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A corrida pela autonomia nos carros elétricos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 27 July 2021 18:51

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Os carros elétricos Já são uma realidade há um bom tempo (e poderiam ser uma realidade comercial e tecnológica há mais de um século) e na competitiva indústria automotiva, a autonomia é uma das maiores preocupações para os compradores de automóveis que estão considerando um carro elétrico. Isso porque a ansiedade de alcance, a preocupação de que seu carro elétrico ou SUV não terá a bateria necessária para completar uma viagem, é um fator de motivação muito forte. Como ficar sem gasolina em um carro convencional, dirigir um EV que de repente fica sem carga não é divertido para ninguém.

 

O quão longe um veículo elétrico (VE) pode ir com uma única carga é uma das maiores barreiras de entrada para muitos interessados, mas não precisa ser uma preocupação. A última geração de carros elétricos tem alcance suficiente para atender ao uso diário da maioria dos motoristas com facilidade; muitos proprietários de EVs simplesmente carregam os mesmos em casa e raramente precisam se preocupar com a infraestrutura pública.

 

Apesar de, felizmente, a autonomia dos carros elétricos estarem aumentando, agora existem muitos carros elétricos que oferecem alcances declarados de mais de 250 milhas – permitindo-lhes viajar para longe com uma única carga. Isso, em conjunto com os tempos de carga cada vez menores, significa que a motorização elétrica é agora uma opção para ainda mais compradores.

 

 

 

Para os que usam seus veículos basicamente em trajetos urbanos e relativamente curtos, podem facilmente encaixar um carro elétrico em suas vidas - especialmente se tiverem um carregador em casa ou no trabalho - enquanto aquelas que desejam viajar mais, mesmo que seja do país, pode fazer isso com apenas uma pequena quantidade de planejamento, apesar do tempo de recarga em um trajeto ser ainda consideravelmente mais alto do que o abastecimento de um carro com motor de combustão interna.

 

Cuidados com as baterias

Como qualquer bateria, incluindo a do seu celular ou laptop, as baterias dos carros elétricos perderão parte de sua capacidade com o uso prolongado. Abaixo, explicamos por que isso acontece e oferecemos conselhos sobre como você pode manter a bateria do seu carro elétrico nas melhores condições por mais tempo.

 

 

 

Quase todas as baterias dos carros elétricos são do tipo íon-lítio. Essas baterias passam por 'ciclos' de descarga (quando você está dirigindo seu carro) e carregam (quando você liga o carro) e, com o tempo, esses ciclos cobram seu preço em termos de quanta carga a bateria pode suportar - e, portanto, a distância que seu carro elétrico pode percorrer antes de precisar ser recarregado.

 

Por mais contra-intuitivo que possa parecer, manter seu carro elétrico totalmente carregado pode danificar sua bateria, por causa do calor gerado durante a recarga. É por isso que alguns carros elétricos podem parar de carregar quando atingem a capacidade, enquanto outros – como o sedã de luxo Tesla Model S – permitem que você carregue o carro até uma certa porcentagem antes de parar, ajudando a preservar a bateria.

 

A sobrecarga também pode causar alterações químicas dentro da própria bateria, o que novamente pode afetar negativamente a eficiência com que pode armazenar energia.

 

Da mesma forma, descarregar a bateria de um carro elétrico não é uma boa ideia. A maioria das baterias de íon de lítio tem seu melhor desempenho quando está entre 50% e 80% da capacidade. Carregar os últimos 20% de uma bateria também leva mais tempo do que os primeiros 80%, e é por isso que quando você está lendo sobre o carregamento rápido do tipo que você faria em uma estação de serviço de rodovia, verá regularmente números citando a velocidade dele leva para carregar um carro elétrico a 80% da capacidade.

 

Cuidados com as temperaturas

Outro fator é a temperatura. O frio ou o calor extremos podem afetar negativamente a bateria do seu carro e, portanto, o alcance que você pode viajar. Em um teste do Nissan Leaf em condições frias, por exemplo, conseguimos 108 milhas - substancialmente menos do que em temperaturas mais quentes.

 

 

 

Garantias de bateria de carro elétrico

Os fabricantes de automóveis estão bem cientes de que os compradores em potencial estão preocupados com a longevidade das baterias de seus carros, e muitos oferecem garantias sob medida para proprietários de EV. No Leaf, por exemplo, a Nissan oferece uma garantia que cobre a bateria e o motor elétrico por até cinco anos ou 60.000 milhas. A Renault oferece para os proprietários do Zoe, 100.000 milhas ou até três anos. A Tesla oferece uma garantia de oito anos no Modelo S que não está sujeita a nenhuma quilometragem e pode ser transferida entre proprietários.

 

O tempo contado no calendário não é a única razão pela qual a bateria envelhece. É provável que seja o principal mecanismo de degradação das baterias de carros elétricos, mas o estado da carga da bateria e a exposição a temperaturas extremas também afetam drasticamente a vida útil da bateria.

 

 

 

1. Minimize a exposição a temperaturas extremamente altas quando estacionar

A exposição ao calor extremo durante o estacionamento desconectado é quando ocorre o perigo frequente. Um sistema de controle de temperatura automatizado instalado em seu carro elétrico irá drenar desnecessariamente suas baterias para manter as temperaturas baixas para uma eficiência ideal. Embora esse desempenho deva funcionar apenas quando seu veículo elétrico estiver na estrada usando sua bateria, estacione seu carro elétrico na sombra ou na tomada para que seu sistema de gerenciamento térmico funcione apenas usando energia da rede e certifique-se de uma faixa estável de temperaturas durante operação também.

 

2. Minimize as baterias com 100% de carga

Os carros elétricos já possuem um sistema de gerenciamento de bateria instalado que evita que sejam carregados e descarregados no estado extremo de carga. Manter o estado de carga da bateria, de 0 a 100 por cento, também melhora o desempenho da vida útil da bateria do seu veículo. Mesmo que uma carga completa forneça o máximo de tempo de operação, nunca é uma boa ideia para a vida útil geral da bateria.

 

3. Evite usar carregamento rápido

Se suas baterias estão quase acabando, usar um carregamento rápido é uma grande conveniência. No entanto, ele pressiona muita corrente nas baterias em um curto período, o que esgota sua bateria EV e diminui-a mais rapidamente. Embora seja difícil notar sua degradação, oito anos de carregamento padrão proporcionarão 10% mais vida útil da bateria em comparação com 8 anos de carregamento rápido.

 

4. Controle o estado ideal de carga da bateria durante um longo armazenamento

Carros elétricos estacionados ou armazenados com a bateria vazia ou cheia também degradam a bateria. Se você não usa seu carro elétrico com frequência ou tem um plano de viagem longo, pegue um “carregador programável” e ligue-o. Deixando seu veículo 100 por cento enquanto estacionado em um determinado lugar por um longo período, a bateria terá dificuldade em preservar seu estado de carga enquanto você estiver ausente. Uma estratégia é definir o carregador para manter a carga logo acima da marca baixa e não carregando até a capacidade máxima, em um nível de carga médio entre 25% e 75%.

 

 

 

Às vezes, não importa o quanto tenhamos, sempre vamos querer um pouco mais. E o mesmo se aplica aos consumidores quando o assunto é o alcance do seu veículo elétrico. Esta vem sendo uma das corridas que os fabricantes estão disputando. A outra é a ampliação da rede de recarga de baterias, mas isso certamente é uma questão de tempo (cada vez mais curto) a ser resolvido.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça