Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Emmo Fittipaldi Jr. vence na F4 na Dinamarca e assume a liderança do campeonato PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 22 August 2021 18:32

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana continuamos com o regime de “férias de verão” na Europa (felizmente é o último final de semana) as categorias de base continuam com pouco movimento, até mesmo nos Estados Unidos.

 

Para este final de semana em particular, essas paradas caíram bem, junto com a da Fórmula 1 e a mudança da data das 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais tradicionais do mundo e que assisti quase integralmente, sempre torcendo para os pilotos brasileiros, que mandaram bem, como sempre.

 

Mas não ficamos órfãos nesse final de semana. Na verdade, tivemos um herdeiro nas pistas, com Emerson Fittipaldi Jr., o Emmo Jr., voltando – depois de um intervalo de quase dois meses – no campeonato dinamarquês de Fórmula 4, desta vez na programação do campeonato de Gran Turismo e em outro palco: Jyllandsringen, um autódromo que tem uma extensão de pista maior do que padborg e mais exigente.

 

 

Nos treinos livres, o herdeiro da família Fittipaldi mandou muito bem, sendo o mais rápido em todas as sessões. Já na classificação para o grid da corrida 1, o piloto brasileiro foi superado por Noah Stremsted e ficou com a segunda posição no grid. Tendo o seu pai como ‘Coach’ (e que ‘Coach’), a estratégia estabelecida foi colocar os pneus com maior uso para a corrida do sábado, confiando no ‘braço’ do piloto de 14 anos de idade.

 

A corrida aconteceu com céu encoberto, mas sem perspectivas de chuva. O grid com 13 carros entre os F4 e os F5, que formam um grid comum nas corridas na Dinamarca fez uma volta de apresentação e parou na reta dos boxes, mas a largada foi complicada com dois pilotos sinalizando que os motores de seus carros haviam parado de funcionar, além de alguns terem parado nos colchetes errados, exigindo um trabalho extra dos fiscais de pista.

 

 

O carro da japonesa Juju Noda – que é filha do piloto Hideki Noda – foi retirado do grid enquanto os carros partiram para outra volta de apresentação. Com a inversão do grid, Emmo Fittipaldi estava largando na P5 e com a saída de Juju Noda, tinha um adversário a menos para superar na pista. Após uma largada segura, Emmo Fittipaldi segurou a P4 e logo partiu pra cima do P3, William Wulf.

 

A disputa pela P3 ficou boa com o P5, Jacob Bjerring encostando e a partir da 3ª volta a disputa ficou mais dura. Emmo fez um ataque sem Wulf, mas acabou ficando vendido na curva seguinte e foi superado por Bjerring. Aparentemente o nosso representante deu uma “desconcentrada” e perdeu terreno, mas foi ajudado com a entrada do safety car para retirada de um carro atravessado na pista após rodar.

 

 

Durante o safety car, Jacob Berring teve problemas no seu carro e abandonou a corrida. Com isso, Emmo Fittipaldi voltou para a P4. O trabalho foi rápido e a corrida retomada. O brasileiro segurou bem sua posição, mas viu os três primeiros abrirem vantagem rapidamente, especialmente o líder. Logo começou a ser pressionado por Mads Riis. Isso fez Emmo apertar o ritmo e se aproximar de William Wulf novamente, mas não houve alterações no top 5 até a bandeira quadriculada.

 

Na manhã do domingo tivemos a corrida 2, com nosso piloto e herdeiro do clã Fittipaldi largando na 5ª posição, na inversão dos 8 primeiros classificados da corrida do sábado, tendo mais uma vez a pista seca e na volta de apresentação, mais uma vez, o carro de Juju Noda teve problemas, desta vez já na volta de ida para o grid.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, Emmo Fittipaldi fez uma largada simplesmente espetacular, saindo de 5º para primeiro na tomada da primeira curva. Antes mesmo da transmissão atualizar os créditos, um dos concorrentes passou reto na curva e ficou na caixa de brita, colocando o safety car no complemento da 1ª volta, segurando William Wulf que já atacava nosso piloto na disputa da liderança.

 

A bandeira verde veio na 5ª volta e Emmo Fittipaldi relargou muito bem, sem dar chances para Wulf atacá-lo no final da reta dos boxes e foi abrindo vantagem enquanto enquanto Noah Stremsted atacava o compatriota na briga pela P2. Ótimo para o piloto brasileiro, que conseguiu abrir uma vantagem muito boa, de mais de 2s em uma pista curta.

 

 

Mads Hoe se juntou a disputa pela P2, que ficou ainda maior e mais interessante para Fittipaldi, que faltando 3 minutos de corrida (corridas de 15 minutos), tinha mais de 5s de vantagem na ponta e a transmissão nem se preocupava em mostrá-lo. Quando Noah Stremsted, conseguiu passar William Wulf, acelerou tentando alcançar o brasileiro, mas não havia mais tempo. Emmo Fittipaldi Jr. administrou a vantagem e conquistou sua primeira vitória na categoria. Lamentavelmente a transmissão não mostrou o momento do jovem Fittipaldi recebendo a bandeira quadriculada.

 

Na parte da tarde os pilotos voltaram para a pista, com um sol brilhando e iluminando o grid, que tinha Emmo Fittipaldi Jr. na segunda fila, na P3 e desta vez os 13 carros conseguiram chegar no grid para a largada da corrida que encerrará a etapa de Jyllandsringen.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, Emmo tomou a segunda posição, logo atrás de Noah Stremsted, mas na segunda curva levou um “chega pra lá” de Mads Hoe e acabou caindo para a 4ª colocação ainda na primeira volta. Assim como na corrida 2, um dos competidores ficou na caixa de brita no final da reta e o safety car foi para a pista. Duas voltas depois tivemos a bandeira verde e Emmo Fittipaldi largou muito bem, entrando na briga pela P2 contra Wiliam Wulf e Mads Hoe.

 

A disputa dos três pela 2ª posição permitiu a aproximação de Juju Noda, que se juntou ao grupo pouco antes de Mads Hoe tomar a P2. Na volta seguinte, foi a vez de Fittipaldi atacar no mesmo ponto e William Wulf perdeu a referência da freada, indo parar fora da pista. Com isso, Emmo subiu para a P3 e foi a caça de Mads Hoe. Tentou até a última volta, mas teve que se contentar com a P3.

 

 

Com os resultados da rodada tripla na etapa de Jyllandsringen, Emmo Fittipaldi Jr. assumiu a liderança do campeonato da Fórmula 4 dinamarquesa com 110 pontos, 11 a mais que William Wulf e 16 a mais que Jacob Bjerring. A próxima etapa será em Padborg, circuito bem conhecido de todos os pilotos, no primeiro final de semana de setembro.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

    
Last Updated ( Sunday, 22 August 2021 22:54 )