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Meu primeiro pódio na terra / Os velozes nórdicos da IndyCar PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 30 June 2021 18:28

Oi pessoal, tudo bem?

 

Sábado agora, dia 3, estarei novamente correndo em Indianapolis. Bem, não será propriamente na pista onde venci a Indy 500. Aliás, hoje está completando um mês! 

 

Será ali perto, no Lucas Oil Raceway, na quarta rodada do Camping World SRX Series. Como vocês sabem, o campeonato foi criado pelo Tony Stewart e metade do calendário de seis corridas já foi cumprido. 

 

Vou ser honesto, tem sido uma experiência divertidíssima! Correr nesses ovais curtos de terra, sempre com o carro escorregando nas quatro rodas, é algo muito legal. Aos poucos estou me acostumando com o carro, com o piso, com o estilo da competição e descobrindo as manhas da tocada. 

 

Confesso que em Stafford, na primeira etapa, foi aquela novidade. É verdade que já andei até no gelo, mas minha experiência anterior na terra era de velotrol (se não é do seu tempo, procure no Google) em Ribeirão Preto!

 

Mesmo assim, terminei em quarto, depois de fechar em terceiro a primeira bateria. Só para explicar, o formato da competição tem duas provas preliminares, classificatórias, mas a que vale mesmo é a terceira e última, a final, que determina o pódio. 

 

 Depois de "bater na trave" duas vezes, Helinho conquistou seu primeiro pódio na SRX Series.

 

Na semana seguinte, em Knoxville, cheguei perto de beliscar um pódio, com outro quarto lugar. No sábado passado, em Eudora, parei de “bater na trave” e conquistei meu primeiro pódio na SRX Series. Fui terceiro na rodada final, depois de ser segundo na bateria de abertura. 

 

Depois da disputa de próximo sábado, correremos no dia 10 no Slinger Raceway, no Wisconsin, e a temporada termina em Nashville, no dia 17. 

 

E por falar em Nashville, estive essa semana na sede da Meyer Shank Racing, em Ohio, para fazer meu novo banco para as corridas nos mistos. Depois da estreia no oval de Indianapolis, faria mais cinco corridas pela equipe, sendo a próxima justamente em Nashville (8/8). Na sequência, teremos Indy GP (14/8), Portland (12/9), Laguna Seca (19/9) e Long Beach (26/09).

 

Parece que banco é tudo uma coisa só, mas há detalhes que a gente precisa observar quando muda o tipo de pista. E, sabem como é, pequenos detalhes fazem enorme diferença. Foi também uma oportunidade de estar mais próximo ainda da equipe e traçar os planos para as próximas corridas.

 

Nem preciso dizer quer estou super animado. Nas próximas semanas vou falar mais sobre isso. 

 

Forte abraço e até semana que vem.

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

Notícias dos países nórdicos! Heim? Como?

 

Sim, vamos falar sobre nossos pilotos na IndyCar Series que são oriundos desta região do norte europeu, onde nasceram Felix Rosenqvist (Suécia) e Kevin Magnussen (Dinamarca), ambos que estiveram em ação nas pista pela equipe McLaren nesta temporada. Rosenqvist, piloto titular da equipe e Magnussen, que substituiu seu compatriota na ultima etapa do campeonato, em Road América.

 

Depois de sofrer um enorme acidente na primeira corrida da rodada dupla de Detroit em 12 de junho, onde ele entrou com tudo e destruiu a frente do seu carro devido a um problema mecânico (a análise constatou que o piloto do McLaren nº 7 ficou com o acelerador preso) que levou o carro a bater violentamente nas barreiras de pneus.

 

Oliver Askew foi o substituto na corrida 2 em Detroit e Kevin Magnussen foi quem assumiu o cockpit em Road América. na AMSP enquanto Rosenqvist se recuperava do impacto. E neste início de semana, antes da etapa em Mid-Ohio, o piloto titular da equipe McLaren vem, deixando o dinamarquês que corria ao lado de Romain Grosjean na Fórmula 1 com um “gosto de quero mais”.

 

 Kevin Magnussen chegou a liderar a corrida em Road América, mas abandonou faltando 20 voltas para o final.

 

Magnussen estava bem à vontade no grid e bem confortável em pilotar um carro da IndyCar Series e, apesar de começar no final do grid com 25 carros, e bem atento às dicas do seu jovem companheiro de equipe, Pato O’Ward, que chegou em Road América como Líder do campeonato. Depois do treino classificatório ele disse que estranhou um pouco a forma do treino, mas que na corrida as coisas seriam diferentes.

 

Largando na P21, Magnussen pairou entre os altos e baixos 20s no estágio inicial da corrida Road America, já havia subido para a P18 quando veio a segunda bandeira amarela e o estrategista de corrida, Billy Vincent, decidiu deixá-lo de fora fora dos pits. Com isso, Magnussen assumiu a liderança (algo que há anos não acontecia) e andou na frente até fazer sua parada, tentando altear a estratégia para o final da corrida, mas na volta 35 acabou abandonando.

 

 Felix Rosenqvist está recuperado do acidente sofrido em Detroit e volta ao seu carro em Mid-Ohio neste final de semana.

 

Felix Rosenqvist estará de volta ao cockpit do seu McLaren-Chevy no próximo final de semana em Mid-Ohio, mas sabemos que Kevin Magnussen tem velocidade e habilidade para assumir qualquer carro em qualquer equipe a IndyCar Series e fazer um bom papel na pista, como tem feito seu antigo companheiro de equipe na Fórmula 1, Romain Grosjean.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

 

Fotos: site IndyCar Media e SRX Series

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.