Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Brasileiro de Rotax e Endurance. Aldeia Cup, Rafa Câmara brilha na Europa e a Copa NE de Kart PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 30 October 2021 12:00

Foi realizado em Itu o Brasileiro de Rotax e o Brasileiro de endurance, na sua quinta edição, com as finais nos dias 8 e 9 de Outubro. O campeonato foi disputado em 5 categorias (Júnior Max; Rotax DD2; DD2 masters; Max e Max Masters. Ao todo tivemos 46 pilotos correndo. Vamos as provas e campeões de cada categoria.

 

Na Júnior Max tivemos 13 kartistas correndo. Entre os destaques estava Antonella Bassani, mas o campeão foi Vinicius Tessaro, o vice foi João Pinheiro Filho, seguido de Luigi di Lazzaro. Antonella Bassani ficou em 4°. Na Rotax DD2, tivemos 10 pilotos competindo. O campeão foi Leonardo Reis (que também corre na Copa Hyundai HB20). O vice foi seu irmão Rafael Reis, seguido de Patrick Lover e Nicolas  Giaffone (filho de Felipe Giaffone, piloto da Copa Truck).

 

 

A categoria Rotax DD2 Masters teve 11 pilotos no grid e o título conquistado por João Cunha. O vice foi Fernando Guzzi, seguido de Alexandre Tritta. Na Rotax Max 14 kartistas foram para a pista e o campeão foi Pedro Souza. O vice foi Cadu Bonnini, seguido de Giuliano Raucci (que é coach de vários pilotos de kart) e Nicolas Monteiro. Na Max Masters foram apenas 8 kartistas no grid e o campeão foi Augusto Sabbato. O vice foi Eduardo Violante, seguido de Cristian Markakis.

 

A última categoria a conhecer os campeões foi a Endurance, que contou com 11 equipes participando em uma prova de 4 horas. A equipe campeã foi a Car Racing KTF, que também conquistou o vice, seguido da Giaffone Racing e da Conceito  Locadora Massani e Bassani pesados. Os campeões de cada categoria (exceção da Endurance e Rotax Max Masters) conquistaram o direito de correr em Dezembro no Bahrein o mundial de Rotax.

 

Final da Aldeia Cup

No dia 17 de outubro foi realizado no Kartódromo Aldeia da Serra, as finais do Aldeia Cup na sua nona etapa. Foram disputadas 13 categorias. Vamos aos resultados e os campeões.

 

A Mirim e a Cadete correram juntas. Na corrida 1, Andre Cruz venceu pela Cadete e Lucas Luiz pela Mirim. Na corrida 2, Mateus Ramalho venceu pela Cadete e  Lucas Ferreira pela Mirim. O título da Cadete ficou com ‘Samuquinha’ e na Mirim o título ficou com Lucas Ferreira. Na F4 graduados, participaram 11 kartistas. Na corrida 1 venceu Thiago Lambert. Na 2 Lambert venceu novamente, mas o título ficou com Giuliano Forcolin. Thiago Lambert ficou com o vice.

 

 

Na F4JR participaram 11 kartistas. O vencedor da corrida 1 foi Rafael Diniz. Na 2 o vencedor foi Thiago Miranda. O título da categoria ficou com Renato Martins (filho do piloto e dono de equipe na Copa Truck, Renato Martins). O vice foi Thiago Miranda. A F4 Sênior e a Super Sênior reuniram 21 kartistas. Na bateria 1 venceu, pela Sênior, Daniel Lancaster (piloto que correu na Top Race Argentina) e Paulo Feldner na Super Sênior. Na 2 repetiu-se o resultado da primeira corrida. O título ficou com tanto na Sênior como na Super Sênior com Paulo Sant’ Anna.

 

A categoria Júnior teve como dominador, vencendo as duas baterias, Pedro Iervolino. Mas no final, o título ficou com Gabriel Roymano. Iervolino teve que se contentar com o vice. As categorias KZ Graduados, Sênior e Super Sênior, mesmo correndo juntas, só reuniram 8 kartistas. O campeão  da Graduados foi Pedrinho Piquet. Na Sênior, Fernando Baroudi e na Super Sênior, Julio Kamawukai.

 

Rafael Câmara conquista mais um título na Europa.

Rafael Câmara foi campeão do Champions of Future, disputado na Espanha no kartódromo de Campillios, o mesmo circuito onde será disputado o mundial. Piloto da equipe OKR (Oak Racing Team), ele chegou em segundo na prova final, vencida pelo Búlgaro Nikola Tsolov, mas nos pontos ele foi o Campeão do torneio. É o seu terceiro título na Europa esse ano. Ele venceu o WSK Champions Cup e o WSK Super Masters.

 

 

Outro Brasileiro correu essa prova foi Mateus Morgatto, que chegou em quinto lugar na prova e ficou na mesma posição no campeonato (ambos correram na OK Sênior). Olin Galli ficou em 24° lugar na final da Sênior. Na OK JR, Mateus Ferreira foi o melhor Brasileiro, terminando em 25° lugar na final. Miguel Costa terminou em 33° lugar. No último final de semana do mês eles correrão o Campeonato Mundial de Kart e teremos uma coluna especial sobre o mundial.

 

Terceira Etapa da Copa Nordeste de Kart.

Mais de 80 pilotos estiveram na disputa da 3ª e última etapa no Circuito Internacional Paladino, em Conde (PB), no último sábado (23), repetindo o sucesso das duas etapas anteriores, em Aracaju (SE) e Morada Nova (CE). Somando todas as etapas, foram mais de 150 pilotos diferentes nas disputas, representando 14 estados do país. Resultado muito celebrado pelas federações locais e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que criou a competição em sua nova gestão, com o objetivo de desenvolver ainda mais o kartismo no Norte e Nordeste do país.

 

 

Cheias de emoção, as finais definiram os campeões da 1ª edição do evento em oito categorias. O campeão e o vice de cada categoria também receberam como premiação da CBA a isenção de suas inscrições para o Campeonato Brasileiro de Kart de 2022 e também para a 23ª Copa Brasil de Kart, que acontecerá no ano que vem em Aracaju (pneu, combustível e aluguel de motor em categoria de motor sorteado são de responsabilidade dos pilotos). Os campeões de todas as categorias também receberam como prêmio um macacão da ULV. Vamos aos resultados da etapa com os vencedores em cada categoria.

 

Na Cadete, Alexandre Leal não deu chance aos adversários e faturou a etapa paraibana, seguido de Pedro Montarroyos  e Bernardo Leal. Alexandre conquistou o título da categoria com 33 pontos, seguido e Marcelo Ferreira e Marcos Henrique com 20. Na F4 A, vitória de Bernardo Filho, filho do ex-presidente da CBA, Waldner Bernardo, seguido por Luiz Keiji e Sergio Filho. O título da categoria ficou nas mãos de Diogo Moscato, com 21 pontos, seguido de Luiz Keiji com 15 e Alexandre Rosário com 14.

 

A categoria F4-B teve como vencedor da etapa Pedro Moura, seguido de Felipe Andrade e João Manuel. A vitória grantiu o título de Pedro Moura, com 30 pontos, seguido de Felipe Andrade com 27 e Paulo Carvalho com 25. Na F4 Super Sênior, Nilfredo Pelegrine foi o ganhador da etapa em Paladino, seguido de Julio Cesar e Lula Martins. O título ficou com Paulo Galleas, com 28 pontos, seguido por Julio Cesar e Valdemiro Oliveira com 24.

 

 

Graduados A e B e Super Sênior dividiram a pista juntos, com o maior grid da disputa em Paladino, com 23 kartistas na pista. O pernambucano Kiko Porto, que foi campeão recentemente da USF2000 nos Estados Unidos, prestigiou o evento e levou a melhor, ficando com a vitória na Graduados A, seguido pelo paraibano Sérgio Crispim e George Filho. Sergio Crispim ficou com o título, com 29 pontos, seguido de George Filho com 24 e Léo Soares com 15. Na Graduados B, a vitória na etapa foi de Ubirajara Filho, seguido por Luiz Keiji e Thiago Pereira, que com este resultado e os critérios de desempate conquistou o título na categoria mais equilibrada do torneiro com 23 pontos, o mesmo número de pontos de João Daniel. O terceiro colocado, Ubirajara Filho, ficou com 22.

 

Na Super Sênior, Carlos Franco foi o vencedor da etapa, seguido por Lula Martins e Nilton Rosa. Com a vitória Carlos Franco garantiu o título com 28 pontos, seguido de Nilton Rosa com 25 e Francisco Mamola com 18. Fechando a programação, na Júnior Menor, Miguel Gois venceu uma das provas mais apertadas da etapa paraibana, seguido de Chico Neto apenas 156 milésimos atrás e de Rafael Furtado, que com o 3° lugar garantiu o título da categoria com 19 pontos, seguido de Chico Neto com 17 e Gustavo Galvão com 16.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.  
Last Updated ( Saturday, 30 October 2021 12:28 )