o sexto, 0.3s atrás de Ogier.

 

A quinta-feira não teve etapa noturna, promocional de abertura como acontecem em algumas ocasiões, apenas uma cerimônia festiva. Toda a ação ficou para a sexta-feira... e não faltaram emoções e dramas ao longo do primeiro dia de competição.

 

 Ott Tänak assumiu a lidarança do WRC etapa de Portugal no final do primeiro dia de competição.

 

Ott Tänak superou um dia complicado para liderar o Vodafone Rally de Portugal no final dos trabalhos na sexta-feira, quando um final frenético atrapalhou as esperanças de sua equipe Hyundai Motorsport de ficar com os três primeiros lugares. O estoniano liderou o início da quarta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA, estabelecendo 6.0s de vantagem em seu i20 sobre Elfyn Evans, depois que o líder de praticamente todo o dia e companheiro de equipe, Dani Sordo, teve problemas de motor em seu carro no penúltimo estágio de velocidade em Mortagua.

 

Um destino pior se abateu sobre Thierry Neuville, ficando em segundo lugar em outro i20. O belga vinha forte quando contornando uma curva à direita, escorregou em um barranco e o carro tombou para o lado. Ele e seu navegador colocaram as quatro rodas no chão, mas se arrastaram até o final. O impacto quebrou a suspensão traseira direita e eles tiveram que abandonar.

 

 Thierry Neuville teve um problema sério na suspensão de seu carro e não foi possível fazer o reparo.

 

Tänak venceu o estágio de velocidade de abertura com Sordo estagnando pela primeira vez, mas o estoniano lutou contra o carro durante toda a manhã e caiu para trás. Um furo de pneu no início da tarde o rebaixou para trás de Neuville antes que ele lucrasse com os dramas vividos por seus companheiros de equipe.

 

O gerenciamento dos pneus foi crucial. O composto de borracha macia da Pirelli foi a opção preferida para as superfícies arenosas desta manhã, antes que os pneus duros entrassem em jogo na parte da tarde, quando as etapas foram repetidas em condições mais difíceis.

 

Evans não parecia muito confiante pela manhã, uma vez que os pneus macios deixaram seu Toyota Yaris instável. Ele evitou problemas e saltou de quarto para segundo após os problemas de Sordo e Neuville, terminando 3.0s à frente do espanhol. Takamoto Katsuta desfrutou de seu melhor dia no WRC ao se manter em quarto lugar em outro Yaris, à frente de Sébastien Ogier.

 

 Mais rápido no Shakedown, Elfyn Evans não conseguiu acompanhar o ritmo avassalador de Ott Tänak.

 

O líder do campeonato ficou a mais de 40s do líder, em sétimo, depois de lutar com o mínimo de aderência nas estradas de areia por ter sido o primeiro na ordem de largada. O tempo mais rápido em Mortagua e os problemas dos que estavam à sua frente promoveram Ogier ao quinto lugar e pronto para atacar de uma melhor posição de partida no sábado.

 

Um Kalle Rovanperä sem brilho colocou o quarto carro da Toyota Gazoo Racing entre os seis primeiros. O jovem finlandês foi inicialmente incomodado por subviragem, conseguiu ajustar a configuração do carro e venceu uma etapa na parte da tarde, antes que problemas com os pneus o obrigassem a recorrer à borracha macia usada.

 

 Depois da saída de Neuville, a Hyundai contava com Dani Sordo para marcar pontos no mundial de construtores. 

 

Um furo pneu custou a Gus Greensmith 45s, mas o britânico marcou seu primeiro top-3 ao se recuperar para sétimo em seu Ford Fiesta. O companheiro de equipe Adrien Fourmaux foi o oitavo depois de perder mais de 30s com um giro e um furo no problemático Mortagua. O líder do WRC2, Esapekka Lappi, e Nikolay Gryazin completaram a tabela de classificação, separados por 2.2s. Pierre-Louis Loubet foi a outra grande vítima após bater seu i20 na segunda etapa.

 

Quase metade da distância competitiva do rally seria disputada no sábado. Dois loops idênticos de três provas de velocidade na Serra da Cabreira, a Nordeste de Matosinhos, estão separados por serviço e uma etapa de via costeira no Porto fecham o dia após mais de 165km de ação.

 

 A Hyundai continuou com sua agonia no sábado. O lider, Ott Tänak, também quebrou a suspensão e teve que abandonar.

 

Se a sexta-feira foi dramática no primeiro dia de competição em  Portugal, ele viria a dar sua cara também no sábado. Apenas uma etapa depois de registrar seu 250º melhor tempo no Campeonato Mundial de Rally da FIA, a alegria de Tänak se transformou em decepção quando ele estacionou seu Hyundai i20 na estrada com suspensão traseira quebrada.

 

Tänak assumiu a liderança no final do dia na sexta-feira, apesar de admitir que estava “lutando” com seu carro. Ele estava mais à vontade no sábado e dominou a segunda mão da quarta rodada. Uma série de vitórias nas três especiais disputadas pela manhã o deixou longe de Evans e seu companheiro de equipe Dani Sordo.

 

 Com o abandono de Tänak, Elfyn Evans assumiu a ponta e foi abrindo distância para os adversários mais próximos.

 

Sendo muito mais rápido, ampliou a liderança  sobre Elfyn Evans para 22.4s, indo para a segunda passagem do teste acidentado de Amarante, o mais longo do rally, com quase 38 km. Ele foi mais rápido nos pontos de divisão intermediários, mas a roda direita traseira de seu carro começou a entortar. Ele tentou se arrastar até o fim, mas foi forçado a desistir com menos de 4 km restantes.

 

Evans havia interrompido anteriormente a série de vitórias de Tänak e acrescentou um segundo naquele penúltimo teste dramático, mas Sordo manteve a pressão. Apesar de um problema no motor de arranque que o deixou com medo de perder o seu i20, Sordo recuperou quase seis segundos na última etapa do Porto Street para deixar a diferença aos 10.7s.

 

O líder do campeonato, Sébastien Ogier, terminou o dia em terceiro, mais de um minuto atrás, após um duelo de um dia com o companheiro de equipe de Yaris, Takamoto Katsuta. Ogier rebaixou o piloto japonês esta manhã, mas uma rodada o deixou para trás novamente.

 

 Depois de ter que abrir as trilhas no cascalho e perder bastante tempo, Ogier começou a se recuperar, com ajuda da Hyundai.

 

Ele recuperou a iniciativa, mas de olho na última etapa de amanhã, a escolha de pneus de composto duro da Pirelli por Ogier significou que ele lutou para se defender de Katsuta. Ele finalmente terminou a 1.5s de folga, apesar de uma estol na fase final.

 

Um problema no acelerador atrapalhou Gus Greensmith na maior parte do dia. O piloto do Ford Fiesta subiu para quinto depois de Kalle Rovanperä ter abandonado o seu Yaris antes do início do problemático teste de Amarante com um problema técnico, mas não conseguiu segurar o companheiro de equipa Adrien Fourmaux.

 

Fourmaux, que teve um problema de aceleração semelhante esta manhã, saiu na frente no teste final para segurar o quinto lugar a 6.4s do britânico. O líder do WRC2, Esapekka Lappi, foi o sétimo em um Volkswagen Polo, com os outros competidores da categoria de suporte Teemu Suninen, Mads Østberg e Nikolay Gryazin completando a tabela de classificação.

 

 Thierry Neuville voltou para a competição no sábado... e teve que abandonar novamente. Um dia terrível para Hyundai. 

 

Thierry Neuville reiniciou o seu i20 depois de se retirar da disputa na sexta-feira, mas saiu pela segunda vez no serviço a meio da perna depois de dizer que o carro estava ‘impossível de conduzir’. Pierre-Louis Loubet não continuou depois de bater seu i20 ontem. Com tudo isso, Elfyn Evans terminou o sábado n liderança do Vodafone Rally de Portugal na noite de sábado, com 10.7s de vantagem sobre Dani Sordo.

 

O final de domingo é focado no icônico palco de Fafe e seu grande salto antes do final. O estágio é percorrido duas vezes, sendo a segunda vez como o Wolf Power Stage de fechamento do rally e oferecendo pontos de bônus importantes. São cinco etapas, ao longo de 49,47km, antes do final da tarde em Matosinhos.

 

 Elfyn Evans não economizou no domingo e acelerou forte, ampliando a diferença para Dani Sordo e vencendo em Portugal.

 

A gente sempre fala que, na manhã de domingo, o líder da competição vai tomar o café da manhã com o regulamento da competição na mão e antes de entrar no carro, coloca o livro no porta luvas. Elfyn Evans não fez nada disso! O galês venceu o Vodafone Rally de Portugal na tarde de domingo, garantindo a sua quarta vitória na carreira no Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

Ele deixou para trás a decepção da derrota por frações de segundo na etapa anterior na Croácia para subir para o segundo lugar na classificação de pilotos. Ele está a dois pontos do companheiro de equipe Sébastien Ogier, da Toyota Gazoo Racing. Evans, ao volante de seu Yaris WRC, conquistou o primeiro lugar de Ott Tänak quando o estoniano foi forçado a abandonar com Hyundai i20 na tarde de sábado devido a suspensão traseira quebrada.

 

 O espanhol foi o sobrevivente entre os pilotos da Hyundai e conseguiu um segundo lugar.

 

Evans estava com espírito para arriscar e não sofrer outro revés em sua busca pelo título. Partiu com tudo durante o estágio de velocidade de abertura da manhã de domingo para dobrar sua vantagem noturna de 10.7s sobre Dani Sordo. E não apenas na primeira passagem, foi avançando nas outras quatro etapas restantes para vencer por 28.3s.

 

Dani Sordo liderou a disputa de cascalho de três dias durante grande parte da primeira perna de sexta-feira em seu i20, até que ele desligou o motor e ficou atrás de Tänak. Mas em um rally em que gerenciar o uso dos pneus de compostos duros e macios da Pirelli era crucial, ele frequentemente se sentia desconfortável com suas escolhas. O espanhol reduziu um pouco a vantagem de Evans no estágio de encerramento da noite de sábado, mas não teve como acompanhar a performance do galês na manhã de domingo.

 

 Depois de um primeiro dia difícil, o pódio para Ogier foi um grande prêmio em terras portuguesas.

 

Sébastien Ogier estreou-se em Matosinhos, na quarta jornada de 12, na liderança do campeonato. O primeiro na ordem de largada em estradas de areia que favoreciam os carros que começavam mais tarde em condições mais limpas e aderentes, isso foi um grande obstáculo para o francês. A seleção criteriosa de pneus e problemas para os que estavam à frente permitiram que Ogier subisse na ordem e terminasse em terceiro, quase um minuto atrás de Sordo. O pódio duplo da Toyota aumentou sua liderança no campeonato de fabricantes para 37 pontos.

 

Takamoto Katsuta ficou o quarto lugar como melhor da carreira em um terceiro Yaris. O piloto japonês trocou de lugar com Ogier durante a cansativa perna de sábado na Serra da Cabreira, antes de medir seu ritmo nas cinco etapas finais de domingo. A dupla da M-Sport Ford, Gus Greensmith e Adrien Fourmaux, foram quinto e sexto nos Ford Fiesta. Ambos perderam tempo com problemas de aceleração e Fourmaux perdeu mais tempo em uma rodada no primeiro dia, mas o quinto lugar igualou o melhor desempenho de Greensmith no WRC.

 

 A Toyota foi a grande vencedora e a diferença entre Ogier e Evans é de apenas dois pontos no campeonato.

 

O vencedor do WRC2, Esapekka Lappi, foi o sétimo em um Volkswagen Polo GTI R5, à frente dos outros pilotos da categoria de suporte Teemu Suninen, Mads Østberg e Nikolay Gryazin. Tänak juntou-se à lista de abandono de Thierry Neuville, que tombou o seu i20 de lado e quebrou a suspensão traseira. Ambos reiniciaram e ganharam algum consolo ao ganhar pontos de bônus em primeiro e segundo lugar no icônico Fafe Wolf Power Stage.

 

Os pilotos enfrentam uma rápida reviravolta antes da quinta rodada nas estradas de cascalho da ilha mediterrânea da Sardenha. O Rally Italia Sardegna tem sede em Olbia de 3 a 6 de junho. A diferença de Ogier para Evans no campeonato é de apenas 2 pontos (79 a 77) e os piloto da Hyundai vão ter que pilotar muito para recuperar a diferença.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

 

  
Last Updated ( Sunday, 23 May 2021 16:53 )