Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Bruna Tomaselli e Gabriel Fonseca fazem preliminares da F1 no COTA PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 24 October 2021 19:59

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos apenas as pilotos da W Series, com um desafio inédito para todas: o circuito dos Estados Unidos vai exigir muito de todas, com certeza. O mesmo para os pilotos da Fórmula 4 norte americana, onde corre Gabriel Fonseca.

 

Para complicar a vida deste colunista, a FIA decidiu acabar com o esquema das corridas triplas na Fórmula 2 e Fórmula 3. As duas categorias vão passar a disputar duas corridas apenas em um mesmo final de semana, juntas, para diminuir o intervalo entre as corridas, que em alguns casos chegou a dois meses, algo muito ruim para equipes e pilotos.

 

Esse humilde colunista chegou a fazer um exercício de raciocínio para encaixar 8 finais de semana da Fórmula 2 e 7 semanas da Fórmula 3 sem espaçar demais as corridas de cada categoria. Até que não ficou tão ruim, mas como isso nunca vai chegar nas mãos do Jean Todt, pelo menos foi mais interessante do que ficar lendo quadrinhos na privada. Em 2022, se preparem: os textões serão inevitáveis, principalmente com a chegada de novos pilotos brasileiros na Fórmula 4 italiana.

 

Por falar em Fórmula 4, uma super notícia foi anunciada por Reginaldo Leme durante a transmissão do treino da F1: o Brasil vai ter a Fórmula 4! A VICAR, promotora da Stock Car está trazendo 16 carros – com as configurações de 2022 – para a realização do campeonato no Brasil, para pilotos de pelo menos 15 anos e, segundo o que foi falado, todos os lugares já estão ocupados e há “fila” para entrar, o que é uma grande perspectiva.

 

 

Quem também está com grandes perspectivas é a dupla brasileira participando do Grils on Track, Antonella Bassani e Julia Ayoub, classificadas neste último sábado para a fase seguinte da disputa por um lugar que vai oferecer à vencedora, a temporada de Fórmula 4 italiana. 16 candidatas começaram esta etapa em Paul Ricard e 8 foram classificadas para a etapa seguinte. Nossas meninas entre elas!

 

W Series.

A categoria mudou o calendário e cortou a etapa que estava prevista para a Cidade do México. Ao invés de ir para o circuito Hermanos Rodriguez, decidiram fazer uma rodada dupla no COTA, com uma corrida no sábado e outra no domingo., algo que deveria ser desta maneira para que as pilotos não tivessem apenas 8 corridas por anos, mas 16, com duas corridas em todos os finais de semana.

 

O outro anúncio que foi feito pela organização da categoria informou que os oito primeiros pilotos no final desta temporada se classificarão automaticamente para a temporada de 2022. Bruna Tomaselli chegou as Estados Unidos com 12 pontos, 10 a menos que a atual 8ª colocada, a espanhola Belen Garcia. A brasileira terá que correr como fez no Red Bull Ring e fazer duas corridas diferenciadas para ficar entre as eleitas. Caso não consiga, terá que disputar a “peneira” para a temporada de 2022.

 

 

No primeiro treino livre a brasileira mandou bem e ficou com a P6. No segundo treino, ficou com a P10. A qualificação definiu os grid para as duas corridas (nada de grid invertido) Foi uma sessão única de treino onde a melgor volta seria para o grid do sábado e a segunda a do domingo. E foram dois resultados desastrosos para Bruna Tomaselli, que teve as suas voltas mais rápidas anuladas por exceder o limite da pista em uma das curvas e, com isso, ficou com a última posição nas duas sessões. Situação pior só a da russa Irina Sidorkova, que não recebeu o visto para entrar nos Estados Unidos.

 

Após o treino da Fórmula 1 as 18 pilotos foram para a pista com um desafio extra: no final do treino da Fórmula 1 começou a chover na região do autódromo e isso poderia mudar tudo para a corrida do sábado, mas a chuva parou rapidamente e não mudou a condição de pista. Com 30 minutos de corrida pela frente, Bruna Tomaselli teria que fazer uma corrida de recuperação como nunca!

 

Após a volta de apresentação e realinharem no grid, apagadas as luzes vermelhas, Bruna Tomaselli largou bem e assumiu a P16 após a curva 1, posição na qual completou a primeira volta. O problema era que a 15ª, Caitlin Wood não estava conseguindo acompanhar o pelotão à sua frente e a brasileira não conseguia superá-la, mas na terceira volta Bruna ganhou uma posição com a rodada de Sabré Cook.

 

 

Jamie Chadwick tinha uma certa vantagem na ponta, com dois pelotões bem definidos, da P2 à P6 e da P7 à P10. Atrás, o pelotão se espalhava e quem espalhou numa curva foi Bruna tomaselli, que acabou superada por Abbi Eaton e Sabré Cook, caindo para 17°. Infelizmente a piloto brasileira não conseguia acompanhar o ritmo das adversárias. Mesmo herdando a posição de Abbi Eaton, que abandonou, logo ela foi superada por Vicky Piria e voltou para a P17, posição na qual terminou a corrida do sábado.

 

Domingo, novo dia, nova corrida (que o canal da TV transmitiu apenas o VT, uma vez que a corrida coincidiu com o horário da Stock Car) e mesmo drama para Bruna Tomaselli, largando novamente na última posição e tendo que fazer aquilo que não conseguiu fazer no dia anterior: uma corrida capaz de surpreender suas adversárias e conquistar uma posição à altura de seu talento.

 

A corrida foi disputada na parte da manhã e a chuva da madrugada lavou a borracha do asfalto e na hora da prova ainda tinham alguns pontos úmdos ao longo do traçado. O céu tinha muitas nuvens, mas não havia perspectiva de chuva. O grid teve duas baixas: Marta Garcia, com um mal estar, não entrou no carro e Abbi Eaton teve uma compressão na coluna e também não foi pra pista. Com isso Bruna Tomaselli largava na P16.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Bruna Tomaselli fez uma largada sensacional, ganhando quatro posições na primeira curva, pulando para a P12. Antes de completar a volta, Ayla Agren recuperou a P12 e a Brasileira caiu para a P13. Assim como na corrida do sábado, Bruna Tomaselli não conseguia acompanhar os carros à sua frente e precisou contar com problemas das outras competidoras para melhorar a posição.

 

Faltando 15 minutos para o fim da corrida, Fabienne Wohlwend abandonou a corrida e com isso Bruna supiu para a P12. Duas voltas depois, Sabré Cook e Jessica Hawkins estocaram e rodaram. Com isso a brasileira subia para a P10 e marcaria um ponto, mas na última volta Caitlin Wood conseguiu tomar a posição da nossa representante, que recebeu a bandeirada na P11. Bruna Tomaselli terminou o campeonato na 15ª posição, com 12 pontos. Caso pense em disputar a categoria em 2022, terá que passar pela seletiva.

 

FIA Fórmula 4 USA

Junto com a W Series, a FIA Fórmula 4 norte americana também foi pta pista no COTA, apesar do calendário da categoria não ter informado isso até o início do mês. Sem problemas. Problema é a falta de visibilidade da categoria, fruto dos promotores norte americanos. Com isso, é muito difícil fazer uma cobertura e um acompanhamento melhor do nosso piloto, Gabriel Fonseca, mas a gente segue na luta!

 

 

O evento teve uma rodada dupla, com 33 pilotos inscritos. A programação previa uma corrida no sábado e outra no domingo, com direito a um treino livre na manhã da sexta-feira e um classificatório na parte da tarde. No treino livre, Gabriel Fonseca ficou com a P19, mas com uma diferença de quase 2,3s para o pole position. No treino classificatório o piloto brasileiro conseguiu melhorar sua performance e subir para a P16, 1,6s mais lento que o pole position.

 

Na tarde do sábado, entre os treinos da Fórmula 1 os 33 pilotos foram para a pista encarar a primeira das duas corridas da categoria, disputada no clássico formato de 30 minutos +1 volta. Apesar de larga e segura, o COTA não ajuda muito as ultrapassagens caso os pilotos não errem e, após a largada, Gabriel Fonseca fez o que podia, mas não conseguiu ir além da 14ª posição ao final das 10 voltas completadas.

 

 

No domingo, a formação do grid se deu pelo resultado da corrida 1 e, com isso, Gabriel Fonseca estava largando na 14ª posição. Percorrida a volta de apresentação e após os carros se posicionarem no grid, apagadas as luzes vermelhas, os carros partiram para a disputa, que para o piloto brasileiro acabou com apenas uma volta. Após as confusões da largada, Gabriel Fonseca acabou tendo que abandonar a corrida.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

    
Last Updated ( Monday, 25 October 2021 11:59 )