Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Notícias da Silly Season para nossos pilotos e o ano de 2022 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 28 November 2021 21:48

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

No próximo final de semana teremos a volta dos carros da FIA Fórmula 2 à pista e em uma pista onde ninguém andou (ninguém mesmo): o circuito de rua projetado pelo alemão Hermann Tilke em Jeddah, Arábia Saudita, às margens do Mar Vermelho. Na semana seguinte, teremos o encerramento da temporada em Abu Dhabi, na pista que sofreu algumas alterações para tentar facilitar as ultrapassagens.

 

Mas enquanto as equipes se preparavam para as etapas finais da temporada de 2021, o calendário da categoria para 2022 foi divulgado, voltando ao sistema uma corrida curta e uma corrida longa, que foi usado até 2020. O retorno a esse sistema está levando a categoria a ter um calendário com 14 datas (neste caso, fazendo um total de 28 corridas) e para acomodar essas datas a temporada começará e terminará no Oriente Médio, como foi este ano, mesmo com um calendário com menos datas.

 

Além das datas e do novo formato outra importante mudança para Fórmula 2 será na pontuação da corrida curta do sábado, onde seu sistema atual de 15-12-10-8-6-4-2-1 de pontos para os oito primeiros colocados é reduzido para 10-8-6-5-4-3-2-1 e mantendo a reversão do top 10 na qualificação definirá o grid. Outra alteração será os pontos dados às posições na pole e as voltas mais rápidas: Em 2022 valerão metade do valor anterior, com dois pontos para a pole em vez de quatro, e um único ponto a ser conquistado por fazer a volta mais rápida em uma corrida quando antes eram dados em duas. Isso significa que um piloto conseguirá fazer no máximo 39 pontos em um final de semana.

 

A FIA Fórmula 3 também terá alterações. Assim como a Fórmula 2, as corridas serão realizadas em rodada dupla, mas com um calendário mais enxuto, com 18 corridas em 9 finais de semana, todos nas etapas europeias. A Fórmula 3 também terá o mesmo sistema de pontuação e reversão de grid (mas ainda não está definido se serão 10 ou 12 na reversão do grid). O que ainda não está definido é se haverá diferença no número de voltas entre a corrida 1 e a corrida 2 na Fórmula 3.

 

Este final de semana tivemos dois dias de treinos coletivos na Fórmula Regional Europeia, tendo o circuito de Mugello e o Italiano Gabriele Mini foi o mais rápido nos dois dias – 25 e 26 de novembro – com 28 pilotos (alguns nomes novos) indo para a pista. O único brasileiro a participar dos testes foi Gabriel Bortoleto, pela equipe R-Ace GP. Na semana anterior, Eduardo Barrichello participou dos treinos em Barcelona pela equipe MP Motorsport. Ambos treinaram em novas equipes, mas ainda não há uma definição para as disputas em 2022. Bortoleto também treinou com a Prema.

 

  

Na Fórmula 4 italiana também tivemos treinos coletivos em Mugello e tivemos brasileiro no topo da tabela de tempos: Rafael Câmara, com um carro da Prema, foi o mais rápido entre os 26 pilotos em ação. O treino também teve a participação de Emmo Fittipaldi Jr. que ficou em 24° com um carro da Van Amersfoort Racing. Câmara vem chamando a atenção de todos por sua sensibilidade no acerto do carro e pela capacidade de passar informações aos engenheiros.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.